domingo, 17 de abril de 2016

A verdadeira pobreza é ser pobre de espirito



Se  hoje você se considera uma pessoa  pobre por não ter muitos recursos ou ainda por não residir em um lugar mais  confortável, não tenha vergonha de si mesmo, pois a pior pobreza que  existe é aquela pobreza de espirito, onde  as pessoas  vivem de uma maneira mais abastada,  contudo são  orgulhosas ou egoístas e não se importam com a dor alheia. Querem viver somente a vida delas, ou seja,  pode estar estourando uma bomba na casa do vizinho que elas  não se incomodam.  É aquela velha máxima egoísta: se eu e meus familiares estivermos  bem,  não tenho porque me preocupar com as outras pessoas, pois me basta este meu mundo pequeno.

Seguem a vida de uma maneira desastrosa, visto que somente o sentimento de fraternidade e ajuda mutua ao  próximo é que poderá representar a verdadeira felicidade. É preciso compartilhar para crescer, e não falo somente  do ponto de vista econômico, mais também de uma necessidade que tem o ser humano de estar em paz com a sua própria consciência.

Ademais se você investir em conhecimento e educação com certeza poderá alcançar o seu melhor patamar possível do ponto de vista econômico,  e para que isto aconteça saia da zona de conforto, procure aprender coisas novas todos os dias, cresça como ser humano, participe de uma palestra, faça um curso ou  ingresse em uma faculdade.

Nós também constatamos pessoas que são bem pobres financeiramente, mas também são pobres de espirito. Estas pessoas vivem reclamando da vida, dos familiares, do Governo ou colocam a culpa pela falta de vontade e visão delas em qualquer outra situação. Dizem elas que nasceram pobres e portanto vão morrer pobres, falam que nunca tiveram uma oportunidade realmente satisfatória na vida delas. Pura ignorância, pois na vida todos tem a oportunidade de vencer e passar adiante, a questão de saber aproveitar as oportunidades compete a cada pessoa. 

Por isso retorno ao titulo do texto: a verdadeira pobreza é ser pobre de espirito, seja em que condição estiverem  as pessoas.


sexta-feira, 15 de abril de 2016

Faça a sua parte, não fique esperando as outras pessoas



Na vida, se cada um fizer a sua parte, o mundo seria bem melhor para todos nós. Independentemente das outras pessoas, nós temos que fazer o melhor que  pudermos, mesmo que constatemos que existem indivíduos que somente se importam com eles mesmos. O melhor negócio é estarmos em paz com a nossa própria consciência. Devemos parar de olhar para as atitudes das outras pessoas e prestar atenção no que estamos fazendo diariamente, pois o que vale a pena é nós lutarmos o nosso próprio bom combate.
Há um parábola  que ilustra muito bem o que eu falei no paragrafo acima:
A fabula do Beija-Flor

Era uma vez um Beija-Flor que fugia de um incêndio juntamente com todos os animais da floresta. Só que o Beija-Flor fazia uma coisa diferente: apanhava gotas de água de um lago e atirava-as para o fogo.
A águia, intrigada, perguntou: – “Ô bichinho, achas que vais apagar o incêndio sozinho com estas gotas?”
– “Sozinho, sei que não vou”, respondeu o Beija-Flor, “mas estou a fazer a minha parte”.
Envergonhado, a águia chamou os outros pássaros e, juntos, todos entraram na luta contra o incêndio.
Vendo isto, os elefantes venceram seu medo e, enchendo suas trombas com água, também corriam para ajudar.
Os macacos pegaram cascas de nozes para carregar água. No fim, todos os animais, cada um de seu jeito, acharam maneiras de colaborar na luta.
Pouco a pouco, o fogo começou a se debilitar quando, de repente, o Ser Celestial da Floresta, admirando a bravura destes bichinhos e comovido, enviou uma chuva que apagou de vez o incêndio e refrescou todos os animais, já tão cansados – mas felizes…
Que possamos ter a coragem de fazer a nossa parte e a solidariedade de trabalhar sempre juntos. Por que juntos somos mais fortes do que sozinhos. Pense nisso!


sábado, 2 de abril de 2016

Não deixe para mudar amanhã. Mude agora





As pessoas parecem que já nascem com um software chamado "desculpa", ou seja, arrumam desculpa para quase tudo que elas não conseguem alcançar. Vivem com promessas de projetos a serem realizados, contudo protelam sempre para o amanhã. Como por exemplo, elas falam: vou estudar para passar em um concurso e melhorar de vida, no entanto ficam sempre adiando para um futuro proximo a hora de realmente estudar com afinco para alcançar o objetivo. 
Vou perder peso, para isso vou iniciar um regime e entrar na academia, tudo isso sempre para a proxima segunda-feira. Se você se propõe a fazer mudanças na sua vida,  que não seja para amanhã. Quem quer realmente mudar para melhor, tem que começar agora, nada de ficar protelando na conquista  de seus objetivos, mesmo porque a vida é muito curta para ficar  flutuando no mar da mesmice.

Até outro post...

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Aproveite cada segundo de sua vida











O grande enigma da vida é que todos nós ao nascermos,  temos uma senha invisivel para o ultimo suspiro, só que ninguem sabe a senha e nem tampouco o dia que vai acontecer o momento derradeiro. Portanto devemos viver a cada dia como se fosse o ultimo de nossas vidas. Logo, certas irritações, magoas, desilusões e tropeços perdem muito do significado quando nós convecemos interiormente desta grande verdade: tudo passa, porque estamos aqui só de passagem.