domingo, 27 de dezembro de 2015

Era uma vez um mundo chamado Utopilândia




Em uma outra galáxia, que não é a nossa,  dizem que existe um planeta chamado Utopilândia. Neste planeta  é evidente o adiantamento moral dos habitantes que  fazem parte daquela civilização. As pessoas respeitam e consideram os seus semelhantes justamente pela ascendência moral de uns sobre os outros.

Os governantes deste planeta  são escolhidos  com base  no caráter edificante, na retidão de seus exemplos e na disposição que tem para servir os seus semelhantes. Há então a partilha dos bens materiais de acordo com o merecimento e evolução  dos seus habitantes.  A justiça é sempre  feita de acordo com  leis pautadas na  igualdade  e fraternidade entre todas as pessoas.

Neste planeta não se agride a natureza ou os animais, ou seja, todos os seres vivos são respeitados como uma obra prima da criação. Os recursos naturais são utilizados de forma parcimoniosa, pois  os habitantes tem consciência de que outras gerações também serão beneficiados por aqueles  recursos.

Os povos daquela civilização coexistem harmoniosamente, respeitando cada um os seus costumes, modos de viver e religião, não há o caso de um povo querer  dominar o outro para aproveitamento desta ou daquela raça. Não existe o preconceito, pois todos sabem que pertencem a uma raça única, aquela que é de todos os habitantes que vivem no planeta, então, todos são considerados como irmãos em constante aprendizado e evolução.

Por todo o planeta a palavra de ordem é somente uma:  servir uns aos outros para que haja uma vida melhor para todos, ou seja, “um por todos e todos por um”. A violência ou o ódio não tem lugar naquele mundo, pois aqueles seres aprenderam que a paz e o amor fraterno   será sempre  mola propulsora do  progresso e  do bem estar geral da atmosfera planetária.
Por outro lado, foi totalmente varrido do planeta, a chaga impiedosa da corrupção, pois os chefes de nação daquelas civilizações, pautam a sua gestão pela competência administrativa  e pela ética na condução dos países, somente querem o que lhes é  devido, e não confundem os seus bens pessoais com o bens públicos, pois sabem que existe uma lei imutável no universo chamado de “lei do efeito e da causa”. Fazem sempre seus julgamentos pautados  leis justas e equânimes para com todos os seus semelhantes.


Devido ao progresso moral e intelectual deste planeta, a pobreza, as doenças , o egoísmo, o ódio e grande parte dos sentimentos negativos são quase nulos, bem como colaboram para que os seus habitantes tenham uma melhor expectativa de vida, com mais qualidade e longevidade entre os seus familiares e semelhantes. Este planeta é menos denso, pois os  pensamentos desses habitantes, quase sempre são direcionados ao otimismo, fraternidade, bondade e amor entre os seus semelhantes.

Não existe o roubo ou a desonestidade entre eles, pois  já compreenderam que somente o que lhes pertence é o fruto do esforço pessoal de cada um. Ninguem quer ser melhor do que o  outro, visto que a superação será operada dentro deles mesmos, com domínio dos maus pensamentos e inclinações direcionadas a atitudes menos elevadas do ponto de vista moral.

Olha eu só ouvi falar que existe uma planeta como esse, pois como um dia externou William Shakespeare: “Há mais  coisas entre o céu e a terra do que supõe a vossa vã filosofia”, mas acho que nós podemos construir um  planeta semelhante aqui na terra, basta que cada um faça a sua parte, e coloque os tijolos   do amor, caridade, compreensão, paz e fraternidade  na construção de um mundo melhor para todos nós e as próximas gerações.

Feliz  2016, para todos: Que você tenha sempre um novo passo de dança e asas para voar, e que estas asas te levem para bem longe ou perto, aonde você quer chegar, e que um dia possamos nos encontrar para comemorar este grande espetáculo que é a vida.




domingo, 13 de dezembro de 2015

Eu e você, Marca S. A. Quanto vale a sua marca pessoal ?






Prezado leitor (a),    há um ditado popular que diz o seguinte:  “Na maior parte das vezes, você nunca terá a chance de causar uma  boa segunda impressão, pois  a primeira impressão é a que vai sempre valer, visto que as pessoas são formadoras  de opinião, processadoras de decisão e tomadoras de atitude, baseadas  no que elas percebem da sua marca pessoal.

Vamos falar hoje de  marketing pessoal ou ainda, networking. O marketing pessoal é uma das maiores ferramentas, que se bem trabalhada, pode levar você ao caminho do sucesso, seja na vida profissional ou pessoal.

Em primeiro lugar devemos lembrar sempre a seguinte sequência: “o pensamento gera a palavra; a palavra gera a atitude; atitude gera o comportamento e o comportamento gera o caráter da pessoa”. Você já notou que existem pessoas   que sempre queremos estar ao lado delas, pelas atitudes positivas e principalmente a forma pela qual elas enfrentam as circunstâncias da vida? E outras pessoas com quem queremos manter a maior distância  possível em razão da negatividade delas, estão constantemente reclamando de alguma coisa, falando para você que nada vai dar certo, e que a vida é assim mesmo?

Pois é, trata-se justamente do tal marketing pessoal, as pessoas positivas tem uma aura cristalina que nos atrai, e consequentemente queremos sempre estar junto delas, compartilhar  das suas visões, ou seja estas pessoas fazem bem para nós, pois nos impulsionam  para a conquista dos nossos sonhos e ideais.

O Marketing pessoal é uma ferramenta usada para a sua promoção pessoal, de modo que você alcance o sucesso. É uma estratégia para vender a sua imagem, e influenciar a forma pela qual as outras pessoas  olham para você. Desenvolver o   seu  marketing pessoal  dependerá sempre de você mesmo, não é uma questão de superar os outros, e sim suplantar  as suas próprias fraquezas e defeitos, manter uma atitude positiva perante a vida e as pessoas, saber se colocar nos lugar das pessoas, interpretar  as situações da vida, servir às pessoas, e saber perdoar sem reter magoas no seu coração.

O maior exemplo de marketing pessoal de todos os tempos foi Jesus, pois  já se passaram mais de dois mil anos, e os seus ensinamentos perduram como um modelo de comportamento para os seres humanos até hoje. Você sabe porque? Ele exerceu  a liderança servindo a todas as outras pessoas, pois ele em todos os momentos exemplificou o que ele pregou, jamais se afastou em nenhum momento dos seus ideais  de amor ao próximo, infinita caridade e perdão aos seus supostos adversários.

Nós temos que colocar   em nossas mentes que estamos  a todo momento participando de um “grande big brother da vida”, ou seja, nossos familiares, amigos e companheiros de trabalho estão sempre nos observando e interpretando as nossas  palavras e atitudes. Como falei anteriormente as pessoas são formadoras de opinião e processadoras de informação. Logo se você cultiva sempre uma atitude positiva, está sempre bem humorado, é uma pessoa otimista e tem um bom controle emocional, provavelmente exercerá perante as outras pessoas, uma benéfica influência pessoal, o que contribuirá para o fortalecimento de seu marketing pessoal.

Aqui vão algumas dicas para que você trabalhe bem o seu marketing pessoal, e tire proveitos dessa ferramenta que com certeza fará a diferença na sua vida pessoal e profissional:

- Cuidados com a aparência: Pode ser que você não tenha sido beneficiado pela natureza divina, ou seja, você não é a pessoa mais bem aparentada do ponto de vista físico, isso não significa que você poderá fazer uma plástica com o tempo. Mas não é isso que esta em questão. Lembre-se sempre que o “mundo trata bem quem se veste bem”. Não é preciso que você use roupa de marca, mas vista-se de modo sóbrio e elegante, sem extravagância. Tenha uma atitude simples ao se relacionar com as pessoas, mas seja uma pessoa  assertiva. Olhe sempre as pessoas nos olhos e fale com a necessária sinceridade, mas não  queira ser o dono da verdade. Seja também firme no seu modo de falar e andar,  transmita serenidade para as pessoas.

- Capacidade de comunicação: Não é preciso que você fale alto para que as outras pessoas ouçam você, fale sempre em um tom adequado e evite palavras de baixo calão ou palavrões. Nunca grite com as pessoas, pois desta forma você terá perdido a razão, mesmo que esteja certo. É preciso saber falar, calar e principalmente saber ouvir, pois a comunicação é uma estrada que tem mão e contramão. Ouvir as pessoas poderá até fortalecer os seus argumentos posteriormente. Procure eliminar a timidez ao falar com as pessoas, principalmente em publico. Comunicar-se com clareza, segurança e com um bom encadeamento de raciocinio é uma questão de treinamento, há uma ampla literatura acerca do assunto, portanto estude e pratique.

-  Humildade: Não se considere melhor do que ninguém, esteja sempre pronto a aprender, pois ninguém sabe tudo, e há pessoas que você pode até duvidar, mas elas tem uma experiência ou conhecimento útil,  que pode tornar você uma pessoa melhor. Saiba respeitar a opinião das pessoas, analise e pondere todas as situações. Lembre-se que você não é   dono da verdade absoluta, coloque-se sempre no lugar das pessoas para não tomar conclusões precipitadas sobre uma determinada situação.

- Assertividade: Seja uma pessoa firme no que você falar, e viva  de acordo com as suas palavras e atitudes. Ser uma pessoa assertiva, é fazer um paralelo perfeito entre o seu pensamento, palavra e ação. Talvez seja uma das qualidades mais difíceis  de se alcançar na vida, mas deve ser constantemente praticada e desenvolvida por aqueles que querem alcançar um nível elevado no aperfeiçoamento do seu marketing pessoal. Pergunte sempre a si mesmo: O que você faz quando está sozinho e ninguém observando você? A verdade pode demorar para ser desvendada, mas ninguém engana ninguém a vida toda, um dia a mascara poderá cair.

- Controle emocional: Uma pessoa que constantemente perde a paciência, explode através de gritos com as outras pessoas, dificilmente alcançará um patamar mais significativo   em termos de marketing pessoal ou influência positiva sobra as outras pessoas, portanto exerça sobre você mesmo o controle emocional, seja mais maduro e menos impulsivo para com as outras pessoas. Pense sempre antes de agir, pois palavra proferida itempestivamente não volta atrás, e pode demorar muito tempo para que você possa corrigir o “estrago” feito no coração das pessoas.

Então temos cinco dicas que podemos praticar para desenvolver o nosso marketing pessoal, espero  ter contribuído com esse singelo artigo para  que você, prezado leitor (a), possa se tornar uma pessoa melhor a cada dia.

Um abraço a todos e até outro post...

-  


sábado, 5 de dezembro de 2015

Como você encara as mudanças na sua vida ?






Há uma citação de Heraclito de Efeso  que diz o seguinte: “nada é permanente, exceto a mudança.  A mudança muitas vezes é uma mal necessário, um remédio amargo que nós temos que tomar para  alcançar uma maior maturidade em nossas vidas. A  forma pela qual nós encaramos a  mudança  é a verdadeira chave para que sejamos pessoas mais felizes,  superar os nossos próprios limites e ajudar as outras pessoas nas suas próprias conquistas pessoais.

Há pessoas que vivem reclamando da vida, dos maridos ou esposas, do trabalho, do Governo, mas não param para fazer um exame de auto  consciência e verificar que na realidade elas é que precisam mudar de atitude  para com o próprio mundo. O grande  Mahatma Ghandi nos dizia: “seja a mudança que você quer ver no mundo”, ou seja, comece as mudanças necessárias para um mundo melhor por você mesmo.  Há um monte de estrelas que estão  paradas na beira do mar, na areia, mas se você puder salvar pelo menos uma estrela, você terá feito a diferença no mundo, por isso a necessidade de que a mudança comece por você mesmo.  Lembre-se sempre que as palavras convencem, mas os exemplos arrastam.

Para que a mudança parta de você mesmo, torna-se necessário sair da zona de conforto, e isto vai exigir atitude, disciplina e força de vontade . Você pode começar a mudar com a pratica do auto conhecimento, este deve ser um exercício diário, uma viagem ao seu interior, uma reflexão sobre os seus pensamentos e atitudes. Como eu já mencionei em outro “post”, é preciso antes de tudo vigiar os seus próprios pensamentos, pois existe uma sabia sequência: O pensamento gera a atitude, a atitude gera o habito e o habito gera o caráter das pessoas.

Há um outro pensamento de um autor desconhecido que diz o seguinte: “se você tomar consciência de que é um escravo, e tiver força de vontade e atitude, as correntes se quebram automaticamente”. O problema é que há um elevado numero de pessoas que são escravas das suas próprias atitudes, situações e circunstâncias da vida, mas preferem ficar na zona de conforto a romper os grilhões do sofrimento que a prendem naquele modo de vida.

São casamentos infelizes, empregos mal renumerados, pessoas desagradáveis, situações dolorosas. As pessoas preferem enfartar ou ter uma outra doença, do que tomar uma decisão de mudar para melhor.  Na maioria das vezes julgam que vão perder muito ou tudo, então preferem ficar aonde sempre estiveram: na mesmice da vida, só que a vida passa rápido, ou seja, ela é um intervalo entre o nascer e o ultimo suspiro, não percebem que podem ter uma vida muito melhor, se tiverem força de vontade e optarem por uma mudança  em suas vidas.

Pensem e reflitam sobre a mudança, pois ela pode ser uma oportunidade, uma janela ou porta que se abre ou uma oportunidade de aprimoramento pessoal.


Obrigado e até outro post....