Prezado leitor (a), na
realidade eu quis ser mais emblemático quando
eu coloquei este tema como assunto deste
artigo, mas o que eu quero enfatizar para vocês é que se um dia alguém for
trabalhar na área de vendas, a primeira dica é justamente tentar identificar se
o público alvo está corretamente alinhado com aquele produto ou serviço que
será repassado para o consumidor.
Com certeza você não vai
conseguir vender gelo para esquimó, areia no deserto do Saara ou carne de vaca
na India para fazer churrasco, ou seja, se
você não parar para identificar a relação entre o mercado e o produto ou
serviço, em quase cem por cento das vezes em que você for vender, ganhará um
“não” do cliente ou consumidor como resposta.
Parece fácil, mas uma boa
parte dos vendedores autônomos ou empresas ligadas à venda de algum produto ou
serviço não analisa o mercado em que vai disponibilizar o seu produto e se não vende, também não consegue
compreender que há uma relação muito próxima entre a necessidade do consumidor e o produto que
se quer oferecer no mercado.
Por outro lado há ainda aqueles
vendedores que tentam empurrar o produto ou serviço para o consumidor de
qualquer forma, para ganhar mais comissão, aumentar os lucros ou bater uma
determinada meta estipulada pela empresa. Isso acontece na maior parte das
vezes, na oferta de serviço de bancos, telefonia e empresas de telemarketing
que incomodam constantemente o consumidor com serviços que ele na realidade ele não deseja ou não tem necessidade.
Após a identificação correta da relação entre o público alvo e o
consumidor, pode-se partir então para uma abordagem mais direta ao cliente.
Nesta fase da abordagem não é para oferecer o produto logo de primeira para o
cliente, lembre-se que um vendedor de sucesso, antes de tudo, tem que verificar
uma forma de apontar uma necessidade daquele produto para o cliente ou então
realçar as vantagens e benefícios acerca da aquisição do produto pelo
consumidor.
O produto ou serviço que
será oferecido pelo vendedor é para sanar uma necessidade ou viabilizar uma
solução para um determinado problema ou óbice que o cliente aponte para o
vendedor. Vender na realidade é uma arte e ao mesmo tempo uma técnica, pois o
vendedor necessita passar
sinceridade e confiança para o cliente,
portanto o vendedor não deve oferecer para o cliente um produto ou serviço em
que ele mesmo não usa ou acredita.
Ao mesmo tempo em que ele
precisa passar esta confiança no produto para o consumidor, fazer com que ele
se sinta a vontade para decidir, sem impor o seu ponto de vista, também há
várias técnicas de venda que podem ser utilizadas para alcançar um bom
resultado nas vendas. Contudo o mais importante é aprender a servir ao cliente
com um atendimento de boa qualidade, seja quando ele for comprar o produto ou
for devolver a mercadoria.
Podem ter certeza que um
cliente bem tratado, que realmente esteja alinhado com o produto oferecido, com
o realce dos benefícios ou identificação das necessidades da compra do produto
pelo vendedor, com certeza retornará para comprar e fará uma propaganda
positiva da mercadoria. Não é que o
consumidor sempre tenha razão, mas o bom
vendedor precisa sempre identificar as razões e necessidades do
consumidor.
Um abraço a todos e até
outro post.
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