terça-feira, 27 de outubro de 2015

Eu nunca tenho culpa sobre o que acontece comigo






Eu fiz assim porque ele  me falou que esse seria o melhor caminho, então segui a orientação dele e olha só o que me aconteceu, eu fui demitido, comprei  um carro mais caro e agora não tenho como arcar com as prestações, perdi meu namorado ou marido, arrisquei o dinheiro naquele investimento e perdi tudo, enfim a culpa não foi minha porque a decisão sobre a minha própria vida, eu passei para as outras pessoas.

Há pessoas que tem medo de tomar as decisões sobre as suas próprias vidas, e deixam que outras pessoas tomem as decisões por  elas, mas quando acontece o fracasso ou uma perda, estas pessoas ficam frustadas e se eximem da culpa por que acham que as decisões sobre a vida delas foi  tomada por outras pessoas.

A primeira coisa a fazer é parar de terceirizar as decisões sobre a sua vida e assumir a responsabilidade pelos seus próprios resultados. Então encontramos aqui uma palavra chave: responsabilidade. Você será sempre o principal responsável pelo que acontece com você, mesmo que  tenha seguido a escolha de uma outra pessoa, seja ela  sua mãe, seu pai, família ou amigo. Por vezes as pessoas pensam que aquele caminho é o melhor para nós, mas somente compete a você decidir qual será o melhor caminho.

Então, sempre escolha você  a  alternativa mais certa, claro que você pode analisar as sugestões provenientes das outras pessoas, mas a decisão final sempre será sua, pois as consequências dessa tomada de decisão, você terá que arcar sempre. Tenha sempre em mente que a plantação é livre mais a colheita é obrigatória, não há outra forma, é a lei da vida, ou seja, escolhas e consequências.

Não tenha medo de arriscar, pois a maioria das pessoas prefere ficar no “status quo”, a velha zona de conforto, então preferem não tomar decisões para que não sejam responsabilizadas pelo escolha daquele determinado caminho, então é muito mais fácil culpar as outras pessoas, pois foram elas que tomaram as decisões, mas esquecem que a responsabilidade pelo que acontece na vida compete invariavelmente a própria pessoa.

Seja você o protagonista da sua própria vida, não deixe que qualquer outra pessoa tome a decisão por você, porque somente você sabe o que está passando na sua mente e no seu coração. Assuma a responsabilidade pela suas escolhas. Se deu certo, você conseguiu o que almejava, não deixe de comemorar ou  se por acaso você sofreu uma frustação em função de uma perda ou derrota, não fique se martirizando ou reclamando, analise a situação, aprenda com os erros e recomece. Os erros também podem ser uma ótima forma de consultoria, pois você poderá aprender a lição e lutar novamente para conquistar os seus objetivos.

O maior erro das pessoas é ficar olhando para o “buraco” onde elas porventura se encontram e procurar alguém para tomar as decisões por elas, e ainda ficar esperando paradas, o que vai acontecer depois. Logo, pode não adiantar, porque quanto mais o tempo passa, dependendo da situação o supracitado “buraco” ou “problema” pode aumentar, e o preço a ser pago pode vir a ser muito maior.

Prezado Leitor (a), há três tipos de pessoas neste mundo:

 a) As pessoas  que olham as coisas acontecerem e não fazem nada, esperando que aconteça um milagre, ou as  outras pessoas tomem as decisões e ajam por elas;

b) As pessoas que ficam analisando o que aconteceu mais não tomam uma atitude para mudar o rumo de suas vidas;

c) As pessoas que tomam as suas próprias decisões e fazem acontecer, pelas suas próprias ações para mudar o cenário de suas vidas.

Em que tipo de pessoa  você se enquadra?



domingo, 25 de outubro de 2015

Você também tem o habito de fazer "economia porca"?




Você está economizando durante mais de onze meses para passar aquelas férias maravilhosas com a sua família, e resolve fazer um “tour” de uma semana  em Natal ou Fernando de Noronha. Começa então a fazer as contas, e verifica as passagens aéreas. Se conseguir passagem  na sexta feira pela manhã e retornar no sábado a tarde você pagaria um valor “X”. Por outro lado, se você conseguir as passagens aéreas para a sexta feira e retornar na quarta-feira você pagaria então um valor de “X” mais R$ 300,00. Por incrível que pareça, mas muitas pessoas vão preferir economizar os R$ 300,00 e colocar toda a família para reduzir os dias de férias em função desta economia. 

Você foi convidado para uma festa em um final de semana, com a sua família, mas sabe que se beber, pode vir a ser parado em uma “blitz” da lei seca. Sabiamente deixa o carro em casa, mas em vez de procurar um taxi,  coloca a família toda pra pegar um ônibus que vai demorar uma hora e meia pra chegar à suposta festa, imagine a volta.

Você costuma ir ao supermercado quase toda a semana, mas antes vai ao “Guanabara”, para pegar o encarte, faz uma pesquisa de mais de uma hora de preço, e depois vai ao “Extra”, sendo que sua economia vai resultar somente em menos de vinte reais. Prefere comprar tudo que for mais barato,  mas as vezes esquece que o barato também pode sair muito caro.

De vez em quando você também vai à feira, para comprar as frutas e legumes para a semana, mas deixa pra chegar na feira lá pra meio dia, pois acha que nesta hora os produtos ficam mais baratos,  pois é o horário da chamada “xepa”, pois são as frutas e legumes que muitas vezes sobram, mas podem não estar com a qualidade que você desejaria, mas pouco importa, você quer é economizar.

Você fala que não gosta de roupa de “marca”, pois na realidade, acha que as pessoas que gostam de roupa de marca são pessoas que querem aparecer, então você leva toda a família nas  “Lojas de Liquidação”, e compra tudo em quantidade para  você e sua família, mas esquece da qualidade das roupas, e por vezes em outras lojas, estas mesmas roupas poderiam ser uma pouco mais caras, mas poderiam durar muito mais em função da qualidade.

Você nunca leva a família para jantar fora, pois acha que a comida no restaurante é muito cara, então devido à este fato, sua esposa permanece todo o final de semana fazendo o almoço e jantar para a família, o que eu quero dizer é o seguinte, se você  e a sua esposa trabalham de segunda à sexta ou até no sábado, será que não vala a pena, de vez quando levar a família para jantar fora?

Você convida as pessoas para fazer um churrasco na sua casa, e fala o seguinte: a carne é por minha conta, e a cerveja é com vocês. Então, vai no supermercado ou açougue comprar a carne, mas compra uma carne de segunda , pois a diferença de preço é de cinco reais, então você pode ter uma maior economia no final do mês. Logo, o seu churrasco vai ser com carne de segunda você acha que tem que economizar  cinco reais.

Prezado leitor (a), o que quero falar é que nem sempre economizar “centavos”, ou ficar emendando “barbante”  pode ser o melhor caminho para que você seja uma pessoa feliz, com você mesmo e a sua família. É verdade que a economia deve ser feita, mas você tem que verificar onde esta “economia” realmente vai sutir o efeito desejado no orçamento familiar. Sacrificar a você mesmo e a própria família em função da chamada “economia porca” pode não ser o melhor caminho para você aproveitar a sua vida.

Um Abraço, e até outro post.


domingo, 18 de outubro de 2015

Hashtag: #“O melhor ainda está por vir”






Prezado leitor (a), vamos pensar positivamente, porque quando nós estamos buscando sempre o melhor das pessoas e situações  todos os dias, o universo com certeza vai sempre conspirar a nosso favor. Então levantemos a cada dia, pensando e desejando do fundo de nossos corações, que o melhor sempre ainda está por vir.

Pode ser que ontem tenha sido difícil, pois você não conseguiu  convencer o seu chefe acerca de um novo aumento ou ainda chegou no trabalho pela manhã e  foi avisado que foi demitido. O que importa é que você pode ter perdido uma batalha, mas você tem que colocar na sua mente e seu coração que você vai ganhar a guerra, portanto, o melhor sempre ainda  está por vir.

Houve decepção com uma pessoa próxima de quem jamais você esperava uma determinada atitude, procure analisar a situação e verificar se você estava colocando uma expectativa que não correspondia a realidade. Nosso grande problema está em esperar muito das pessoas. Acredite sempre nas pessoas, mas procure não exigir o que elas ainda não podem  lhe oferecer,  acreditando que o melhor  ainda está por vir.

Está preocupado com as dividas que não consegue pagar mensalmente, pois os recursos financeiros andam cada vez mais escassos, procure outras alternativas, explore outras oportunidades, pois Deus dá o frio conforme a coberta, tenha confiança e não fique olhando para o buraco, encare os problemas de  frente, visto que sempre haverá uma solução, pois o melhor ainda está por vir.

Seu familiar foi acometido por uma doença, está no hospital, e você está muito preocupado com esta situação. Ponha mais fé em Deus, nos médicos e ore com toda a força do seu coração, fique sempre ao lado deste familiar, converse com ele sobre saúde, otimismo e tudo que for positivo, pois acredite que o melhor ainda está por vir.

Há pessoas que nem olham para a sua cara, fazem pouco de você,  se acham superiores porque são mais letradas ou  fizeram uma faculdade que você não teve chance de fazer em virtude das circunstâncias da vida. Não deixe que o comportamento dos outros pertube a sua paz, pois as  pessoas que não tratam você, com a devida consideração não merecem a sua atenção. Não tenha raiva ou ódio destas pessoas, apenas se afaste e não se incomode com elas. Procure  colocar no seu coração e mente que há outras pessoas que merecem a sua atenção e portanto são muito mais dignas do seu amor e consideração. Portanto, busque o que for melhor nas pessoas, mas não crie expectativas, pois o melhor ainda está por vir.

Foi reprovado na escola ou faculdade e está muito chateado,  reflita  com calma sobre o que aconteceu, estude quais foram as reais causas desta reprovação, recomece esta matéria com afinco e força de vontade e jamais desista, pois cada derrota pode ser um degrau para o seu próprio sucesso, dependendo da maneira como você encarar óbices, perdas ou desilusões que você encontrará pela vida afora, pois acredite que o melhor ainda está por vir.

Você lutou o bom combate e  superou a si mesmo para alcançar um determinado objetivo, mas não obteve êxito na conquista do seu ideal, não desanime, pois Deus na forma do destino, escreve certo por linhas tortas. Você pode não entender agora, mas tudo tem um motivo nessa vida e com certeza,  o encadeamento dos fatos no futuro, vai fazer você entender o que aconteceu, então recomece,  não se sinta derrotado ou perca a fé, pois o melhor ainda está por vir.

Meus amigos, o melhor negócio, o melhor emprego, o melhor amigo, a melhor situação, o melhor da vida, ainda estão por vir, portanto nunca desista dos seus sonhos, cultive a auto-confiança, acredite nas pessoas e seja portador de uma fé inabalável, pois acredite sempre que  o melhor ainda está por vir.


segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Empreender já é quase um “mantra” para os brasileiros








Diante desta crise, não adianta  discutir a posição das cadeiras no convés do Titanic ou ficar contando quantas estrelas tem  no céu a cada noite. Para quem já foi demitido, ficar enviando currículo para as empresas  e aguardar em casa, pensando que vai acontecer algum milagre, pode ter que esperar e muito, pois estamos passando por uma forte  turbulência econômica.  

Neste cenário, uma das opções que cada vez  mais são adotadas pelos brasileiros é empreender e  fazer algum negócio médio ou pequeno que se  possa propiciar pelo menos um sustento digno para a suas famílias. Alguns vão até mais longe, driblam a crise e tornam-se verdadeiros empreendedores e homens de sucesso, que começaram com quase nada e hoje estão milionários. O brasileiro é um dos povos mais criativos do mundo, mas ainda tem um certo receio de partir  para um negócio e realmente tornarem-se empreendedores de sucesso.

Posso citar vários exemplos de empreendedores que são exemplos de moral e ética, foram bem sucedidos e hoje participam ativamente  no fomento de apoiar as pessoas a pensarem fora da caixa, arriscar, visto que quase todo empreendimento sempre vai  ter um grau de risco. Vou me ater primeiro  ao Flavio Augusto, que aos 23 anos de idade, fundou a escola  “Wise up” há décadas atrás, quando  a necessidade de falar a língua inglesa ainda não era tão necessária quanto  no momento atual.  Dentre vários outros empreendimentos, ele fundou o “Geração de Valor”, vale a pena entrar na pagina e participar, pois há várias dicas acerca de empreendimento.

Temos também como exemplo de empreendedor  de sucesso, o David Portes, que foi vendedor de balas no Rio de Janeiro e passou de camelô a um empresário milionário. Nas suas palestras ele ressalta que conseguiu transformar R$ 12,00 em R$ 120,00. O David Camelo foi morador de rua e catava latinha para poder comprar um prato de comida e dividir com a sua esposa.

Para completar vou citar empreendedores de peso, que arriscaram em grandes negócios nacionais e internacionais. São os empresários Jorge Paulo Leman, Marcel Teles e Beto Sucupira. Esses são exemplos de brasileiros que dão orgulho para o Brasil. A trajetória deles é contada no livro “Sonho Grande”, e é de leitura bastante recomendada para quem quer   fazer um empreendimento. Eles fundaram a Fundação “Endevour”, que inspira, apoia e multiplica o numero de empreendedores no Brasil. Vale a pena entrar na pagina, pois a fundação disponibiliza uma grande gama de informações, vídeos, dicas e artigos acerca de empreendimento.

Há vários outros exemplos que podíamos aqui relatar, e vale a pena para quem está querendo iniciar algum empreendimento que passe a ler histórias de pessoas que um dia estiveram em uma situação muito difícil, mas conseguiram driblar a crise, empreendendo com muita determinação, vontade, sacrifício,  muitas vezes enfrentando dificuldades que seriam intransponíveis, mas nunca desistiram  de sonhar e tornar estes sonhos uma realidade.

Este tema “empreendedorismo” possui literatura vasta, com certeza postarei outros artigos.

Até breve, com outro post.



domingo, 4 de outubro de 2015

O que dá mais dinheiro, trabalhar muito, ter posição ou ter conhecimento?



Prezado  leitor (a), quando eu  tinha 14 anos, e isso já faz algum tempo (por favor, vou deixar a minha idade para que vocês possam imaginar, é só entrar na minha pagina, www.ondaadm.blogspot.com) ), eu vi  um filme brasileiro em que um determinado personagem metido a malandro falou o seguinte: “Quem trabalha muito não tem tempo de ganhar dinheiro).

Em um primeiro momento eu achei  esta frase ridícula, mas como  ela ficou gravada na minha memória,  e  com o passar do tempo, pude compreender o verdadeiro sentido desta singela, mas importante mensagem , que permaneceu   arquivada no meu subconsciente e que de vez em quando,  cismava de sair da prateleira do meu arquivo mental  e novamente voltava à memoria ativa da minha mente,  para que eu pensasse na essência da mensagem.

Dizem que o trabalho duro e ininterrupto pode  fazer com que sejamos ricos do ponto de vista econômico ou existe também  aquela frase que diz o seguinte:   o trabalho enobrece o homem. Concordo com a frase, mas digo  o seguinte: viver somente para trabalhar pode não fazer com que acumulemos a riqueza monetária ou o patamar financeiro que nós estaríamos almejando. Equilibrar o trabalho com a família e o lazer é que vai fazer com que possamos chegar mais longe, até mesmo do ponto de vista econômico.

Ter posição ou “predigee”, pode facilitar  as coisas, ou seja quem for filho de um profissional renomado ou for nascido em uma família tradicional, com certeza usufruirá de vantagens, contudo somente se basear na supracitada vantagem não fará com que tenhamos uma vida de sucesso. Dizem que “filhinho de peixe, peixinho é”, mas em boa parte das vezes este ditado não reflete a realidade, visto que talento não se  herda. Podemos presenciar muita gente que é filho de gente famosa, mas tem um desempenho medíocre na mesma área do seu antecessor famoso.

Devemos então compreender que nós estamos na era do conhecimento, e quem  fará a diferença no mercado são as pessoas ou empresas que conseguem transformar informação em conhecimento, e  ademais, saber aplicar este conhecimento. O conhecimento, portanto é a moeda de troca atual para que possamos alcançar uma posição  mais estável na vida e acumular uma certa quantia monetária e  desfrutemos dos prazeres da vida junto à nossa família e amigos com muita mais folga.

Trabalhar somente ou ter nascido em um berço mais privilegiado, atualmente não vai constituir o verdadeiro diferencial para vencer na vida e ter uma reserva na poupança, um investimento ou aplicação para se proteger em um mercado instável e em uma crise aguda como estamos vivendo no Brasil.

O conhecimento então, será a diferença entre os que quiserem alcançar o sucesso, acumular uma quantia monetária para ficar tranquilo diante das crise e desfrutar de tranquilidade perante a família e amigos. Lembremos sempre que o dinheiro não é o fim, mas  o meio para vivermos mais folgados, portanto não  sejamos escravos do dinheiro, ou seja não é o dinheiro que vai usar as pessoas, são as pessoas que usam o dinheiro.
Em um próximo post, vamos falar sobre o que é o conhecimento  e as várias formas de adquirir o verdadeiro saber que faz a diferença.