terça-feira, 10 de novembro de 2015

Quem não se comunica se trumbica, como dizia o inesquecível Chacrinha





Prezado Leitor (a),  salvo melhor juízo,  muitos jovens não vão  se lembrar deste bordão, que  nos tempos atuais seria considerado como se fosse uma “Hashtag”, mas como bem descreveu um dos grandes símbolos da comunicação na década de 80, saber se comunicar sempre foi e será um grande diferencial para quem quer influenciar as pessoas, vender algum produto ou serviço, liderar um grupo, ministrar uma aula, proferir uma palestra, ou  ter uma boa relação pessoal  com a sua família e amigos.

Dizem que a maior distância entre duas pessoas é um mal entendido, pois boa parte das vezes nós não paramos para ouvir atentamente o que a outra pessoa tem para nos dizer. É aquela situação onde eu escuto, mas não ouço a pessoa.

Em vez de parar para prestar atenção nos argumentos e idéias do nosso interlocutor, ficamos impacientes para impor o nosso ponto de vista, e na maior parte das vezes, também achamos que a razão está quase sempre do nosso lado. Na realidade também é uma questão de maturidade emocional, ou seja, nós temos que crescer do ponto de vista  emocional, para ouvir mais as pessoas, e depois colocarmos os nossos argumentos acerca daquele projeto, idéia ou qualquer outra situação.

Não podemos esquecer que a verdadeira comunicação não é somente você falar  para que a outra pessoa ouça  você. Quando nós estamos calados, ouvindo atentamente o nosso interlocutor, seja ele quem for,   com certeza nós teremos uma maior receptividade quando chegar a nosso vez de expor os nossos argumentos. Podemos constatar até que depois de ouvir com atenção as outras pessoas, tal conduta fortalecerá  os nossos próprios argumentos sobre  aquela determinada situação, questão ou problema.

Saber como se comunicar com clareza de raciocínio, utilizar argumentos pautados na razão e nos bons princípios é fundamental em nossas vidas, pois um pequeno ruído na comunicação  pode causar para nós mesmos e para os outros, vários dissabores, tais como uma briga, magoa, ressentimentos e outros sentimentos negativos.  A questão é que às  vezes  nem sempre o que nós falamos é aquilo que realmente  tínhamos a intenção de expor para as pessoas. De uma certa forma, nós falamos  “vermelho”, quando na verdade queríamos nos expressar  com  “azul”. Neste momento, é que a confusão acontece por meio de um mal entendido.

Por outro lado,  a forma como você transmite a mesma ideia  ou assunto para uma outra pessoa,  pode ser vista de forma positiva ou negativa. O segredo é como você vai passar uma determinada situação para o seu interlocutor, e isto é feito através da “comunicação”. Lembremos que a “comunicação”  é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Alguns já nascem como uma facilidade maior de “comunicação”, como  pode se observar nos grandes lideres que nós conhecemos, mas ela com certeza pode ser praticada por todos e desenvolvida para que  possamos sempre  expressar as nossas idéias  de maneira clara, com um encadeamento lógico, buscando sempre a verdade dos fatos e a sabedoria na argumentação.

Você não precisa falar alto para se comunicar, expresse as suas razões  ou argumentos de maneira calma, não demonstre nunca irritação, pois você poderá magoar ou destratar as outras pessoas, e  ninguém merece ser maltratado, mesmo que tenha feito algo que você não merecia. Quanto mais cadenciada e suave for a sua voz, você notará que o ambiente e as circunstâncias, bem como o seu interlocutor será favorável ao seu ponto de vista.
Uma das características fundamentais que devemos levar em conta na comunicação é a seguinte: aprenda a respeitar o ponto de vista das pessoas, e por outro lado, sempre deixe claro que as suas ideias e argumentações também necessitam ser respeitadas, pois ninguém é obrigado a concordar com ninguém.

Bem, o assunto “comunicação” é vasto e não se esgota aqui.


Pessoal, até outro post. Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário