domingo, 25 de outubro de 2015

Você também tem o habito de fazer "economia porca"?




Você está economizando durante mais de onze meses para passar aquelas férias maravilhosas com a sua família, e resolve fazer um “tour” de uma semana  em Natal ou Fernando de Noronha. Começa então a fazer as contas, e verifica as passagens aéreas. Se conseguir passagem  na sexta feira pela manhã e retornar no sábado a tarde você pagaria um valor “X”. Por outro lado, se você conseguir as passagens aéreas para a sexta feira e retornar na quarta-feira você pagaria então um valor de “X” mais R$ 300,00. Por incrível que pareça, mas muitas pessoas vão preferir economizar os R$ 300,00 e colocar toda a família para reduzir os dias de férias em função desta economia. 

Você foi convidado para uma festa em um final de semana, com a sua família, mas sabe que se beber, pode vir a ser parado em uma “blitz” da lei seca. Sabiamente deixa o carro em casa, mas em vez de procurar um taxi,  coloca a família toda pra pegar um ônibus que vai demorar uma hora e meia pra chegar à suposta festa, imagine a volta.

Você costuma ir ao supermercado quase toda a semana, mas antes vai ao “Guanabara”, para pegar o encarte, faz uma pesquisa de mais de uma hora de preço, e depois vai ao “Extra”, sendo que sua economia vai resultar somente em menos de vinte reais. Prefere comprar tudo que for mais barato,  mas as vezes esquece que o barato também pode sair muito caro.

De vez em quando você também vai à feira, para comprar as frutas e legumes para a semana, mas deixa pra chegar na feira lá pra meio dia, pois acha que nesta hora os produtos ficam mais baratos,  pois é o horário da chamada “xepa”, pois são as frutas e legumes que muitas vezes sobram, mas podem não estar com a qualidade que você desejaria, mas pouco importa, você quer é economizar.

Você fala que não gosta de roupa de “marca”, pois na realidade, acha que as pessoas que gostam de roupa de marca são pessoas que querem aparecer, então você leva toda a família nas  “Lojas de Liquidação”, e compra tudo em quantidade para  você e sua família, mas esquece da qualidade das roupas, e por vezes em outras lojas, estas mesmas roupas poderiam ser uma pouco mais caras, mas poderiam durar muito mais em função da qualidade.

Você nunca leva a família para jantar fora, pois acha que a comida no restaurante é muito cara, então devido à este fato, sua esposa permanece todo o final de semana fazendo o almoço e jantar para a família, o que eu quero dizer é o seguinte, se você  e a sua esposa trabalham de segunda à sexta ou até no sábado, será que não vala a pena, de vez quando levar a família para jantar fora?

Você convida as pessoas para fazer um churrasco na sua casa, e fala o seguinte: a carne é por minha conta, e a cerveja é com vocês. Então, vai no supermercado ou açougue comprar a carne, mas compra uma carne de segunda , pois a diferença de preço é de cinco reais, então você pode ter uma maior economia no final do mês. Logo, o seu churrasco vai ser com carne de segunda você acha que tem que economizar  cinco reais.

Prezado leitor (a), o que quero falar é que nem sempre economizar “centavos”, ou ficar emendando “barbante”  pode ser o melhor caminho para que você seja uma pessoa feliz, com você mesmo e a sua família. É verdade que a economia deve ser feita, mas você tem que verificar onde esta “economia” realmente vai sutir o efeito desejado no orçamento familiar. Sacrificar a você mesmo e a própria família em função da chamada “economia porca” pode não ser o melhor caminho para você aproveitar a sua vida.

Um Abraço, e até outro post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário