segunda-feira, 19 de junho de 2017

As empresas querem gente que esteja proximo da excelência


Há algo que quem está começando ou  já está batalhando para conseguir o seu lugar ao sol, no mundo corporativo deve saber: as empresas contratam as pessoas baseadas na excelência e não na média. Me diga uma coisa: quando você vai a um restaurante para almoçar, você pede para o garçom um prato "mediano" ou "mais ou menos"? É claro que não, porque você quer um prato que esteja acima da média, uma comida simplesmente deliciosa. Obviamente você quer matar a sua fome, mas quer algo que satisfaça além do seu estomago, ou seja, o paladar e outras características do serviço, concorrem para que ele seja algo que esteja próximo da excelência.

Assim também são as empresas quando se trata de contratar os colaboradores, ainda mais no mudo globalizado e de mudanças aceleradas que nós estamos vivendo hoje. Para conseguir  ou se manter hoje  empregado torna-se necessário que o colaborador esteja sempre disposto a aprender, ser multitarefas, olhar além do seu próprio umbigo e estar antenado com  tudo que está acontecendo ao seu redor.

Perguntaram certa vez a um piloto de Formula I,  o que bastaria para que ele fosse superado de um ano para outro. Ele simplesmente falou o seguinte: basta fazer a mesma coisa que eu fiz no ano anterior. Claro, esta é a mais pura verdade. Se você insistir em continuar na zona de conforto do seu trabalho, não tentar sempre se reinventar no seu dia a dia, certamente será superado pela onda do desemprego e fará parte dos milhões de brasileiros que estão a cada dia engrossando a fila das pessoas  que ainda não encontraram uma vaga de trabalho decente,  para que possam manter muitas vezes a si mesmo e seus familiares.

Sabemos que o mundo não é justo, mas também, quem falou para você que o mundo é justo? Portanto pessoal, aqui vai mais um conselho, se puder ajuda-lo na sua empreitada para alcançar a merecida vaga de emprego no cenário atual, seja em qualquer area em que você estiver: enquanto você descansa, também tente carregar uma pedra, é um ditado popular bastante velho, mas eu quero dizer que você deve utilizar a maior parte do seu tempo para se reciclar, aprender e reaprender,  fazer novos cursos, participar de seminários ou  quem sabe voltar aos bancos da faculdade para fazer mais um curso de graduação ou especialização.

Este é o rumo dos incansaveis e vitoriosos, nunca desista e não dê ouvidos para as pessoas invejosas ou negativas, porque elas querem que você permaneça no lodo da mediocridade, onde ainda  vão permanecer  por um longo tempo.

Um Abraço e até outro post.