quinta-feira, 13 de abril de 2017

O apagão da liderança

Eis ai o apagão da liderança. Está faltando lideres honestos no Brasil,   comprometidos com os resultados,  nas empresas, instituições governamentais, nos clubes de futebol, na política, nas empreiteiras, e outros setores. Contudo está faltando liderança na principal instituição que da origem à todas as outras: está faltando liderança nas familias.

Partindo-se do principio de que a familia é o nucleo da sociedade,  os pais devem  se conscientizar de que  acima de tudo, o seu maior legado é  formar seres humanos mais éticos e justos para que  no futuro haja um mundo mais igualitário e menos individualista.  Dizem que a educação se aprende de casa, e esta é uma responsabilidade que os pais não podem terceirizar para as escolas, ou seja, a educação é a principal responsabilidade dos pais,  perante os filhos.

A maior definição de liderança está na palavra "exemplo", por conseguinte, os pais devem educar os seus filhos com muito dialogo, mas sobretudo com o próprio exemplo, pois as atitudes sempre falarão mais alto do que as palavras.  Se cada núcleo familiar fizer a sua parte, inspirando os seus  filhos para que caminhem na trilha da ética, aprendam a respeitar as diferenças, sejam disciplinados e acima de tudo,  futuros adultos que tenham valores como a honestidade e a transparência no proceder, com certeza estaremos contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária neste País.

Agora, ter educação é diferente de ter cultura. Conheço muita gente que tem cultura, mas não tem educação e vice-versa. Não é preciso ter titulos acadêmicos para educar uma criança com valores morais e éticos, basta ter paciência e força de vontade para educar do modo que tem que ser feito e sobretudo "dar sempre o exemplo".

Lembre-se que no seu pequeno universo, você pode fazer a diferença através da sua  conduta, sua palavra, suas atitudes e principalmente seus exemplos. Então, não deixe a chama da liderança se apagar na sua própria familia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário