segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Será que você consegue vender gelo para esquimó?






Prezado leitor (a), na realidade eu quis ser mais emblemático  quando eu coloquei este tema como assunto  deste artigo, mas o que eu quero enfatizar para vocês é que se um dia alguém for trabalhar na área de vendas, a primeira dica é justamente tentar identificar se o público alvo está corretamente alinhado com aquele produto ou serviço que será repassado para o consumidor.

Com certeza você não vai conseguir vender gelo para esquimó, areia no deserto do Saara ou carne de vaca na India para fazer churrasco,  ou seja, se você não parar para identificar a relação entre o mercado e o produto ou serviço, em quase cem por cento das vezes em que você for vender, ganhará um “não” do cliente ou consumidor como resposta.

Parece fácil, mas uma boa parte dos vendedores autônomos ou empresas ligadas à venda de algum produto ou serviço não analisa o mercado em que vai disponibilizar  o seu produto e se não vende, também não consegue compreender que há uma relação muito próxima entre  a necessidade do consumidor e o produto que se quer oferecer no mercado.

Por outro lado há ainda aqueles vendedores que tentam empurrar o produto ou serviço para o consumidor de qualquer forma, para ganhar mais comissão, aumentar os lucros ou bater uma determinada meta estipulada pela empresa. Isso acontece na maior parte das vezes, na oferta de serviço de bancos, telefonia e empresas de telemarketing que incomodam constantemente o consumidor com serviços que ele na realidade  ele não deseja ou não tem necessidade.

Após a identificação  correta da relação entre o público alvo e o consumidor, pode-se partir então para uma abordagem mais direta ao cliente. Nesta fase da abordagem não é para oferecer o produto logo de primeira para o cliente, lembre-se que um vendedor de sucesso, antes de tudo, tem que verificar uma forma de apontar uma necessidade daquele produto para o cliente ou então realçar as vantagens e benefícios acerca da aquisição do produto pelo consumidor.

O produto ou serviço que será oferecido pelo vendedor é para sanar uma necessidade ou viabilizar uma solução para um determinado problema ou óbice que o cliente aponte para o vendedor. Vender na realidade é uma arte e ao mesmo tempo uma técnica, pois o vendedor  necessita passar sinceridade  e confiança para o cliente, portanto o vendedor não deve oferecer para o cliente um produto ou serviço em que ele mesmo não usa ou acredita.

Ao mesmo tempo em que ele precisa passar esta confiança no produto para o consumidor, fazer com que ele se sinta a vontade para decidir, sem impor o seu ponto de vista, também há várias técnicas de venda que podem ser utilizadas para alcançar um bom resultado nas vendas. Contudo o mais importante é aprender a servir ao cliente com um atendimento de boa qualidade, seja quando ele for comprar o produto ou for devolver a mercadoria.

Podem ter certeza que um cliente bem tratado, que realmente esteja alinhado com o produto oferecido, com o realce dos benefícios ou identificação das necessidades da compra do produto pelo vendedor, com certeza retornará para comprar e fará uma propaganda positiva da  mercadoria. Não é que o consumidor sempre tenha razão, mas o bom  vendedor precisa sempre identificar as razões e necessidades do consumidor.

Um abraço a todos e até outro post.



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