domingo, 29 de novembro de 2015

Vamos brindar a vida ?






É isso aí pessoal, eu proponho um brinde a vida, simplesmente porque ela é maravilhosa, a gente não  pede para nascer, nem sabe quando vai morrer, então vamos viver intensamente o intervalo. Há pessoas que passam a metade da vida pensando em realizar um sonho e a outra metade  tentanto explicar para elas mesmas, porque os sonhos acalentados durante tantos anos não foi realizado.

Já devem ter ouvido falar em ditado popular que diz o seguinte: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena". Podem ter certeza que não  há uma alma sequer que  pode ser considerada pequena, pois Deus é infinitamente misericordioso e justo, pois dá a cada um segundo as suas obras. Na realidade nós é que por vezes nos tornamos pequenos perante Deus e a humanidade com as nossas atitudes mesquinhas, nosso egoísmo e nossos pontos de vista que muitas vezes não podem se contrariados.

Façamos uma reflexão e vamos observar que algumas irritações  podem ser evitadas, se praticarmos o exercício de nos colocar no lugar do nosso próximo, sei que é muito difícil, mas se você conseguir enxergar com os olhos da outra pessoa, com certeza isso vai ajudar em seus relacionamentos em qualquer lugar em que você estiver.


Saber calar e  falar  nas horas certas, é o começo de uma vida sabia, pautada pela harmonia com os nossos semelhantes. Quantas vezes nos arrependemos por ter proferido uma palavra mais aspera no  momento em que deveriamos abraçar e amparar o próximo. Certamente nos deixamos levar pelas vibrações negativas que estão nos rondando naquele momento, e a palavra rude  sai de dentro de nós naturalmente, e depois nos arrependemos.


Lembremos do seguinte: há três coisas que não voltam atrás: a flecha  lançada, a oportunidade perdida e a palavra proferida. Então devemos ter sempre cuidado com o que nós vamos falar para os nossos amigos e familiares.

A vida é com certeza uma grande escola, onde nós temos que aprender a conviver com  as pessoas, e a gente sabe que não é fácil, torna-se necessário que nós façamos um exercício diário de compreensão, entendimento, superação, respeito, perdão, desprendimento  e sobretudo muito amor para conviver com o nosso próximo e colher valiosas lições  que nos ajudaram a ser uma pessoas mais felizes e maduras.

Estamos aqui e agora, e este é o momento para que possamos atingir nos nossos ideais, não podemos esperar pelo futuro e ficar remoendo o passado, pois nós temos todos os recursos para que tenhamos uma vida mais feliz. Quando eu falo de recursos, não quero me referir somente a bens materiais, eu falo muito mais dos recursos que nós dispomos dentro de nós mesmos. Se nos dispusermos  a fazer uma viagem interior, para conhecer os nosso próprio mundo, vamos descobrir que ainda falta muito para ser aquilo que nós desejamos, mas este é o primeiro passo para o nosso desenvolvimento pessoal.



Tenha sempre em mente que a cada dia sempre há a oportunidade de dar mais um passo em direção a um patamar mais elevado de vida, seja no campo profissional ou pessoal, pois é como sempre eu falo: o melhor ainda está por vir, e devemos aprender a interpretar tudo o que nos acontece, pois as maiores lições de vida, nós extraímos das nossas dores e fracassos. A grande chave da vida está em como enfrentamos as situações e desafios enviados por Deus para  o nosso próprio crescimento pessoal.   





quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O que você vai ser quando crescer?




Prezado leitor (a), o que você vai ser quando crescer? Pois é,  na realidade nós passamos a vida em constante crescimento, visto que  nem sempre tudo sai como a gente quer , e neste caso nós precisamos nos adaptar ou mudar a nossa forma de visualizar  um determinado problema ou situação. Podem ter certeza que os problemas, desafios, dificuldades ou até mesmo a própria dor, é que nos fará crescer   cada vez mais do ponto de vista pessoal e profissional.

Nós pensamos que os problemas é que nos abalam, mas podem ter certeza que é a forma pela qual nós enfrentamos os desafios  e dificuldades  é que nos fará encontrar uma efetiva solução  e agir, ou permanecer sentado na beira da estrada junto com as pessoas  que ficam esperando acontecer alguma coisa  e se deixam levar pela maré das circunstâncias ou  decisões das outras pessoas.

A chave para o verdadeiro crescimento está  em primeiro lugar,  em fazer  uma viagem para o nosso próprio interior,  identificar e tentar corrigir os nossos defeitos, cultivar hábitos saudáveis, romper com as nossas limitações, aprender a perdoar sem magoas, e admitir principalmente que você não é melhor e nem pior do que os outros, apenas você é um ser humano singular e diferente, e que antes de procurar a aceitação das outras pessoas, você precisa aceitar a você mesmo.

Você pode frequentar  a melhor faculdade, fazer   pós graduação na melhor Universidade, mas  o que vai fazer a diferença para as empresas que vão te contratar é  a transformação  do conhecimento que você adquiriu no banco escolar  em resultado. Podemos observar vários companheiros que apresentam um currriculo bastante substancial do ponto de vista acadêmico, são vários cursos, diplomas variados, participação em diversos seminários, mas não conseguem êxito  na tentativa de uma boa colocação no mercado.

Obviamente, vamos enfatizar que o “estudo”  realmente faz a diferença na conquista do emprego, mas não se pode dizer que o “estudo” fará tudo por você, pois existem outros fatores que devem ser levados em conta. No banco escolar se aprende muitas coisas, mas é na  “escola da vida” que você vai complementar o que está faltando para  conquistar o emprego que você tem capacidade de alcançar e merece, se realmente é uma pessoa que corre atrás dos seus objetivos. Só para recordar, existe uma velho ditado que diz o seguinte: “enquanto reza, mexa os pés.

Na realidade você cresce, desde o dia em que você nasceu, na escola da vida, e se for um bom aluno, vai evitar muitos contratempos. As empresas atualmente não querem os colaboradores que tem um grande “QI”, mas gente que consegue trabalhar em equipe, sabe construir e repassar  conhecimento para os companheiros de trabalho, que tenha uma liderança efetiva, controle emocional, que sejam realmente pessoas maduras,  e outros fatores fazem parte da tal “inteligência emocional”

Ah, só para vocês saberem: Eu tento crescer  todos os dias, porque quero ser uma pessoa melhor a cada dia, mas pasmem, ainda acho que estou muito longe da pessoa que eu deveria ser, mas eu não me culpo por isso, ou seja, eu levanto todos os dias com o proposito de “crescer” como ser humano, e uma coisa é certa: eu sei que vou errar  muitas vezes, vou cair também, mas nunca vou desistir e sempre  levantar, pois Deus está com todos nós, e a vida vale a pena.

Até outro post....



domingo, 15 de novembro de 2015

A vida começa quando a gente sai da zona de conforto




Prezado leitor (a), esta frase se reveste de um profundo ensinamento, pois quase sempre em nossas vidas, nós optamos por permanecer na zona de conforto em nossas atitudes, visão de vida e comportamentos. Talvez nos deixemos levar pela  “vai e vem” das ondas da vida turbulenta e corrida do cotidiano e não paramos sequer  um momento ao longo dos dias ou noites para pensarmos sobre nós mesmos, nossos atos ou a maneira como nós lidamos com as outras pessoas.

Sair da zona de conforto em primeiro lugar é estar permanentemente nos questionando sobre a nossa forma de viver, ou seja, será que eu tenho sido um bom pai, uma boa mãe, um bom filho, um bom amigo, um ótimo colega de trabalho, um excelente chefe ou administrador?

São estas questões que nós temos que responder todos os dias e pensar também no seguinte: o que realmente a minha esposa, mãe, irmão, amigo ou colega de trabalho realmente acha acerca do meu comportamento. Salvo melhor juízo,  na maior parte  do dia, nós ligamos o nosso motor que é a mente, no automático e vamos passando pela vida, evitando meditar sobre a nossa verdadeira missão nesta existência.

Certa vez um grande rei fez três perguntas para um sábio: Qual é o momento mais importante da minha vida? Qual é a pessoa mais importante da minha vida? Qual é a missão mais importante da minha vida?

 O sábio respondeu: O momento mais importante da  sua vida é o “agora”. A pessoa mais importante da sua vida é a que está ao seu lado. A missão mais importante da sua vida é fazer esta pessoa feliz.

Talvez a pessoas sintam receio de sair da zona de conforto  e mudar para melhor, mediante um reunião solitária e franca com elas mesmas, e para que isto seja possível, não há outra forma, a não ser questionar a si mesmo e partir para uma ação efetiva de mudança real e efetiva. Na verdade sair da zona de conforto é tentar sempre fazer o melhor todos os dias, seja para a nossa família, no trabalho ou com os nossos amigos. Nós temos que sair desta vida “morna”, e parar de nos contentarmos com o “suficiente”, pois nós na realidade  sabemos que temos todas as ferramentas necessárias  para crescermos cada vez mais como seres humanos.

A primeira atitude para escalar uma montanha inicia-se com um primeiro passo, pode até ser dolorido na primeira vez, mas se não desistirmos, vamos chegar até o topo desta montanha, basta termos força de vontade e acreditar. Para isto, devemos sair da zona de conforto todos os dias, questionarmos as nossas próprias atitudes, fazer um exame de consciência critica da nossa própria pessoa. Nós sabemos que é muito fácil apontar os defeitos e mazelas dos outros, mas é necessário um força de vontade indomável para exercer o papel de juízes de nossas próprias atitudes e comportamentos.

Sair da zona de conforto é ter novas atitudes com as outras pessoas, ou seja, proporcionar momentos mágicos para os nossos filhos, esposas, amigos colegas de trabalho e nossos pais. Será que neste ano  você já deu um beijo sincero e um abraço apertado na sua esposa, e disse a ela o quanto a participação dela na sua vida é importante?

Pois é, quando você tenta sair da zona de conforto, tudo pode mudar na sua vida, na sua família e no seu trabalho, pois você faz mais do que o “suficiente”, vai  além das suas obrigações, sai  da normalidade, inova nas suas atitudes, e oferece  para as pessoas o melhor para faze-las mais felizes, pois acredite: esta é a nossa  verdadeira missão.

Por último, lembremos sempre  do evangelho, em Mateus, capitulo 6, versículo 33: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e toda a sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas”. Para seguir esta recomendação de Jesus, com certeza, nós vamos precisar diariamente “sair da zona de conforto”.

Até outro post... 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Quem não se comunica se trumbica, como dizia o inesquecível Chacrinha





Prezado Leitor (a),  salvo melhor juízo,  muitos jovens não vão  se lembrar deste bordão, que  nos tempos atuais seria considerado como se fosse uma “Hashtag”, mas como bem descreveu um dos grandes símbolos da comunicação na década de 80, saber se comunicar sempre foi e será um grande diferencial para quem quer influenciar as pessoas, vender algum produto ou serviço, liderar um grupo, ministrar uma aula, proferir uma palestra, ou  ter uma boa relação pessoal  com a sua família e amigos.

Dizem que a maior distância entre duas pessoas é um mal entendido, pois boa parte das vezes nós não paramos para ouvir atentamente o que a outra pessoa tem para nos dizer. É aquela situação onde eu escuto, mas não ouço a pessoa.

Em vez de parar para prestar atenção nos argumentos e idéias do nosso interlocutor, ficamos impacientes para impor o nosso ponto de vista, e na maior parte das vezes, também achamos que a razão está quase sempre do nosso lado. Na realidade também é uma questão de maturidade emocional, ou seja, nós temos que crescer do ponto de vista  emocional, para ouvir mais as pessoas, e depois colocarmos os nossos argumentos acerca daquele projeto, idéia ou qualquer outra situação.

Não podemos esquecer que a verdadeira comunicação não é somente você falar  para que a outra pessoa ouça  você. Quando nós estamos calados, ouvindo atentamente o nosso interlocutor, seja ele quem for,   com certeza nós teremos uma maior receptividade quando chegar a nosso vez de expor os nossos argumentos. Podemos constatar até que depois de ouvir com atenção as outras pessoas, tal conduta fortalecerá  os nossos próprios argumentos sobre  aquela determinada situação, questão ou problema.

Saber como se comunicar com clareza de raciocínio, utilizar argumentos pautados na razão e nos bons princípios é fundamental em nossas vidas, pois um pequeno ruído na comunicação  pode causar para nós mesmos e para os outros, vários dissabores, tais como uma briga, magoa, ressentimentos e outros sentimentos negativos.  A questão é que às  vezes  nem sempre o que nós falamos é aquilo que realmente  tínhamos a intenção de expor para as pessoas. De uma certa forma, nós falamos  “vermelho”, quando na verdade queríamos nos expressar  com  “azul”. Neste momento, é que a confusão acontece por meio de um mal entendido.

Por outro lado,  a forma como você transmite a mesma ideia  ou assunto para uma outra pessoa,  pode ser vista de forma positiva ou negativa. O segredo é como você vai passar uma determinada situação para o seu interlocutor, e isto é feito através da “comunicação”. Lembremos que a “comunicação”  é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Alguns já nascem como uma facilidade maior de “comunicação”, como  pode se observar nos grandes lideres que nós conhecemos, mas ela com certeza pode ser praticada por todos e desenvolvida para que  possamos sempre  expressar as nossas idéias  de maneira clara, com um encadeamento lógico, buscando sempre a verdade dos fatos e a sabedoria na argumentação.

Você não precisa falar alto para se comunicar, expresse as suas razões  ou argumentos de maneira calma, não demonstre nunca irritação, pois você poderá magoar ou destratar as outras pessoas, e  ninguém merece ser maltratado, mesmo que tenha feito algo que você não merecia. Quanto mais cadenciada e suave for a sua voz, você notará que o ambiente e as circunstâncias, bem como o seu interlocutor será favorável ao seu ponto de vista.
Uma das características fundamentais que devemos levar em conta na comunicação é a seguinte: aprenda a respeitar o ponto de vista das pessoas, e por outro lado, sempre deixe claro que as suas ideias e argumentações também necessitam ser respeitadas, pois ninguém é obrigado a concordar com ninguém.

Bem, o assunto “comunicação” é vasto e não se esgota aqui.


Pessoal, até outro post. Abraços