segunda-feira, 19 de junho de 2017

As empresas querem gente que esteja proximo da excelência


Há algo que quem está começando ou  já está batalhando para conseguir o seu lugar ao sol, no mundo corporativo deve saber: as empresas contratam as pessoas baseadas na excelência e não na média. Me diga uma coisa: quando você vai a um restaurante para almoçar, você pede para o garçom um prato "mediano" ou "mais ou menos"? É claro que não, porque você quer um prato que esteja acima da média, uma comida simplesmente deliciosa. Obviamente você quer matar a sua fome, mas quer algo que satisfaça além do seu estomago, ou seja, o paladar e outras características do serviço, concorrem para que ele seja algo que esteja próximo da excelência.

Assim também são as empresas quando se trata de contratar os colaboradores, ainda mais no mudo globalizado e de mudanças aceleradas que nós estamos vivendo hoje. Para conseguir  ou se manter hoje  empregado torna-se necessário que o colaborador esteja sempre disposto a aprender, ser multitarefas, olhar além do seu próprio umbigo e estar antenado com  tudo que está acontecendo ao seu redor.

Perguntaram certa vez a um piloto de Formula I,  o que bastaria para que ele fosse superado de um ano para outro. Ele simplesmente falou o seguinte: basta fazer a mesma coisa que eu fiz no ano anterior. Claro, esta é a mais pura verdade. Se você insistir em continuar na zona de conforto do seu trabalho, não tentar sempre se reinventar no seu dia a dia, certamente será superado pela onda do desemprego e fará parte dos milhões de brasileiros que estão a cada dia engrossando a fila das pessoas  que ainda não encontraram uma vaga de trabalho decente,  para que possam manter muitas vezes a si mesmo e seus familiares.

Sabemos que o mundo não é justo, mas também, quem falou para você que o mundo é justo? Portanto pessoal, aqui vai mais um conselho, se puder ajuda-lo na sua empreitada para alcançar a merecida vaga de emprego no cenário atual, seja em qualquer area em que você estiver: enquanto você descansa, também tente carregar uma pedra, é um ditado popular bastante velho, mas eu quero dizer que você deve utilizar a maior parte do seu tempo para se reciclar, aprender e reaprender,  fazer novos cursos, participar de seminários ou  quem sabe voltar aos bancos da faculdade para fazer mais um curso de graduação ou especialização.

Este é o rumo dos incansaveis e vitoriosos, nunca desista e não dê ouvidos para as pessoas invejosas ou negativas, porque elas querem que você permaneça no lodo da mediocridade, onde ainda  vão permanecer  por um longo tempo.

Um Abraço e até outro post.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Precisamos construir mais pontes ao invés de muros nos relacionamentos













Prezado leitor (a), por vezes nós passamos a nossa vida contruindo mais muros do que pontes nas nossas relações, seja no casamento, no trabalho ou onde quer que nós estejamos. Uma palavra dita de maneira aspera, o mal humor quando nós levantamos, a falta de paciência, a necessidade de nos colocarmos no lugar das outras pessoas  para interpretar o que elas realmente estão  sentindo, a falta de indulgência com os nossos semelhantes,  são tijolos que constroem aos poucos os muros do  individualismo e nos separam das outras pessoas, muitas vezes da nossa própria familia.

Para ilustrar o que estamos aqui escrevendo, aqui vai uma parábola que versa sobre construirmos mais pontes ao invés de muros:

Contruindo pontes



Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito.

O que começou com um pequeno mal-entendido, explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.

Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta.

 Estou procurando trabalho. Sou carpinteiro. Talvez você tenha algum serviço para mim.

Disse-lhe o fazendeiro:

 Sim, claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.

 Acho que entendo a situação - disse o carpinteiro. – Mostre-me onde estão a pá e os pregos.

O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade.

O homem ficou ali, trabalhando o dia inteiro.

Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez da cerca, uma ponte foi construída ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido:

 Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei!

Mas, ao olhar novamente para a ponte, viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Mas permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou:

 Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.

De repente, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se no meio da ponte.

O carpinteiro começou a fechar a sua caixa de ferramentas.

 Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você!

E o carpinteiro respondeu:

 Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Procure sempre ler parabolas de sabedoria para sua reflexão sobre a vida

Jesus nos falava sempre por parabolas, naturalmente não poderia se comunicar em uma linguagem direta com o povo daquela época, visto que ainda não tinham a compreensão exata do que é uma vida regida pelos ditames do amor e da fraternidade, contudo até hoje ainda não entendemos direito as mensagens do grande mestre.

Vários palestrantes, professores,  lideres religiosos, politicos e lideranças  de outras áreas utilizam  este recurso que é tão precioso, pois através das parabolas nós conseguimos muitas vezes atingir o coração das pessoas, e auxiliar na transformação delas para melhor.

Para ilustrar como as parabolas podem servir até mesmo como um remédio milagroso, aqui vai uma parabola para que você possa refletir em sua vida:


O GÊNIO E AS ROSAS


Em uma casa, encontravam-se três amigos. Eles eram muito diferentes um do outro, com personalidades fortes, mas gostavam de estar juntos, talvez porque se completassem. Um era muito generoso, o outro era muito ingrato e o último era um conformado.
Quando viram o gênio, todos ficaram animados. Lembravam-se das histórias infantis, nas quais o gênio sempre realizava três desejos. Imediatamente um deles perguntou:
_ Gênio, o que você nos traz?
_ Rosas! _ disse o gênio.
Abriu seus braços e apareceram três belos buquês de rosas. Entregou um para cada homem e logo desapareceu. Os amigos se entreolharam, desapontados. Não compreenderam o presente. Não demorou para cada um tomar o seu rumo e deixar a casa.
O ingrato foi o primeiro a sair, maldizendo sua falta de sorte. A primeira vez que encontra um gênio e a única coisa que ganha são umas rosas estúpidas. Jogou o buquê ali mesmo no caminho.
O conformado, embora desapontado com o presente, resolveu levar as flores para casa e as pôs num jarro.
 O generoso, dono da casa, ficou feliz por ter encontrado um gênio e mais ainda por ter ganhado um presente. Saiu pela vizinhança distribuindo rosas. Estava tão contente com a possibilidade de partilhar seu presente com os outros que nem percebeu que as rosas nunca terminavam. Quanto mais distribuía, mais rosas apareciam em seus braços. Depois de algumas horas, voltou para casa, com um buquê muito maior, mais belo e perfumado do que o original. No dia seguinte, os amigos se reuniram e comentavam o que havia acontecido no dia anterior. Novamente o gênio aparece.
_ O que você deseja? _ perguntou um dos amigos.
_ Eu desejo que as rosas de vocês se transformem em ouro!_ respondeu o gênio.
O homem generoso olhou para trás e viu a sua casa cheia de ouro. Sobre a mesa, sobre o armário, no quarto…Por todo lugar havia ouro.
O conformado, ao regressar para sua casa, encontrou sobre a mesa um vaso cheio de ouro.
O  ingrato até tentou voltar ao local onde havia jogado as rosas, mas ali não havia mais nada, alguém já tinha recolhido as rosas que se transformaram em ouro e ele ficou sem nada.
 
Gostou da parabolas?  Coloque elas na sua vida. Leia outras diariamente.
 
Até outro post...

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Cultive o chá do sucesso diariamente na sua vida





Há vários tipos de chá na natureza que fazem bem em vários aspectos da saúde. Os japonenes são o povo campeão em tomar chá diariamente para a preservação da saúde.  Eu comecei  há pouco tempo a ser um fiel adepto de também tomar chá diariamente, contudo quero conversar com você sobre um tipo de chá que é diferente e  que  além de conservar a sua saúde, também vai fazer com que você tenha sucesso na sua vida pessoal e profissional.

A palavra chá, que eu me refiro é um acrônimo (CHA). São três qualidades que você deve desenvolver diariamente para elevar o seu potencial e ser uma pessoa competente, no alcance dos objetivos que são degraus para a trilha do seu sucesso. O CHA são os  conhecimentos, habilidades e atitudes, qualidades estas que devem ser ampliadas internamente, cultivadas arduamente por você mesmo no cotidiano.

Uma das chaves para o sucesso é o conhecimento, que é atualmente o diferencial, a moeda forte que fará com que você   esteja na frente das outras pessoas que não dão tanto valor à preparação intelectual. Contudo, de nada vale  você ter conhecimento senão aplica-lo, ou deixar  de transmitir  o que você sabe para as outras pessoas. Procure sempre aprender mais, a cada dia:  reflita, medite  e observe. Leia livros, participe de seminários, frequente palestras, esteja em grupos de debates sobre os  mais diversos assuntos, visto que a diversidade vai te ampliar o horizonte, agregar valor e te levar para frente em termos de crescimento pessoal e profissional.

A habilidade é justamente a aplicação do conhecimento na pratica. Tem que pôr a mão na massa, se envolver e praticar sempre,  para que você possa alcançar o seu objetivo. Por exemplo, se você tem o objetivo de falar bem em publico, é necessário que você estude técnicas de apresentação. Por outro lado também  é necessário que você saia da zona de conforto e busque falar sempre falar em público quando tiver oportunidade. Isto vale para todos os outros objetivos que você quer alcançar,  em qualquer área.

Concluindo,  a atitude   é que fará com que você seja  o diferencial onde você estiver. Ter atitude é ser uma pessoa assertiva, transparente e fazer com que as coisas aconteçam na hora em que tem que acontecer.  É não ficar parado, esperando que algum tesouro caia do céu. Na vida, se você não tiver atitude, as outras pessoas decidirão sempre o que você vai fazer, pois você abriu mão do seu próprio direito de decidir o seu caminho.  Então, não vai adiantar se você tem conhecimento e habilidade mas falta atitude. Será como um grande gênio, que nunca será reconhecido e viverá sempre na sombra da mediocridade.

Um abraço e até outro post.... 




sábado, 22 de abril de 2017

Não deixe que as outras pessoas ditem como será o seu tempo









O tempo é irrefutavelmente o recurso mais excasso do mundo. Portanto não deixe que ninguem controle o seu tempo, pois  a forma pela qual você utiliza o seu próprio tempo  sempre será uma escolha sua, mesmo que você opte  que os outros ditem como você utilizará o seu   tempo.

Não perca  seu tempo  com  futilidades ou coisas que são desnecessárias, como ilações  sobre a vida dos outros, programas de televisão que não acrescentam  nada  de valor para o seu conhecimento, pessoas negativas, navegar durante a maior parte do tempo pelas redes sociais sem nenhum objetivo, enfim são vários os ladrões do  tempo que fazem com que você não invista o seu tempo em conhecimentos,   que certamente levariam você para frente em termos de aperfeiçoamento  pessoal e profissional.

Salvo melhor juízo, as pessoas vivem perdendo tempo com  preocupações desnecessárias, parece que vivem  60% de suas vidas no passado, 40% por cento, ansiosas pelo seu futuro e apenas 10%  vivendo na realidade do presente. Lembremos que o presente é um “presente” de Deus, pois tudo o que nós estamos vivendo acontece sempre  neste momento, e não no futuro ou passado. Claro que devemos ter sempre um planejamento para o futuro, e  sobretudo aprender com os erros do passado.  

O grande desafio das pessoas é administrar o presente, lembrar sempre do passado, para que tenha boas recordações e aprender com os erros  da vida, mas não ficar angustiado ou lamentando o que aconteceu, pois ficou no passado. Parafraseando um velho ditado popular: “Quem vive de passado é museu”. 

Um grande homem chamado  Chico Xavier nos deixou  um legado em termos de pensamento que é o seguinte: “Não podemos voltar atrás para fazer um novo começo, mas podemos começar agora e  fazer  um final mais feliz para nós e para os outros também”




Ate´outro post....

quinta-feira, 13 de abril de 2017

O apagão da liderança

Eis ai o apagão da liderança. Está faltando lideres honestos no Brasil,   comprometidos com os resultados,  nas empresas, instituições governamentais, nos clubes de futebol, na política, nas empreiteiras, e outros setores. Contudo está faltando liderança na principal instituição que da origem à todas as outras: está faltando liderança nas familias.

Partindo-se do principio de que a familia é o nucleo da sociedade,  os pais devem  se conscientizar de que  acima de tudo, o seu maior legado é  formar seres humanos mais éticos e justos para que  no futuro haja um mundo mais igualitário e menos individualista.  Dizem que a educação se aprende de casa, e esta é uma responsabilidade que os pais não podem terceirizar para as escolas, ou seja, a educação é a principal responsabilidade dos pais,  perante os filhos.

A maior definição de liderança está na palavra "exemplo", por conseguinte, os pais devem educar os seus filhos com muito dialogo, mas sobretudo com o próprio exemplo, pois as atitudes sempre falarão mais alto do que as palavras.  Se cada núcleo familiar fizer a sua parte, inspirando os seus  filhos para que caminhem na trilha da ética, aprendam a respeitar as diferenças, sejam disciplinados e acima de tudo,  futuros adultos que tenham valores como a honestidade e a transparência no proceder, com certeza estaremos contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária neste País.

Agora, ter educação é diferente de ter cultura. Conheço muita gente que tem cultura, mas não tem educação e vice-versa. Não é preciso ter titulos acadêmicos para educar uma criança com valores morais e éticos, basta ter paciência e força de vontade para educar do modo que tem que ser feito e sobretudo "dar sempre o exemplo".

Lembre-se que no seu pequeno universo, você pode fazer a diferença através da sua  conduta, sua palavra, suas atitudes e principalmente seus exemplos. Então, não deixe a chama da liderança se apagar na sua própria familia!!!

Seja um diferencial no mercado. Vá além das expectativas!!!

Dica Corporativa:

Se você somente faz aquilo que é pago para fazer, somente receberá o mesmo valor sempre. Experimente ir além das expectativas, estar sempre acima da média. Falo isso porque o "mercado" não paga a mais, pelas pessoas medianas. Ele paga por profissionais que são "outstand" (acima da média).

As empresas não querem profissionais "mais ou menos", ao contrário, os recrutadores estão justamente atrás de profissionais que são raros no mercado. Pense nisso: as pessoas fazem sucesso pela sua raridade e não pela média do mercado.

Então, para que você seja uma pessoa rara no mercado, acima da média, procure sempre o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Esteja sempre disposto a aprender e reaprender.
Principalmente, aprenda com a experiência das outras pessoas, e ainda com os seus e próprios erros. Invista nos estudos, procure se atualizar. Seja uma pessoa disposta a enfrentar desafios. Seja sempre uma pessoa humilde e onde você estiver, sirva as pessoas.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Quem escreve o roteiro da sua vida sempre será você mesmo!!!

  
Eu sou assim porque moro em comunidade
Eu sou assim porque não me deram chance na vida
Eu sou assim porque o sistema funciona desta forma
Eu sou assim porque meu marido ou esposa não me tratam do jeito que eu mereço
Eu sou assim porque eu não tive chance de estudar
Eu sou assim porque eu nasci em berço de madeira
Eu sou assim porque as pessoas disseram que eu não conseguiria nada na vida
Eu sou assim porque dei a minha vida pelos meus filhos
Na realidade não é o que acontece a você que vai determinar o que você será ou onde vai estar na sua vida. É o que você faz com o que acontece com você!
Lembre-se que a vida é um roteiro, escrito por um roteirista chamado "você"!
 

quinta-feira, 30 de março de 2017

A escada para o sucesso






 
Prezado leitor (a), parafraseando o escritor Norman Vicent Peale,  o grande segredo para se ter sucesso  na vida, não é o que aconteceu   com você,  na realidade é o que você faz com aquilo que aconteceu a você. A escada para o sucesso, seja  na área pessoal ou profissional é um caminho árduo de muitos ajustes ao longo do caminho, mas é necessário ter coragem, confiança, força de vontade e humildade para aprender com o erros e continuar de cabeça erguida na caminhada.

Existem três tipos de pessoas neste mundo:
a) As pessoas que ficam observando o que acontece, e perguntam depois porque aconteceu, mas não fizeram nada para mudar os acontecimentos;
b) As pessoas que nem sequer observam e vivem reclamando das suas vidas;
c) As pessoas que fazem acontecer e tomam as redeas do seu proprio destino.

Faça um exame de si mesmo e se questione a cada dia:

Que tipo de pessoa eu quero ser neste mundo?




Francinaldo Lobato Gomes, 43 anos, em depoimento ao UOL “Nasci na cidade Abaetetuba, interior do Pará, e fiquei órfão de mãe aos dois anos. Morando com os meus avós paternos, a situação era difícil e havia a crença de que ‘filh...... - Veja mais em https://estilo.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2017/03/01/fugi-de-casa-para-virar-medico-me-afundei-e-agora-sei-lidar-com-dividas.htm?cmpid=copiaecola

Francinaldo Lobato Gomes, 43 anos, em depoimento ao UOL “Nasci na cidade Abaetetuba, interior do Pará, e fiquei órfão de mãe aos dois anos. Morando com os meus avós paternos, a situação era difícil e havia a crença de que ‘filh...... - Veja mais em https://estilo.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2017/03/01/fugi-de-casa-para-virar-medico-me-afundei-e-agora-sei-lidar-com-dividas.htm?cmpid=copiaecola
Francinaldo Lobato Gomes, 43 anos, em depoimento ao UOL “Nasci na cidade Abaetetuba, interior do Pará, e fiquei órfão de mãe aos dois anos. Morando com os meus avós paternos, a situação era difícil e havia a crença de que ‘filh...... - Veja mais em https://estilo.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2017/03/01/fugi-de-casa-para-virar-medico-me-afundei-e-agora-sei-lidar-com-dividas.htm?cmpid=copiaecola


Francinaldo Lobato Gomes, 43 anos, em depoimento ao UOL “Nasci na cidade Abaetetuba, interior do Pará, e fiquei órfão de mãe aos dois anos. Morando com os meus avós paternos, a situação era difícil e havia a crença de que ‘filh...... - Veja mais em https://estilo.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2017/03/01/fugi-de-casa-para-virar-medico-me-afundei-e-agora-sei-lidar-com-dividas.htm?cmpid=copiaecola

Francinaldo Lobato Gomes, 43 anos, em depoimento ao UOL “Nasci na cidade Abaetetuba, interior do Pará, e fiquei órfão de mãe aos dois anos. Morando com os meus avós paternos, a situação era difícil e havia a crença de que ‘filh...... - Veja mais em https://estilo.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2017/03/01/fugi-de-casa-para-virar-medico-me-afundei-e-agora-sei-lidar-com-dividas.htm?cmpid=copiaecola

quarta-feira, 29 de março de 2017

Na vida também é necessário enxergar além das circunstâncias








Prezado leitor (a),  por vezes nós concentramos toda a nossa visão em enxergar a arvore, quando esquecemos de olhar toda a floresta. Antes de tomar qualquer decisão ou atitude torna-se necessário que façamos uma reflexão sobre o futuro. Isto é ter visão do que poderá acontecer  conosco diante de uma análise criteriosa das consequências que poderão surgir, diante das  circunstâncias e dos atores envolvidos em uma determinada situação. Para ilustrar o que eu estou falando, logo abaixo, está uma pequena história:

 
Aquele fazendeiro tinha um lindo cavalo que um certo dia adoeceu gravemente e já não conseguia mais parar em pé. Ao ver o cavalo sofrendo tanto, resolveu chamar um veterinário.

O veterinário examinou-o durante um longo tempo e, por fim, observou:
Olhe, o seu cavalo está com uma virose muito grave. Eu dei-lhe uma injeção, mas não sei se o bicho vai reagir. Amanhã eu voltarei e se ele não reagir, infelizmente teremos que sacrificá-lo. E foi embora.

O porco, vizinho de estábulo do cavalo, ao ouvir a conversa, ficou compadecido com a situação do amigo.
  Ei, você tem de reagir ? recomendava. ? Não pode se entregar desse jeito. Descansa bastante hoje a noite e amanhã você estará novo em folha. O cavalo relinchou baixinho, agradecendo.

No dia seguinte, o cavalo continuava deitado quando eles chegaram.
  É infelizmente vamos ter de sacrificá-lo. ? lamentou o veterinário.

E o porco, quase desesperado:
Ei, amigo. Levanta! Vamos, força! É agora ou nunca!

Nisso, num esforço fenomenal, o cavalo levanta-se lentamente e depois sai correndo.

  Viva! ? bradou o fazendeiro. ? O cavalo se recuperou. Vamos fazer uma festa pra comemorar! Mata o porco!

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O possivel já foi feito. O impossivel é só uma questão de tempo!!!




 Quantas pessoas não desistem de seus sonhos, porque acharam que era impossível chegar até os seus objetivos  e aspirações? Pois é, por vezes, nós acabamos tendo uma vida mediocre,  porque nós mesmos nos limitamos de acordo com as nossas crenças e paradigmas.

A definição de paradigma de uma forma mais simples, é a maneira como nós olhamos a vida, ou seja, cada um interpreta a realidade da vida de acordo com a  sua própria lente. Por vezes, é preciso limpar ou trocar as lentes, pois somente estamos enxergando  as nossas próprias limitações, como se estivessemos dentro de um poço, sem olhar para cima e ver a luz que vai nos levar em direção aos ideais que nós acalentamos no fundo do nosso coração.

Contudo a maioria das pessoas ainda insiste em permanecer no fundo do poço, aguardando algum milagre que possa acontecer, ou esperando que as outras pessoas façam o que somente elas podem fazer: pegar a corda, e começar a subir com o seu próprio esforço, sem vitimismo  ou  lamentações.

Há um ditado romano que diz o seguinte: O "impossivel"  não é um fato, é uma questão de  "opinião". Então ser aprovado em um concurso público não é impossivel, é uma questão de opinião. Chegar onde você quer chegar e merece,  não é impossivel, ao contrario, é uma questão da sua própria opinião.

Procure avaliar as suas lentes ou paradigmas para não se deixar levar pela opinião das outras pessoas ou um julgamento depreciativo de você mesmo.

Um Abraço e até outro post.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A sabedoria é um dos bens mais preciosos da nossa vida














Como eu sempre gosto de ditados e parábolas, há um velha  parábola que nos diz o seguinte:  "Quando estamos novos, somos como um motorista inexperiente em um carro zero como se fosse um corpo mais novo, contudo, quando estamos com mais idade somos como um motorista mais experiente, mas com um carro mais velho, nosso corpo já está desgastado pelas intempéries da vida.


O Luis Fernando Verissimo enumerou dez lições que a gente somente aprende quando já está com uma idade mais avançada. Para mim sabedoria é um dos bens mais preciosos da nossa vida.

Coisas que levei anos para aprender

 


1. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.

2. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria reuniões.
 
3. Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental".

4. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.

5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.

6. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.
 
7. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.

8. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.
 
9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.

10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.



Autor: Luis Fernando Veríssimo