O numero de empresas criadas no Brasil aumentou gradualmente nos últimos anos. Segundo levantamento do Serasa Experiam, somente no segundo semestre de 2018, mais de um milhão e duzentas companhias surgiram no período, liderados pelos empreendedores do MEI (micro empreendedores individuais). Logo podemos inferir que a onda do empreendedorismo não é mais passageira.
Cada vez mais pessoas sonham com seu negócio próprio, em vencer na vida oferecendo soluções criativas para o mercado, considerando, ainda, o elevado numero de desempregados (mais de treze milhões) que estão sem perspectivas devido à crise econômica que se instalou no País.
Contudo o empreendedor não pode se basear somente nos seus sonhos ou ser guiado pelas emoções, é necessário principalmente "planejar", colocar todos os seus gastos na "ponta do lapís" e trabalhar muito, porque de noite a gente pode sonhar, mas de dia a gente tem que correr atrás para tornar nossos sonhos em realidade.
A taxa de mortalidade das empresas no Brasil ainda é muita alta, principalmente após os dois primeiros anos. Um dos motivos principais é a falta de preparo e de desconhecimento em relação à gestão das empresas, portanto vamos nos preparar, buscar o conhecimento ou aprender com quem sabe. Neste contexto, destaca-se o SEBRAE, que gratuitamente oferece todo tipo de assessoria em relação a gestão empresarial, seja qual for o tamanho da empresa.
Logo, vamos continuar sonhando , mas vamos operacionalizar o nosso negócio com os pés no chão, isto significa planejar, se preparar e aprender a administrar o seu próprio negócio.
Um abraço e até outro post...
Nenhum comentário:
Postar um comentário