sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Tempo não é dinheiro, Tempo é vida





Há uma ditado popular que quase sempre eu ouço falar: "tempo é dinheiro". Eu vivia com esta frase na cabeça, e era como se fosse um mantra para mim, ou seja, um paradigma que orientava as minhas ações diárias. Sempre estudei muito, sempre fui também uma pessoa ambiciosa, não que fosse errado ter ambição, pois ter ambição é diferente de ter inveja, pois são dois sentimentos parecidos, mas com certeza o significado é totalmente diferente.

Com o passar do tempo fui amadurecendo e através das pancadas diárias da vida, eu senti que este ditado popular não estava totalmente correto, ao invés de falar que tempo é dinheiro, agora eu tenho como mantra a seguinte frase: "tempo é vida". Exatamente isso, o tempo é o recurso mais escasso do mundo,  a grana é um somente um meio para chegar a felicidade, não pode ser um finalidade. Também incorporei a minha mente e coração um trecho da musica do Renato Russo que diz o seguinte: "Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou".

Pois é, temos que cultivar diariamente em nossas consciências que o nosso tempo, pelo menos aqui na Terra, em nossa presente existência é realmente limitado. Segunda as estatisticas, o tempo médio de vida do brasileiro é de aproximadamente 75 anos. Eu acho pouco tempo e você?

O  tempo realmente é vida, visto que é a nossa vida que está passando, como se fosse um filme, e no meu caso, que já está passando o filme da minha vida, há mais de 50 anos, eu vejo que se eu quiser agregar valor ao meu tempo, eu tenho que ter mais qualidade de vida. Ter qualidade de vida não é necessariamente, se arrebentar de trabalhar para se ter cada vez mais dinheiro.

Há varios parâmetros que precisamos levar em consideração para  que tenhamos uma boa qualidade de vida. Vou aqui enumerar alguns itens que devem ser levados a sério para que o nosso tempo ao invés de ser um perda, torne-se um investimento e agregue valor para nós mesmos e as pessoas que estão ao nosso lado:

- Saiba sempre perdoar, pois o perdão nos liberta das algemas do ódio e do rancor;

- Cultive sempre o bom humor, pois com certeza ele  é um remédio milagroso para o seu coração;

- Seja uma pessoa alegre e positiva, não leve a vida tanto a sério, não vale a pena;

- "Mens sana in corpore sano", pratique regularmente um exercicio fisico, pois você vai economizar com vários remédios, hospitais e consultas médicas;

- As vezes é melhor ter paz do que ter razão. Pense um pouco antes de falar o que realmente  é certo, mesmo que você tenha razão. Claro que você não vai deixar de falar a verdade ou se omitir diante de um erro, mas procure sempre ver a maneira certa de expressar as suas razões.

- Tenha sempre em sua mente que você não é vitima das pessoas ou das circunstâncias, procure saber onde você está errado, recomece, e aprenda principalmente a perdoar a você mesmo.

- Seja uma pessoa ética, nunca abra mão de seus principios, pois eles nunca deverão estar a venda. Faça sempre  o que deve ser feito  e lembre-se que o melhor travesseiro para se dormir é o da consciência tranquila.

- Não cultive magoa das outras pessoas, pois ela é um veneno que você mesmo vai tomando aos poucos e depois ele aparece em um forma de doenças tais como o câncer, infarto e outras enfermidades.

- Seja uma pessoas generosa, procure amar as pessoas como ensinou Jesus Cristo. Lembre-se que se você ajuda o seu próximo, o universo com certeza vai sempre conspirar a seu favor

- Ouça sempre o seu coração, mas principalmente a sua consciência, pois ela é o código  de ética universal que Deus sabiamente colocou em cada um de nós, seres humanos para distinguir o "bem" do "mal".

E por fim, seja uma pessoa positiva e de bem com a vida, aproveite a sua estadia aqui neste planeta, aproveite o seu tempo, pois ele é limitado para todos nós, portanto não o desperdice, pois a vida é muito curta para você joga-la fora,  perdendo o seu tempo com situações e pessoas que não valem  a pena.


domingo, 13 de novembro de 2016

As oportunidades são como cavalos selados que raramente passam pelas janelas da nossa vida





As oportunidades são como cavalos selados que passam  pouquissimas vezes pelas janelas da nossa vida. Quando esses cavalos  passarem, é oportuno que saibamos identifica-los  e ainda que estejamos preparados para montar exatamente naquele momento em que eles estão passando. Muita gente anda perdido  pela vida e não consegue saber quando passam estes cavalos. 

Estar preparado para montar,  também exige esforço e intensa dedicação. Por exemplo, você almeja o emprego dos seus sonhos, ai  derrepente  a oportunidade que você estava esperando aparece bem na sua frente, em  forma da  indicação de uma antiga amizade, contudo para se estar habilitado  para aquela determinada vaga, a condição "sine qua non" (unica), é  que você pelo menos tenha um grau intermediário na lingua inglesa.  Pronto,  o cavalo selado passou , contudo você não estava preparado para montar neste cavalo, e a oportunidade foi perdida.

Para quem não leu a Biografia do Steve Jobs, há um trecho do livro em que ele nos recomenda para juntar os pontos, como ele sempre fez na vida dele. Juntar os pontos significa que você sempre deve estar buscando aprender cada vez mais em termos de conhecimento, aperfeiçoar  o seu relacionamento interpessoal e intrapessoal, ser humilde para aprender com as pessoas mais experientes, bem como estar preparado para os desafios que a vida reserva para você e saber transforma-los em oportunidades.

Lembre-se sempre que até na crise, as oportunidades aparecem, portando esteja preparado para montar nos cavalos selados que passarem pelas janelas da sua vida, visto que pode ter certeza de que nem todos estão selados com o carimbo de uma boa oportunidade.

E ai, mãos a obra e “Carpen Dien”(Aproveite a vida).



sábado, 12 de novembro de 2016

Perder e ganhar podem ser duas faces de uma mesma moeda




Por vezes eu costumo ficar sozinho comigo mesmo para pensar acerca de alguns aspectos da vida. Ontem, foi um dia destes, em que o meu dia não foi um dos melhores, devido  a  alguns contratempos que me aconteceram ao longo do dia.  Fiz uma prova em que notei que não estava muito bem, não porque eu não estava preparado, mais acontece que  meu raciocínio me abandonou temporariamente  durante a confecção da prova.

Lutei até o término da prova, mas eu sei que minha nota não será das melhores, pode ser até que eu seja reprovado naquela disciplina,    mas o que eu quero ressaltar é o seguinte: se nós soubermos perder ou ainda aprendermos a  administrar e enfrentar as nossas derrotas, poderemos aprender muita mais com esta perda, do que se houvessemos obtido a vitória.  Na verdade, não o é o que nos acontece, é que vai  determinar o nosso estado de espirito,  é a maneira pela qual nós enfrentamos os fracassos e dificuldades  no decorrer das nossas vidas.

Enfrentar as situações com calma e serenidade vai nos fazer olhar a adversidade ou desafio de uma maneira mais otimista, o nosso maior problema é que  por vezes, diante do desespero ou aflição,  a  nossa tendência é  dilatar a perda ou o fracasso de uma maneira exarcebada, mas quando paramos para pensar, percebemos que sempre há uma saída ou um jeito de prosseguir e tentar de novo. Se conseguirmos enxergar a situação da perda por um outro ângulo, com certeza vamos notar que poderemos aprender com  os contratempos e levantarmos ainda mais fortes para superar os obstáculos da vida.

Então naquela noite eu pensei: afinal de contas será que por ter feito uma prova que eu já sabia que a nota não seria tão boa assim, eu iria me abalar de uma maneira tão profunda? Eu me questionei, e por incrível que pareça, uma voz falou dentro de mim e respondeu o seguinte: Não se abale, vá em frente, pois tudo o que nos acontece é para nossa própria aprendizagem.

Fui em frente e consegui uma vitória em uma  segunda prova. E se eu tivesse desistido? Com certeza não teria experimentado o gosto de ser aprovado em uma determinada matéria que eu mesmo estava  dando um valor de dificuldade que poderia ser grande, mas não impossível. Contudo diante de mim estava na realidade um cachorro, que até poderia ser bravo, mas eu estava vendo um leão.

Assim é a vida, ela depende da maneira pela qual nós enfrentamos as situações, ou seja, não é o que nos acontece que vai determinar a nossa felicidade, mas é pela maneira pela qual nós enfrentamos os problemas e obstáculos do caminho. Ora se eu tenho pedras no caminho, eu posso remover estas pedras e montar um castelo de sucesso e felicidade para mim e as pessoas que estão ao meu lado.

Então,   porque parar de sonhar e lutar?



terça-feira, 8 de novembro de 2016

A diferença entre informação de conteúdo e informação inútil


A velocidade com que gira o mundo atual nos faz  ficar obesos em termos da massa de informações a que estamos sujeitos a  cada segundo que passa, seja pelas redes sociais, televisão, radio, outdoors ou até mesmo as pessoas. Naturalmente ficamos com a nossa mente bastante confusa diante de todos  estes dados, e olha que são muitos, sendo que sempre vai ser nossa responsabilidade selecionar qual  será  a informação que devemos dar maior atenção para agregar valor ao conhecimento do dia-a-dia.

A   grande sacada está na seleção das informações, pois boa parte do que está na internet é  como se fosse lixo  em termos de conhecimento útil, ou seja,  a vida do artista famoso, o big brother, novelas da globo, a mansão do cantor milionário, a fofoca das redes sociais, declaração de casais famosos, não vão  te ajudar a chegar onde você realmente quer na sua vida pessoal ou profissional.

Busque informação de conteúdo, fuja das informações inúteis, pois estas não vão agregar valor na sua vida. Seja uma pessoa que se destaca das outras por cultivar informação de conteúdo, conhecimentos que vão te levar para frente.

Lembre-se de que quem  armazena lixo na  mente, somente vai poder oferecer lixo para as outras pessoas. Assim é uma pessoa que se preocupa excessivamente com a vida dos outros. Fica a maior parte do tempo no facebook, bisbilhotando a pagina dos outros, ou seja, vivendo a vida dos outros, quando o essencial é viver a  suas próprias vida,  até porque na realidade o tempo é o recurso mais excasso do mundo.


Procure ir a um teatro, veja bons filmes, participe de seminários sobre a sua profissão, leia livros de conteúdo, debata com as outras pessoas sobre assuntos que não sejam mesquinhos, esteja sempre de bom humor e principalmente de bem com a vida. Pode ter certeza que você vai notar um grande transformação na sua vida, na hora  em que você decidir que vai investir o seu tempo em informação de conteúdo e largar de vez o lixo de informações que entram na sua mente e  que com certeza vão atrasar a sua vida. 

E para terminar: invista seu tempo cultivando e agregando bons conhecimentos  e afaste-se de pessoas que você sabe que não vão somar com você,  em termos de informação de conteúdo, para que você seja uma pessoa melhor a cada dia.
Um abraço, e até outro post...

sábado, 5 de novembro de 2016

E agora José? É simples: Coloca o sacrificio da "divida pública" para os servidores, aposentados e pensionistas.





Muito tempo se passou, e agora o Governo do Estado RJ mostra a sua conta que na realidade não  é de crédito, é DEBITO, para que agora os servidores cortem na propria "carne", com o consequente confisco de pelo menos 30% dos vencimentos dos aposentados e pensionistas que recebem até R$ 5.189,82, como uma cota extra, por pelo menos 16 meses,  além de outros "sacrificios" que são pedidos pela administração do Estado do Rio de Janeiro. 

Entretanto o que pode ter acontecido para que se chegasse a este resultado tão catastrófico: um deficit de  R$ 52 Bilhões até fevereiro de 2018, se  estas medidas não forem implementadas a toque de caixa?

O caso é o seguinte: não dá para entender como se chegou a esse resultado, sem apuração de responsabilidades, pois com certeza o orçamento foi administrado por gestores que se entende que estavam preparados ou foram eleitos democraticamente pelo povo.  Salvo melhor juizo, o que também não dá para entender,  é o Governo sem nenhum constrangimento pedir agora para que os servidores façam um "sacrificio" por um divida,  que na realidade não  é de responsabilidade deles, pois havia gestores durante todo esse tempo para acompanhamento das contas, bem como poderiam  se tomar  medidas antecipadas para que a situação não chegasse a esse termo.

Há que se aprofundar em um plano mais detalhado, e principalmente com o sacrificio de todos, falo do judiciário e do legislativo que ainda não vi uma só menção em relação ao corte de  alguma verba ou salário que pudesse ser realmente significativo. Lembro-me de um velho ditado popular que fala o seguinte: "Pau que dá em Chico, também bate em Francisco".

Do jeito que está acontecendo no Governo do Estado do Rio de Janeiro,  é como se um gestor que é responsável pela administração da verba de um determinada empresa, emitisse um monte de cheque sem fundos, efetuasse gastos exorbitantes, não avisa a nenhum dos representantes e depois de algum tempo, ele faz um plano e diz o seguinte: meus amigos, vocês terão  que fazer um "sacrificio financeiro", pois o nosso negócio vai de mal a pior. Simples assim: eu não tive culpa ou o que aconteceu foi pela força das circunstâncias ou obra do acaso. 

Aonde vamos parar, se os gestores ou administradores públicos continuarem com este descaso, além da falta de combate à uma das maiores chagas dos Governos em geral: a corrupção, fruto do egoismo desenfreado de pessoas públicas eleitas para serem representantes do povo, contudo comportam-se como de maneira sórdida e egoista, confundindo o seu patrimônio com o orçamento público.