quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O que você fez do ano de 2016?




Canal da Administração (Reuber L. C. Castro dos Santos)

Todo mundo feliz ou nem tão feliz assim, com o ano de 2016 terminando, só comemorações, festividades e votos de um ano novo, com muito sucesso, paz e saúde. Contudo  em  final de ano, a gente tem que aproveitar também para fazer uma reflexão sobre o que nós fizemos no ano de 2016, se nossos objetivos foram alcançados na sua plenitude ou pelo menos em parte, bem como  fazer um balanço do que aconteceu, tipo estas retrospectivas que passam na televisão.

Há um frase que foi dita pelo primeiro ministro da Inglaterra Benjamim Disraelli: "a vida é muito curta para ser pequena", ou seja, o tempo que nós temos é demasiadamente curto para perdemos com pessoas mesquinhas, passatempos sem valor e sentimentos negativos. Devemos investir o nosso tempo no que realmente vale a pena, coisas que vão agregar valor para as nossas vidas e a do nosso próximo.

Na maioria das vezes vale mais a pena estar em paz do que ter razão, então eu costumo ver pessoas que nunca estão satisfeitas, embora continuem sendo presenteadas por Deus, ainda insistem em resmungar ou  reclamar da propria vida. Como estamos chegando ao final de ano é hora de mudar, através de uma  reflexão profunda e sincera sobre nós mesmos.

Como dizia Gandhi: "seja você mesmo a mudança que quer ver no mundo". Estamos sim mudando de ano, para um ano novo, uma nova chance que Deus nos deu para consertar ou reparar a nós mesmos. Eu vejo pessoas por aí, que não vivem as suas proprias vidas, mas a vida das outras pessoas, ficam penduradas no "facebook"  ou  "wattsap", bisbilhotando a vida alheia, ou seja, perdem o seu tempo e não acrescentam nada de valor para as suas proprias vidas. Essas pessoas se afogam no oceano da mediocridade, são como como aquelas mariposas que ficam em cima de uma lâmpada,  que na realidade é uma  luz que reflete uma falsa ilusão.

Sim, estamos chegando à 2017, com a ajuda e amparo de Jesus Cristo, sempre nos conclamando para passar pela  "estrada de damasco" da verdadeira mudança, a fim de transformar  o nosso interior, reformar nossas atitudes e alcançar a nossa verdadeira missão. E qual é a nossa missão? Nossa missão nesta vida  é deixar o mundo melhor através da nossa mudança interior.

Que você tenha asas para voar
Que essas asas te levem para longe ou perto, onde você quiser chegar
Que nós possamos sempre nos encontrar, para tomar um chopp, cafezinho, vinho ou qualquer bebida juntos
Que possamos celebrar  este espetáculo maravilhoso que é a vida

Feliz ano novo, que o melhor da vida possa acontecer a você, com muita paz saúde e sucesso!!!

Canal da Administração (www.ondaadm.blogspot.com)


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Os dez mandamentos de uma pessoa feliz





1- Que Deus possa me inspirar  a ter sempre olhos de águia para  ver  sempre  além do obvio, que eu possa interpretar mais do que está escrito, ou seja, nas entrelinhas. Que eu possa olhar para o céu e  enxergar sempre  além das estrelas.

2- Que apesar de um dia  com  tempestades e trovões,  eu saiba que amanhã pode nascer um sol, com um horizonte de novas possibilidades, porque eu sei que também é na crise que aparecem as grandes oportunidades.

3- Que eu não desista nunca do meus sonhos e projetos  porque eu sei que eles é que me inspiram a cada dia,  a ter força de vontade e não parar de trabalhar em prol do meus ideais, sem esquecer também dos sonhos das outras pessoas. Afinal de contas, eu nunca venço sozinho, pois eu somente tenho uma vitória verdadeira quando eu apoio e ajudo as pessoas  também  a  atingir as suas metas e realizar os seus próprios sonhos.

4- Que eu possa ter maturidade para aguentar as pressões da vida, pois sei que posso vir a tropeçar várias vezes ou sofrer frustações ou derrotas,  que eu tenha certeza que posso perder várias batalhas e ganhar outras, mas acima de tudo que  eu saiba que o mais importante é ter visão a  longo prazo e sempre me  levantar para lutar de cabeça erguida. O essencial  não é vencer todas as batalhas, mas sim a guerra.

5- Que eu possa ter fé em mim mesmo e nas pessoas, pois sem auto-confiança eu não vou conseguir realizar os meus projetos e alcançar as minhas metas. Que eu saiba que viver  é saber correr riscos calculados. O bom marinheiro é aquele que sabe manobrar bem, apesar do  risco do mar revolto e das tempestades

6- Que eu possa sempre ter força de vontade para continuar os meus projetos de vida, visto que a intenção sem a ação não vai me me fazer sair de onde eu me encontro atualmente, ou seja, serei ultrapassado pelas mudanças e pelas pessoas mais velozes e adaptadas ao cenário do tempo e da vida.

7- Que eu possa visar ter lucro com os meus projetos, mas não somente  lucro, ou seja,  que através das minhas realizações eu tenha certeza de que estou fazendo a minha parte para um mundo mais justo e igualitário. Que eu tenha a finalidade de deixar um legado para a humanidade, através dos meus príncipios éticos e morais, com exemplos de integridade e honestidade seja qual for o meu ideal.

8- Que eu nunca me esqueça que quando estiver no topo do sucesso, eu saiba que para me conservar onde eu estou, tenho que ser humilde e  continuar a lutar, acreditar, ter força de vontade e ser inovador, para não ser atropelado pela tempo,  devido ao vicio da zona de conforto. Preciso saber que os desafios e dificuldades  sempre baterão à minha porta, logo necessito estar sempre atualizado e preparado para remover as pedras do caminho.

9- Que mesmo que eu caia por vários vezes, eu possa sempre  me erguer com disposição e garra, pois sei que  as derrotas ou  erros são lições  valiosas que serão convertidos em degraus  que com certeza me conduziram  à vitória na conquista dos meus sonhos.


10- Que eu possa inspirar as pessoas a  também correrem atrás do seus ideais,  com o meu exemplo de força de vontade, persistência, brilho nos olhos, otimismo e fé  em Deus, pois eu sei que a vida somente tem sentido quando ajudo as pessoas também a serem felizes.







sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Tempo não é dinheiro, Tempo é vida





Há uma ditado popular que quase sempre eu ouço falar: "tempo é dinheiro". Eu vivia com esta frase na cabeça, e era como se fosse um mantra para mim, ou seja, um paradigma que orientava as minhas ações diárias. Sempre estudei muito, sempre fui também uma pessoa ambiciosa, não que fosse errado ter ambição, pois ter ambição é diferente de ter inveja, pois são dois sentimentos parecidos, mas com certeza o significado é totalmente diferente.

Com o passar do tempo fui amadurecendo e através das pancadas diárias da vida, eu senti que este ditado popular não estava totalmente correto, ao invés de falar que tempo é dinheiro, agora eu tenho como mantra a seguinte frase: "tempo é vida". Exatamente isso, o tempo é o recurso mais escasso do mundo,  a grana é um somente um meio para chegar a felicidade, não pode ser um finalidade. Também incorporei a minha mente e coração um trecho da musica do Renato Russo que diz o seguinte: "Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou".

Pois é, temos que cultivar diariamente em nossas consciências que o nosso tempo, pelo menos aqui na Terra, em nossa presente existência é realmente limitado. Segunda as estatisticas, o tempo médio de vida do brasileiro é de aproximadamente 75 anos. Eu acho pouco tempo e você?

O  tempo realmente é vida, visto que é a nossa vida que está passando, como se fosse um filme, e no meu caso, que já está passando o filme da minha vida, há mais de 50 anos, eu vejo que se eu quiser agregar valor ao meu tempo, eu tenho que ter mais qualidade de vida. Ter qualidade de vida não é necessariamente, se arrebentar de trabalhar para se ter cada vez mais dinheiro.

Há varios parâmetros que precisamos levar em consideração para  que tenhamos uma boa qualidade de vida. Vou aqui enumerar alguns itens que devem ser levados a sério para que o nosso tempo ao invés de ser um perda, torne-se um investimento e agregue valor para nós mesmos e as pessoas que estão ao nosso lado:

- Saiba sempre perdoar, pois o perdão nos liberta das algemas do ódio e do rancor;

- Cultive sempre o bom humor, pois com certeza ele  é um remédio milagroso para o seu coração;

- Seja uma pessoa alegre e positiva, não leve a vida tanto a sério, não vale a pena;

- "Mens sana in corpore sano", pratique regularmente um exercicio fisico, pois você vai economizar com vários remédios, hospitais e consultas médicas;

- As vezes é melhor ter paz do que ter razão. Pense um pouco antes de falar o que realmente  é certo, mesmo que você tenha razão. Claro que você não vai deixar de falar a verdade ou se omitir diante de um erro, mas procure sempre ver a maneira certa de expressar as suas razões.

- Tenha sempre em sua mente que você não é vitima das pessoas ou das circunstâncias, procure saber onde você está errado, recomece, e aprenda principalmente a perdoar a você mesmo.

- Seja uma pessoa ética, nunca abra mão de seus principios, pois eles nunca deverão estar a venda. Faça sempre  o que deve ser feito  e lembre-se que o melhor travesseiro para se dormir é o da consciência tranquila.

- Não cultive magoa das outras pessoas, pois ela é um veneno que você mesmo vai tomando aos poucos e depois ele aparece em um forma de doenças tais como o câncer, infarto e outras enfermidades.

- Seja uma pessoas generosa, procure amar as pessoas como ensinou Jesus Cristo. Lembre-se que se você ajuda o seu próximo, o universo com certeza vai sempre conspirar a seu favor

- Ouça sempre o seu coração, mas principalmente a sua consciência, pois ela é o código  de ética universal que Deus sabiamente colocou em cada um de nós, seres humanos para distinguir o "bem" do "mal".

E por fim, seja uma pessoa positiva e de bem com a vida, aproveite a sua estadia aqui neste planeta, aproveite o seu tempo, pois ele é limitado para todos nós, portanto não o desperdice, pois a vida é muito curta para você joga-la fora,  perdendo o seu tempo com situações e pessoas que não valem  a pena.


domingo, 13 de novembro de 2016

As oportunidades são como cavalos selados que raramente passam pelas janelas da nossa vida





As oportunidades são como cavalos selados que passam  pouquissimas vezes pelas janelas da nossa vida. Quando esses cavalos  passarem, é oportuno que saibamos identifica-los  e ainda que estejamos preparados para montar exatamente naquele momento em que eles estão passando. Muita gente anda perdido  pela vida e não consegue saber quando passam estes cavalos. 

Estar preparado para montar,  também exige esforço e intensa dedicação. Por exemplo, você almeja o emprego dos seus sonhos, ai  derrepente  a oportunidade que você estava esperando aparece bem na sua frente, em  forma da  indicação de uma antiga amizade, contudo para se estar habilitado  para aquela determinada vaga, a condição "sine qua non" (unica), é  que você pelo menos tenha um grau intermediário na lingua inglesa.  Pronto,  o cavalo selado passou , contudo você não estava preparado para montar neste cavalo, e a oportunidade foi perdida.

Para quem não leu a Biografia do Steve Jobs, há um trecho do livro em que ele nos recomenda para juntar os pontos, como ele sempre fez na vida dele. Juntar os pontos significa que você sempre deve estar buscando aprender cada vez mais em termos de conhecimento, aperfeiçoar  o seu relacionamento interpessoal e intrapessoal, ser humilde para aprender com as pessoas mais experientes, bem como estar preparado para os desafios que a vida reserva para você e saber transforma-los em oportunidades.

Lembre-se sempre que até na crise, as oportunidades aparecem, portando esteja preparado para montar nos cavalos selados que passarem pelas janelas da sua vida, visto que pode ter certeza de que nem todos estão selados com o carimbo de uma boa oportunidade.

E ai, mãos a obra e “Carpen Dien”(Aproveite a vida).



sábado, 12 de novembro de 2016

Perder e ganhar podem ser duas faces de uma mesma moeda




Por vezes eu costumo ficar sozinho comigo mesmo para pensar acerca de alguns aspectos da vida. Ontem, foi um dia destes, em que o meu dia não foi um dos melhores, devido  a  alguns contratempos que me aconteceram ao longo do dia.  Fiz uma prova em que notei que não estava muito bem, não porque eu não estava preparado, mais acontece que  meu raciocínio me abandonou temporariamente  durante a confecção da prova.

Lutei até o término da prova, mas eu sei que minha nota não será das melhores, pode ser até que eu seja reprovado naquela disciplina,    mas o que eu quero ressaltar é o seguinte: se nós soubermos perder ou ainda aprendermos a  administrar e enfrentar as nossas derrotas, poderemos aprender muita mais com esta perda, do que se houvessemos obtido a vitória.  Na verdade, não o é o que nos acontece, é que vai  determinar o nosso estado de espirito,  é a maneira pela qual nós enfrentamos os fracassos e dificuldades  no decorrer das nossas vidas.

Enfrentar as situações com calma e serenidade vai nos fazer olhar a adversidade ou desafio de uma maneira mais otimista, o nosso maior problema é que  por vezes, diante do desespero ou aflição,  a  nossa tendência é  dilatar a perda ou o fracasso de uma maneira exarcebada, mas quando paramos para pensar, percebemos que sempre há uma saída ou um jeito de prosseguir e tentar de novo. Se conseguirmos enxergar a situação da perda por um outro ângulo, com certeza vamos notar que poderemos aprender com  os contratempos e levantarmos ainda mais fortes para superar os obstáculos da vida.

Então naquela noite eu pensei: afinal de contas será que por ter feito uma prova que eu já sabia que a nota não seria tão boa assim, eu iria me abalar de uma maneira tão profunda? Eu me questionei, e por incrível que pareça, uma voz falou dentro de mim e respondeu o seguinte: Não se abale, vá em frente, pois tudo o que nos acontece é para nossa própria aprendizagem.

Fui em frente e consegui uma vitória em uma  segunda prova. E se eu tivesse desistido? Com certeza não teria experimentado o gosto de ser aprovado em uma determinada matéria que eu mesmo estava  dando um valor de dificuldade que poderia ser grande, mas não impossível. Contudo diante de mim estava na realidade um cachorro, que até poderia ser bravo, mas eu estava vendo um leão.

Assim é a vida, ela depende da maneira pela qual nós enfrentamos as situações, ou seja, não é o que nos acontece que vai determinar a nossa felicidade, mas é pela maneira pela qual nós enfrentamos os problemas e obstáculos do caminho. Ora se eu tenho pedras no caminho, eu posso remover estas pedras e montar um castelo de sucesso e felicidade para mim e as pessoas que estão ao meu lado.

Então,   porque parar de sonhar e lutar?



terça-feira, 8 de novembro de 2016

A diferença entre informação de conteúdo e informação inútil


A velocidade com que gira o mundo atual nos faz  ficar obesos em termos da massa de informações a que estamos sujeitos a  cada segundo que passa, seja pelas redes sociais, televisão, radio, outdoors ou até mesmo as pessoas. Naturalmente ficamos com a nossa mente bastante confusa diante de todos  estes dados, e olha que são muitos, sendo que sempre vai ser nossa responsabilidade selecionar qual  será  a informação que devemos dar maior atenção para agregar valor ao conhecimento do dia-a-dia.

A   grande sacada está na seleção das informações, pois boa parte do que está na internet é  como se fosse lixo  em termos de conhecimento útil, ou seja,  a vida do artista famoso, o big brother, novelas da globo, a mansão do cantor milionário, a fofoca das redes sociais, declaração de casais famosos, não vão  te ajudar a chegar onde você realmente quer na sua vida pessoal ou profissional.

Busque informação de conteúdo, fuja das informações inúteis, pois estas não vão agregar valor na sua vida. Seja uma pessoa que se destaca das outras por cultivar informação de conteúdo, conhecimentos que vão te levar para frente.

Lembre-se de que quem  armazena lixo na  mente, somente vai poder oferecer lixo para as outras pessoas. Assim é uma pessoa que se preocupa excessivamente com a vida dos outros. Fica a maior parte do tempo no facebook, bisbilhotando a pagina dos outros, ou seja, vivendo a vida dos outros, quando o essencial é viver a  suas próprias vida,  até porque na realidade o tempo é o recurso mais excasso do mundo.


Procure ir a um teatro, veja bons filmes, participe de seminários sobre a sua profissão, leia livros de conteúdo, debata com as outras pessoas sobre assuntos que não sejam mesquinhos, esteja sempre de bom humor e principalmente de bem com a vida. Pode ter certeza que você vai notar um grande transformação na sua vida, na hora  em que você decidir que vai investir o seu tempo em informação de conteúdo e largar de vez o lixo de informações que entram na sua mente e  que com certeza vão atrasar a sua vida. 

E para terminar: invista seu tempo cultivando e agregando bons conhecimentos  e afaste-se de pessoas que você sabe que não vão somar com você,  em termos de informação de conteúdo, para que você seja uma pessoa melhor a cada dia.
Um abraço, e até outro post...

sábado, 5 de novembro de 2016

E agora José? É simples: Coloca o sacrificio da "divida pública" para os servidores, aposentados e pensionistas.





Muito tempo se passou, e agora o Governo do Estado RJ mostra a sua conta que na realidade não  é de crédito, é DEBITO, para que agora os servidores cortem na propria "carne", com o consequente confisco de pelo menos 30% dos vencimentos dos aposentados e pensionistas que recebem até R$ 5.189,82, como uma cota extra, por pelo menos 16 meses,  além de outros "sacrificios" que são pedidos pela administração do Estado do Rio de Janeiro. 

Entretanto o que pode ter acontecido para que se chegasse a este resultado tão catastrófico: um deficit de  R$ 52 Bilhões até fevereiro de 2018, se  estas medidas não forem implementadas a toque de caixa?

O caso é o seguinte: não dá para entender como se chegou a esse resultado, sem apuração de responsabilidades, pois com certeza o orçamento foi administrado por gestores que se entende que estavam preparados ou foram eleitos democraticamente pelo povo.  Salvo melhor juizo, o que também não dá para entender,  é o Governo sem nenhum constrangimento pedir agora para que os servidores façam um "sacrificio" por um divida,  que na realidade não  é de responsabilidade deles, pois havia gestores durante todo esse tempo para acompanhamento das contas, bem como poderiam  se tomar  medidas antecipadas para que a situação não chegasse a esse termo.

Há que se aprofundar em um plano mais detalhado, e principalmente com o sacrificio de todos, falo do judiciário e do legislativo que ainda não vi uma só menção em relação ao corte de  alguma verba ou salário que pudesse ser realmente significativo. Lembro-me de um velho ditado popular que fala o seguinte: "Pau que dá em Chico, também bate em Francisco".

Do jeito que está acontecendo no Governo do Estado do Rio de Janeiro,  é como se um gestor que é responsável pela administração da verba de um determinada empresa, emitisse um monte de cheque sem fundos, efetuasse gastos exorbitantes, não avisa a nenhum dos representantes e depois de algum tempo, ele faz um plano e diz o seguinte: meus amigos, vocês terão  que fazer um "sacrificio financeiro", pois o nosso negócio vai de mal a pior. Simples assim: eu não tive culpa ou o que aconteceu foi pela força das circunstâncias ou obra do acaso. 

Aonde vamos parar, se os gestores ou administradores públicos continuarem com este descaso, além da falta de combate à uma das maiores chagas dos Governos em geral: a corrupção, fruto do egoismo desenfreado de pessoas públicas eleitas para serem representantes do povo, contudo comportam-se como de maneira sórdida e egoista, confundindo o seu patrimônio com o orçamento público.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A Teoria da Conspiração




A teoria da conspiração é uma hipótese  explicativa ou especulativa que sugere que duas ou mais pessoas, ou ainda uma organização  tem tramado para causar ou acobertar, por meio de planejamento secreto e de ação deliberada, uma situação ou evento considerado ilegal ou prejudicial.

Refere-se portanto a pessoas que  se aproveitam  da crença de algumas outras pessoas que não tem uma cultura muito solida,  se deixam levar por quaisquer relatos de histórias  inverídicas sobre um acontecimento ou fato, ou até mesmo pessoas que sabem o caminho da verdade, mas insistem em continuar  entre aspas “acreditando” em uma mentira que  a tornam como verdade irrefutável para as mentes incautas.

No Brasil é bastante comum,   pessoas  que  cometem ou  praticam atos contrários à ética, honestidade e integridade, se utilizem da teoria da conspiração para alegar que são perseguidos por este ou aquele grupo ou instituição, principalmente  no cenário politico. É o que nós estamos constatando no que tange às  demandas da Operação Lava Jato.

Todos os investigados negam que incorreram em práticas ilícitas ou de corrupção, sejam  políticos ou  empresários. Então todo mundo é inocente, ou seja, ninguém tem culpa no cartório. Todos eles alegam que nunca desviaram qualquer quantia com relação à utilização do orçamento público.

Então chegamos a uma conclusão obvia: será que os integrantes do  Ministério Público, a Policia Federal e Receita Federal estão brincando de investigação? Ou a classe de políticos e empresários utilizam-se da tal teoria da conspiração para fazer uma defesa que na realidade é inconsistente.  Vemos então que alguns cidadãos  que foram eleitos pelo povo para defender os seus direitos, na realidade estão interessados na maioria das vezes em aumentar o seu patrimônio e o das suas famílias.

Quando vejo alguns políticos que cinicamente mentem diante de provas irrefutáveis, fico pensando que na realidade eles estão passando um atestado de insensatez, pois não conseguem mais enganar o povo que  já está cansado de ver nos jornais tanta falcatrua, acordos feitos  na penumbra das negociatas, desvio de verba pública e nepotismo irresponsável, além da constante ausência da ética e da responsabilidade no tratamento do orçamento público.


Salvo melhor juízo, eles podem continuar usando a teoria da conspiração, de que são homens honestos, são perseguidos pelas autoridades do judiciário, mas nada pode encobrir a verdade dos fatos durante todo o tempo. Um dia sempre as mascaras tendem a cair, e diante de  provas irrefutáveis cada um deles será julgado  a luz da justiça, que é para ser  aplicada a todos, visto que ninguém está acima da justiça, nem mesmo as mais altas autoridades deste Pais. 

domingo, 28 de agosto de 2016

Estamos doentes do ponto de vista ético e moral





Infelizmente as pessoas costumam acusar as outras, tendo em vista que a moral para elas é um fardo leve, mas quando se trata de falar com respeito ao próximo, o julgamento é sempre mais pesado. Deste ponto de vista podemos  perceber que nós temos por costume julgar a nós mesmos pela  intenção e aos outros pelas atitudes. Naturalmente se formos chamados a atenção com  relação ao nosso proceder e até mesmo o que nós falamos, sempre   há uma justificativa, contudo na maioria das vezes nunca  confessamos realmente que estávamos errados e pedimos desculpas sinceramente.

Devemos nos recordar sempre que quando apontamos o dedo para o nosso próximo, há sempre quatro dedos apontando para nós.  Todos nós indubitavelmente temos o nosso telhado de vidro, então não adianta falar para os outros que falta moral para que emitam as suas opiniões acerca de quaisquer assuntos. Contudo a justiça deve ser sempre feita em qualquer hora ou lugar, pois acima de tudo, sabemos que ninguém é perfeito, mas deve se dar a cada um,  o  julgamento  justo e a necessária punição se for constatado a culpabilidade ou responsabilidade por uma gestão, ato fraudulento ou omissão, principalmente se for um gestor da área pública.

A questão central da ética é dar a cada um segundo às suas obras, ou seja, fazer justiça e não se calar diante de qualquer atitude que não seja ética ou  esteja contra a moral. Há uma frase celebre de Martin Luther King que fala o seguinte:  “Quem aceita o mal sem protestar coopera com ele”. Por vezes, uma atitude de uma única pessoa pode mudar o rumo de uma nação, já que não concorda com o “status quo”, onde  o costume é agir  sem se importar com os outros ou com o devido respeito pelo próximo.

Antigamente havia  duas matérias, que eram lecionadas aqui no Brasil que considero essenciais para desenvolver nos alunos, o respeito e a devida consideração para com os seus semelhantes: Educação Moral e Civica e Organização Social da Politica Brasileira. Infelizmente estas matérias foram retiradas do currículo escolar. Quando devemos falar de ética e moral? Eu presumo que todos os dias, visto que nós estamos passando por uma crise moral que se estabelece principalmente no núcleo familiar.

Se os pais não começarem a  cultivar   a efetiva pratica da ética para com os seus filhos, estaremos criando uma geração doente do ponto de vista ético, que não sabe os seus limites,  fala ou faz o que  se quer sem ter respeito pelo seu próximo.  Reclamamos dos políticos, que exigimos com razão para que nos representem através da lisura, integridade e honestidade na gestão pública, mas esquecemos que temos que promover a ética dentro do nosso pequeno universo, através do nosso próprio exemplo moral, seja onde nós estivermos. Não adianta termos mão pesada na cobrança da ética para as  outras pessoas, e quando se trata de nós mesmos,  justificar o nosso proceder, muitas vezes de maneira contrária à ética, com uma “mão leve”.



                         

domingo, 14 de agosto de 2016

A escola da vida







Passamos uma grande parte de nossas vidas nos bancos escolares, praticamente até mais de 20 anos, se formos pensar na faculdade,  contudo   se não angariarmos junto aos desafios que a vida nos proporciona, o  necessário conhecimento, através da experiência de vida, seremos mais do  mesmo, como  a maioria da  pessoas que passam a vida estudando, mais não  alcançam o patamar do sucesso, visto que deveriam  estar  um passo além do que ensina uma  escola tradicional em todos os níveis de escolaridade.

O que eu estou falando é o seguinte: não basta ter canudo na mão, torna-se necessário que as pessoas sejam  resilientes, aprendam com os próprios erros, procurem se reinventar todos os dias, ou estejam sempre ensaiando um novo passo de dança.


 Ter a mente aberta e livre de preconceitos é o maior ditado de nossas vidas, seja na área pessoal ou profissional, mas para ser uma pessoa madura, é necessário antes de tudo querer aprender com a vida e as outras pessoas,  e se  formos humildes para saber que, na realidade nós não somos tudo aquilo que  pensamos, poderemos dar os primeiros passos  para superar os desafios que vão nos fazer crescer em direção  a uma vida consciente e  feliz para nós e nossos semelhantes.
Pense nisso e reflita: É na escola da vida que nós aprendemos através de erros e acertos, a olhar a nossa existência de maneira mais ampla e cristalina.

Um abraço e até outro post....


quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Simone Biles: O exemplo da disciplina, humildade e força de vontade




Não é porque ela é uma americana.  Nem tão pouco porque é negra. Também não é porque veio de uma família comum como qualquer outra, com os seus dramas  e problemas pessoais, mas é porque é um exemplo de disciplina, perseverança, força de vontade e principalmente humildade. 

Sagrou-se tricampeã olímpica, contudo na hora do seu coroamento final demonstrou o seu espirito de equipe, convidando a segunda colocada para agradecer ao público que a saudava.


A juventude necessita de bons exemplos, para nortear o seu caminho, pois  torna-se imprescindível   que as futuras gerações  cultivem  valores, para não se percam  nas ofertas fáceis que somente produzem a miragem do sucesso, diante de suas visões errôneas do que realmente importa na vida.

Mire-se  nas estrelas, e também um dia também  será um astro luminoso, que pelo seu brilho vai contribuir para inspirar as pessoas a encontrarem o caminho  do sucesso e da superação pessoal, como o mito em forma de atleta:  “Simone Biles”

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O contraponto das Olimpiadas em relação a Seara Corporativa


Treinamentos árduos por mais de quatro anos, uma vontade indomável de vencer para conquistar o podium, disciplina e concentração diárias, sinergia através da relação entre o técnico e equipes. Estes são os parâmetros  de quem aposta a sua jornada diária para conquistar uma medalha olímpica.
E chega o momento mais crucial: a performance do atleta  testada, dependendo da  modalidade, por  dois, quatro ou dez minutos, durante uma apresentação.  Um momento intenso,  em que ele vai apostar todas as suas fichas, aperfeiçoadas durante treinamentos árduos e diários para ser o melhor dentre os outros companheiros de modalidade e atletas de outros países.

Neste palco do Olimpo, os Deuses somente recompensam os que são melhores preparados, os atletas que superaram as suas próprias limitações,  seja na necessidade de investimento financeiro para o devido preparo,  a sua própria condição em termos de controle emocional e muito esforço e treinamento intensos para alcançar a vitória, fora uma alta dose de auto-confiança, pareado por saber ser humilde e  reconhecer os seus próprios erros para atingir a merecida vitória.

Assim também é na seara corporativa:  as pessoas necessitam entender que não há mérito sem um esforço incondicional para subir na escalada profissional e manter-se no mercado com um salário atrativo. Primeiro é preciso estudar com afinco, procurar sempre aumentar os conhecimentos,   ser uma pessoa que não tem medo correr riscos e  aperfeiçoar os seus talentos diariamente para conquistar a medalha de uma promoção, fazer jus a um aumento de salário e ser um profissional  “outstand” (acima da média).

Para que isto aconteça é necessário encarar a vida corporativa como se fosse uma  Olimpiada, pois somente os que estão  preparados é que apresentaram  um diferencial  para  que sejam devidamente aproveitados pelas empresas. Não se enganem, lá se foi aquele tempo do profissional mediano que somente faz o que lhe pagam para que seja feito, porque este profissional não é imprescindivel, ou seja, vai continuar sempre na mesma posição, ganhando o necessário para sobreviver ou ainda, poderá ser demitido, pois é dispensável, não faz a diferença.  O profissional que quer se  destacar no mercado de trabalho deve agir como se fosse um atleta de alta performance que está sempre se preparando para a Olimpiada da  sua vida.   

Um abraço, e façam o melhor  diariamente, através do estudo, conhecimento e superação pessoal  para ficar preparados, pois na seara corporativa, bem como nas Olimpiadas, somente vencem os melhores profissionais ou atletas.


segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Encare seus erros como se fossem degrais para sua vitória





Cada erro deve ser encarado como um degrau para o sucesso na sua vida profissional ou pessoal. A maneira pela qual você enfrenta os desafios, e também como se comporta em relação aos seus erros e derrotas  é que vai realmente fazer com que você chegue na frente em sua vida.

As pessoas que vivem reclamando da vida devem saber que na maioria das vezes, a culpa pela situação em que elas se encontram é sua própria responsabilidade. A escola da vida nos mostra que devemos tratar o erro como se fosse uma lição para aprendermos e nos tornar mais fortes para encarar os reveses da vida. Nada de murmurar por causa dos obstaculos, enfrente-os como se  deve sempre, para que em futuro próximo você possa comemorar as vitórias que naturalmente vai alcançar com atitudes positivas perante a sua propria vida e uma vontade indomável de vencer a si mesmo todos os dias. Trata-se de superação pessoal, ultrapassar os proprios limites, não fique preocupado com os outros. É  a você mesmo que deve se superar todos os dias.

Um forte abraço e até outro post... 

terça-feira, 2 de agosto de 2016

A diferença entre “ser” , “ter” e “estar”








Há certas parâmetros  nas nossas vidas que são essenciais, para que a gente possa navegar pelo mar revolto das dificuldades e desafios que nos aparecem a cada instante.  Temos que necessariamente diferenciar estes três  palavras que estão assinaladas no titulo deste artigo: “ser”, “ter” e “estar”. Isto é essencial para que possamos ter sucesso  em nossos projetos pessoais e profissionais.

As pessoas costumam  confundir estas palavras, por vezes elas pensam que “são”, quando na realidade elas apenas  “tem” ou “estão”. Na minha  humilde opinião posso apontar que o mais importante é você começar pelo “ser”, porque o “ter” e o “estar” são apenas consequências do que você  é na realidade.  Nas minhas  viagens pelos mais diversos livros, eu aprendi uma lição que é muito singular: 
Há três verdades sobre um ser humano:

- O que ele acha sobre ele mesmo
- O que as pessoas acham o que ele  aparenta ser
- O que de fato ele realmente é de verdade

O grande desafio da vida é que as  pessoas se conheçam  de verdade, contudo para que isto aconteça é necessário um projeto de amadurecimento, alicerçado  por  um compromisso pessoal de superação dos próprios limites, e este exercício deve ser feito diariamente, pois a vida está sempre testando a nossa capacidade de aprender e  continuar na conquista dos nossos  sonhos e objetivos.

Então não esqueçamos de conjugar primeiro o verbo “ser”, pois nesta atitude estará a essência de todo o bem  estar e sucesso na vida pessoal e profissional. Hoje você pode estar achando que não vai conquistar o que você quer, mas se  for uma pessoa determinada e tiver força de vontade, o  universo vai conspirar a seu favor. Veja bem, novamente voltamos no “ser”, antes do “estar”.

Você pode ter um bom empreendimento, mas por um revés do mercado, ter vários prejuízos e perder   o seu  negócio, contudo se você for uma pessoa competente, tiver confiança em você mesmo, e lutar com garra e entusiasmo, para  dar a volta por cima, com certeza saberá contornar a crise e retornar ao mesmo tipo de negócio ou ainda outro projeto.  O que importa é que você sofreu uma perda, mas nada pode mudar o que você é de verdade. Então estaremos sempre em um contraponto entre o  “ser” e “ter”.
Pense nisso, quando você estiver pensando no que você “tem” ou aonde  você “esta” atualmente, antes de tudo procure sempre dar prioridade ao que você “é”, pois é desta forma que você   saberá   surfar  nas ondas sinuosas da vida e chegar ao topo do sucesso,  pois o maior tesouro está sempre dentro de você: são os seus talentos, qualidades e potencialidades, que ninguém jamais poderá tirar de você.

Lembre-se sempre do Evangelho segundo Mateus:
“Não acumuleis para vós outros tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde ladrões arrombam para roubar.  Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem podem destruir, e onde os ladrões não arrombam e roubam.”



terça-feira, 26 de julho de 2016

Ponha uma coisa na sua cabeça: o seu tempo vale "ouro'. Não o desperdiçe.









Pois é, todos nós queremos ganhar mais dinheiro, estar mais tempo com as nossas famílias, desfrutar de um tempo também para os amigos, estudar, ouvir uma boa melodia, entre outras atividades de acordo com as nossas preferências, e ainda tem que sobrar um precioso tempo para que nós possamos fazer "jus" ao precioso descanso de  todos os dias.

O caso é o seguinte: Como você vem administrando o seu tempo ou você não liga para a gestão do tempo, e é do tipo  "deixe a vida me levar"? Podemos asseverar com toda  a certeza que o tempo é na realidade o recurso mais escasso do mundo, porque você não pode ir a uma loja ou supermercado comprar tempo, ou seja, vários projetos de vida você pode recuperar, mas o tempo que passa não volta mais. Há ainda um ditado que diz o seguinte: "você não consegue  tomar banho em rio com a mesma água, pois não tem como voltar atrás".

Então, o que a gente pode fazer? Só há uma solução: administre o seu tempo, ou seja, aprenda a fazer gestão do tempo. Pode ter certeza que se você começar, vai identificar muitos ladrões do seu proprio tempo. Nós temos dois caminhos em relação à gestão do tempo: podemos perder tempo em coisas inuteis ou ganhar tempo, investindo em atividades produtivas que com certeza vão nos levar para frente.

Fazer  a gestão do seu tempo, para  ter tempo de ficar com a sua familia, ter uma hora para tomar um cafezinho  ou um chopp com seus amigo (as), naturalmente esta é uma questão de prioridade, visto que não há tempo para você fazer tudo que passar pela sua cabeça, então a primeiro passo é você organizar todas as suas atividades diariamente ou por semana, o que importa é que você dê o primeiro passo em relação à fazer uma gestão efetiva do seu tempo, pois eu tenho certeza que para todos nós, o tempo vale "ouro", não se pode desperdiçar um segundo sequer perdendo tempo naquilo que você não deseja para você mesmo e para as outras pessoas que estão ao seu lado.

Posso citar que há vários tipos de ladrões do tempo, como por exemplo, as  redes sociais, reuniões improdutivas, ficar falando da vida dos outros, perder tempo com literaturas que não são muito edificantes, ficar reclamando da vida, focar a sua atenção em aspectos da vida que não são nem um pouco relevantes, ter um excessiva preocupação com a vida das outras pessoas e esquecer de viver a sua propria vida, enfim, estes foram só os  que eu lembrei, se formos pensar mais, com certeza vamos nos deparar com mais ladrões do nosso proprio tempo.

Faça dois  questionamentos  para você mesmo todos os dias: O que eu estou fazendo com o meu tempo? Será que eu estou realmente sendo produtivo? Investir o  seu  tempo em  assuntos relevantes, com pessoas de bem com a vida, que elevam o seu astral, além de organizar e gerenciar o seu proprio tempo,  vai fazer a diferença na sua vida pessoal e profissional.

Vamos prestar atenção no pensamento do Poeta Cassiano Agillar, em relação ao desperdicio do nosso tempo: 

"Cada minuto que passa pode ser tudo que me resta para viver, mas eu desperdiço o tempo como se ele fosse infinito".

Cabe ainda aqui um pensamento do nosso querido Chico Xavier, também em relação ao tempo:

"Você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas pode começar agora e fazer um novo fim"

Pense bem, reflita sobre o tempo e até outro post...



  

   

      

segunda-feira, 25 de julho de 2016

O contraponto da administração: “Delegação Autraliana: Nós não queremos cangurus, e sim encanadores”






Prezado leitor (a), iniciamos  a  era olímpica no Rio de janeiro, neste dia 25 de julho de 2016, com todos  os aparatos possíveis em termos de administração e infraestrutura para receber  a comunidade estrangeira, os atletas brasileiros,  de outros países,  bem como toda a imprensa nacional e estrangeira.

No quesito da gestão administrativa  ocorreu um fato, ao menos, atipico: por ocasião da chegada da  delegação australiana na Vila Olimpica, foram constatadas várias irregularidades em relação às instalações que foram reservadas para aquela Delegação:  fiação solta, encanamento mal feito, bem como sujeira nas  dependências dos apartamentos.

A Delegação Australiana decidiu então,  que não ocuparia aquelas instalações, removendo os seus atletas para outros hotéis no Rio de Janeiro. No mesmo dia, em entrevista aos repórteres, o Prefeito Eduardo Paes explicou que este caso  foi um incidente isolado, e que tomaria as devidas providências para que  houvesse uma solução a curto prazo para que as instalações estivessem devidamente prontas.

Ainda em suas considerações, o  Prefeito fez  também um inusitado  comentário de que tudo seria resolvido a contento, e ainda poderia providenciar alguns cangurus para incentivar os atletas da Delegação Australiana. Por sua vez, o Chefe  da Delegação Australiana respondeu com o seguinte comentário: “Nós não necessitamos de cangurus, mas sim de encanadores”.
Passamos então a analisar esta situação do ponto de vista administrativo, com  ênfase nas quatro funções administrativas,  que requerem um bom conhecimento teórico e prático do administrador: planejar, organizar, dirigir e controlar.

- Planejar: Há que se ressaltar,  que o tempo para a preparação das instalações foi em torno de mais de quatro anos. Um bom planejamento começa com  objetivos bem delineados, com todas as etapas já previstas e escritas no papel, bem como   pessoas capacitadas  e com  experiência comprovada em cada área de atividade. Então se houve realmente um planejamento, talvez não tenha sido cumprido em todas as suas etapas, para que todas as instalações da Vila Olimpica estivessem a contento.

- Organizar:  Organizar é por cada coisa em seu devido lugar. É como montar um jogo de quebra-cabeças e compreender o que tem que ser feito a partir de uma montagem em maquete do que deveria ser um projeto, empreendimento,  setor ou empresa que deve ser administrada, inclusive em termos de recurso.  No caso da Vila Olimpica, talvez tenha faltado  justamente esta preocupação em fazer a conexão entre as pessoas, os recursos alocados e  a visão organizacional do todo,  para fazer as devidas correções.

- Dirigir: Torna-se necessário que em eventos de maior complexidade como está sendo as Olimpiadas no Rio de Janeiro, que haja uma coordenação apropriada entre todos os Órgãos envolvidos na evolução dos processos, nesse caso, deve haver um  gestor com o devido “expertise”  para cada atividade. Ocorre que deve haver reuniões diárias em uma   “sala de guerra”,  em que o principal condutor de todo o “macro processo”  tenha uma visão geral de como está evoluindo todos os acontecimentos relacionados com o evento.

- Controlar: Verificar se o que foi planejado, efetivamente aconteceu,  e fazer uma medição diária ou semanal da evolução do “macro processo”. O controle serve  até para modificar o que foi anteriormente planejado, pois o plano estratégico é um documento que está no  papel, mas deve ser dinâmico. É necessário que seja seguido   por todos os gestores responsáveis pelo evento. O controle deve ser exercido na esfera operacional, tática e estratégica. No caso das instalações da Vila Olimpica, recebidas pela Delegação Australiana, com o encanamento deficiente, pode-se constatar  que houve pelo menos várias falhas no que tange à esta função administrativa.

Permanece como um “alerta”  a reclamação  da Delegação Australiana, que soa como uma orientação para todos  que querem ser  administradores, como  se fosse uma lição corporativa:

 “Nós  não queremos cangurus, e sim encanadores”, ou seja, não queremos  “paliativos” ou “desculpas”, o que se quer,  é gente que deve fazer acontecer o que foi planejado, com eficiência, eficácia e efetividade