sábado, 13 de junho de 2015

A importância de treinar ou se preparar antes para a conquista dos seus objetivos






Em uma recente pesquisa sobre o modo de vida dos brasileiros foi realçado que  uma das maiores deficiências  na realização de suas ações  é que eles não  treinam ou se preparam para  alcançar as suas metas e objetivos.  Torna-se necessário levar em consideração o que já dizia Benjamin Franklin, por volta de 1750: “Quem não leva a sério a preparação de algo, está se preparando para o fracasso".

 Há ainda um ditado atribuído a Doutrina Militar  que fala  o seguinte: “Treino duro, Combate fácil”, ou seja, se você realmente se preparar com afinco, foco e  disciplina em tudo que você fizer, pode ter certeza que  sempre conseguirá alcançar o êxito em seus objetivos.  

No tocante  a  maioria das ações ou realizações que você tem em mente por fazer, é  necessário que haja uma prévia preparação, para  que você não encontre a trilha do fracasso pela frente. Uma palestra, uma entrevista ou  um negócio que você está fechando, entre outras ações do cotidiano, seriam melhor pautadas pelo sucesso, se você fizer antes um bom treinamento, para evitar surpresas indesejáveis.

Na área de vendas também é necessário sempre um boa preparação ou treinamento. O vendedor precisa se preparar no tocante a abordagem ao cliente, saber como vai explorar o serviço ou produto que será repassado ao consumidor, e para que o processo ocorra da melhor maneira, este vendedor deverá saber e treinar bastante algumas técnicas de vendas.

Além disso, se treinarmos antes de qualquer  abordagem, negociação ou apresentação, fará com que fiquemos mais confiantes na nossa argumentação, e deixará as pessoas com uma impressão bastante positiva com relação  a exposição de nossas idéias,  de maneira mais clara e convicente.  

Treinar ou se preparar para alcançar as nossas metas e objetivos, pode dar algum trabalho, mas com certeza vamos nos destacar em relação a outras pessoas, pois a maioria  das pessoas não se preparam para enfrentar uma situação, fazer uma boa  argumentação e   melhorar a  capacidade de convencer e influenciar as outras pessoas. Até mesmo para qualquer reunião, se soubermos antecipadamente o tema, podemos nos preparar para apresentarmos as nossas sugestões e aparecer positivamente para o nosso chefe e demais companheiros.

Nós vivemos a todo  momento nos preparando para alguma coisa nas nossas vidas, como por exemplo, fazer uma prova, passar em um concurso, convencer as pessoas através de argumentos irrefutáveis, entre outras situações. Portanto a importância de uma boa preparação ou treinamento em tudo o que você fizer,  pode significar a diferença entre o fracasso ou a  vitória.



terça-feira, 9 de junho de 2015

A administração do tempo






Prezado amigo (as), vocês por acaso sabem qual seria o recurso mais escasso do mundo? Vocês podem não concordar comigo, mas o “tempo”  é o recurso mais escasso do mundo, pois podem ter certeza que ele não volta, ou até agora ninguém inventou uma maquina capaz de voltar no tempo.

Há uma frase do escritor Pedro Cassiano que fala o seguinte: “Cada minuto que passa pode ser tudo que me resta, mas eu desperdiço o tempo como se ele fosse infinito”. Pois é, o tempo é finito, do ponto de vista de nossas vidas,  mas poucos são os homens ou mulheres que têm a verdadeira consciência dessa irrefutável limitação do prazo de validade de suas vidas.

Salvo melhor juízo, para começarmos a administrar o tempo, temos que  internalizar em nossas mentes e corações que o tempo realmente é um recurso escasso. A partir  desta constatação, vamos fazer um balanço de nossas vidas:  será que somos felizes aonde nós estamos, ou com quem convivemos. Será que nós estamos gastando o “tempo” ou investindo no “tempo”.

Esses são questionamentos que somente você pode responder, é um questão de foro  intimo, mas quero alertar que viver é diferente de sobreviver.  Pasmem, mas uma das principais reclamações  das pessoas na atualidade é justamente a falta de tempo, para que elas façam tudo que elas teriam em mente para realizar, parece que o dia é curto ou temos a nítida sensação de que a vida está passando rápido demais.

Um dos trechos de um poema do nosso saudoso Mario Quintana  nos faz refletir  sobre o seguinte: “quando se vê, já são seis horas, quando se vê, já é sexta-feira, quando se vê já é Natal, quando se vê, já terminou o ano...”

Para começarmos a administrar o nosso tempo, sugiro uma sequência de passos,  que com certeza vai nos tornar mais felizes e produtivos:

1º) Relacionar  tudo o que fazemos no dia-a-dia, em uma folha de papel ou na forma digital;
2ª) Colocar em ordem de importância;
3º) Inserir os horários;
4º) Tentar sempre cumprir aqueles horários;
5º) Lembre-se que  é um plano, e tente ser flexível;
6º) Foque no que realmente vai valer a pena na sua vida, não mate o tempo, ao contrário, invista nele, estudando e aprendendo sempre   a cada dia;
7º) Invista sempre seu tempo  no que for agregar valor para você  e  quem estiver ao seu lado.

Não perca seu tempo com reclamações, amarguras ou alimentando sentimentos negativos como ódio ou rancor, isso só vai  fazer diminuir o seu tempo,  que você não sabe quando vai acabar, pois com certeza você vai desenvolver alguma doença.

Seja um entusiasta da vida, encare os fatos e as pessoas  com uma atitude otimista e  pró-ativa,  surpreenda  as pessoas com momentos “mágicos” e não desista nunca de seus sonhos ou objetivos, pois somente assim você poderá aproveitar ao máximo o seu “tempo” e deixar um legado  positivo na vida das pessoas.






segunda-feira, 8 de junho de 2015

A administração pessoal na sociedade do consumo






Prezados leitores (as),  há um trecho de uma frase do famoso escritor português Fernando Pessoa, que diz o seguinte: “navegar é preciso”.  Traçando um paralelo desta afirmação, posso também ratificar que “administrar é necessário”, principalmente as finanças pessoais, pois estamos em um mundo globalizado, cujo ritmo é ditado por uma sociedade de consumo.

Portanto administrar o orçamento pessoal, sem se deixar influenciar pelos comerciais de televisão, pelas marcas de roupa, relógios, e outros bens, tem sido uma tarefa  muito difícil  para todos integrantes da família.

Se você tem usa uma  marca que está na  moda, você vale mais em uma sociedade do consumo, ou seja, dependendo da marca que você usar, será mais aceito ou não nesta sociedade.  Se estou usando uma marca de uma roupa do Cristiano Ronaldo ou do Neymar, eu tenho uma “estampa”  que vai me valorizar  mais ainda nesta sociedade do consumo.

Esta idéia de valorização pessoal é muito importante, tendo em vista que eu compro coisas que eu não gosto, com o dinheiro que eu não tenho, para provar à pessoas que eu não conheço, uma pessoa que eu não sou.

Depois desta exposição, o que eu quero falar é o seguinte: não se deixe levar pela sociedade de consumo, pois este comportamento poderá prejudicar as suas finanças pessoais, e consequentemente ter outras implicações, tais como a ansiedade, o descontrole emocional e influenciar na sua própria saúde.

Seja você mesmo, não  vou dizer para que você seja radicalmente contra uma roupa de marca ou queria ter um carro do ano. Não é isso, eu estou falando de equilíbrio financeiro e de você ser você mesmo.

Você não precisa provar para as outras pessoas o que você é ou o que você não é, basta que você seja uma pessoa autentica, honesta e sincera. Administre a sua conta pessoal com muita sobriedade, não adianta por a mão onde você não alcança e se atolar dívidas, para exibir uma marca ou adquirir um bem que você sabe que vai redundar  em  uma divida que irá comprometer o seu orçamento pessoal.
Enfim, tenha claro em sua mente o seguinte: há uma sociedade do consumo que está consubstanciada em um mundo globalizado, no qual somos influenciados por inúmeros comerciais, gente famosa, marcas, “outdorrs”  e mídias digitais.

A partir do momento em que esta influencia começa a prejudicar o nosso orçamento, de forma consciente ou inconsciente, é que temos que ligar a luz do alerta da  nossa consciência e colocar  o bom senso  como direcionamento na administração de nosso orçamento pessoal.


O assunto da administração pessoal não acaba neste artigo, vou colocar outros “posts” acerca desta atividade, pois saber administrar o seu orçamento, fará a diferença de vida para você, sua família,  a empresa na qual você é um colaborador e na sociedade. 


sexta-feira, 5 de junho de 2015

O que é Logística?

O que é Logística?



Nesta nova onda da administração, onde tudo muda a cada momento, em função  da tecnologia, inovação em processos e novas formas de se encarar o horizonte administrativo, um das áreas que atualmente está mais em voga  é a logística. Com certeza, quando você se desloca para ir ao seu trabalho ou qualquer outro lugar, já deve ter visto esta palavra “logística”, estampada em várias carretas, caminhões ou “outdoors” e comerciais  de empresas.

Na realidade, muitos termos são empregados pelas pessoas, sem que elas saibam o verdadeiro significado daquelas palavras. Elas pronunciam muitas vezes para aparecer, falar “bonito” ou fazer as outras pessoas acreditarem que  apresentam um grau de cultura elevado. É  aquela situação, que por vezes se torna até cômica:  em vez de se falar com simplicidade, prefere-se dificultar e empregar algum termo que não caberia no contexto da situação ou reunião.

Prezado leitor, depois destas considerações, que na realidade servem como incentivo, para a gente sempre estar atualizado neste mundo da administração, vamos passar a tecer algumas  considerações  sobre “logística”. Naturalmente, que em um único artigo, ou até mesmo um único livro, jamais esgotaríamos  o assunto. Vamos debater vários tópicos, em outros artigos, acerca de logística, está área  em que há carência de profissionais especializados para preencher a demanda de empresas públicas e privadas aqui no Brasil.

Pasmem meus amigos, mas a primeira operação logística aconteceu  na pré-história, quando o homem virou nômade, e começou a se deslocar em busca de outras áreas no planeta. Surgia, então, as atividades  logísticas de transporte (deslocamento do homem, de um lugar para outro e a  armazenagem (conservação de parte dos  animais abatidos  na caça). 

O termo “logística” vem do grego “logos”, significando “discurso, razão, racionalidade. Por outro lado, a palavra “logística” tem sua origem no verbo francês loger – alojar ou acolher. A logística também tem origem, essencialmente no meio militar. Foi a principio, utilizada para descrever a ciência da movimentação, abastecimento, suprimento de tropas, nas  guerras travadas  por povos antigos, tais como em Roma, Grécia e inúmeros outros povos  ao longo dos tempos.

Após a segunda guerra mundial, a logística começou a ser empregada pelas empresas, para fazer frente à concorrência, visto que o mundo iria se transformar em uma grande aldeia global. Os produtos então tornaram-se “comoditties”, isto é, várias  empresas oferecendo o mesmo produto, com as mesmas especificações. A saída então é agregar valor àquele produto, por meio da logística.

Há varias definições acadêmicas acerca de logística, como por exemplo, pela definição do Comcil of Supply Chain Management Professional:  “Logistica é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo  e armazenamento eficiente e econômico  de matérias-primas, materiais em processo e produtos acabados, bem como as informações a ele relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o próposito de atender a exigência dos clientes” (Carvalho, 2001).

Com certeza, há outras definições acadêmicas, de outros autores, mas entendo que  esta seria a definição mais completa de logística, para quem está iniciando a sua aprendizagem nesta área. O que nós temos que compreender  é  que a logística,  é administrar o fluxo do material para que ele seja  remetido para o lugar certo, no momento certo, na quantidade certa, com a especificação certa, com a documentação certa, com a finalidade de atender as necessidades do cliente,  a um custo competitivo que seja interessante para os dois lados: “tanto a origem(fornecedor, atacadista ou varejista) e o destino final (o cliente).

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Dois moradores de rua aprovados para Concurso Público em BH. Força de Vontade e Determinação.






O que ainda me faz acreditar que no Brasil, é que  vale a pena investir na educação, potencial, criatividade, auto-confiança  e força de vontade que tem os brasileiros. Vendo hoje pela manhã, o jornal diário na Globo, vi a reportagem de dois moradores de rua, que foram aprovados em concurso publico em Belo Horizonte. 

Nenhum do dois tinham um teto pra morar, ou seja, moravam nas ruas ou debaixo da ponte. Podem acreditar: um dos moradores de rua, Marcelo Batista Santiago, de 39 anos, passou em primeiro lugar no concurso público para auxiliar de limpeza da empresa estadual Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS). Quase 12 mil candidatos disputaram uma das 300 vagas oferecidas. Mais do que alcançar o topo da lista, o morador de rua, que viveu perambulando por Belo Horizonte entre 2012 e 2014, conseguiu retomar o controle da própria vida. Ele  juntou trinta e cinco reais, comprou uma apostila e estudou em uma biblioteca pública, dia e noite 

O  outro morador de rua, Jusair Santos da Silva, de 50 anos, ao saber que foi o 20º colocado no mesmo concurso disputado por Marcelo Batista Santiago, assim como o candidato mais bem colocado, Silva também viveu nas ruas de Belo Horizonte por quase três anos.  Determinado a mudar de vida, conseguiu alguns livros emprestados e estudou também dia e noite. 



Como não acreditar que todos nós podemos chegar aonde  queremos, independentemente dos óbices e dificuldades? Querer é  poder, quando a gente arruma meios e não desculpas. A escolha é nossa: se queremos permanecer na fila da mesmice ou sair da confortavel zona de conforto e ir à luta para alcançar nossos objetivos.

Pense nisso, neste feriado do "Corpus Christi", vale a pena refletir: A sorte é uma questão de oportunidade, mas também é muito mais uma opção sua de olhar a vida por um aspecto mais positivo e fazer acontecer por você mesmo.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Será que você age com ética nas suas atitudes?


Prezados amigos (as), será que em nossas atitudes diárias procuramos aplicar a ética como o principal mote , quando nos relacionamos com o nosso próximo, no trabalho, no seio familiar, ou em qualquer lugar onde nós estejamos, sendo até mesmo quando estamos sozinhos, na nossa própria intimidade. A Bíblia nos recita que em Hebreus, capitulo 12, versículo 21, nós estamos sempre rodeados por uma grande nuvem de testemunhas.


Salvo melhor juízo, nós como administradores, ou qualquer outro profissional, temos que ter a ética como principio basilar de nossas condutas, em qualquer lugar onde nós estivermos. Há também um trecho da musica do Jorge Benjor no qual é mencionado que se o malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem.


O que eu quero dizer é o seguinte: Uma boa parte das empresas constituídas, na maioria das vezes peca pela falta de ética na condução dos seus negócios e na conquista de seus objetivos, seja empresa pública ou privada. Diariamente, estamos constatando nos noticiários, a corrupção, o mau emprego das verbas públicas, a aplicação da “Lei de Gerson”, e a gente acaba achando que isto é normal, pois acabamos nos acostumando com o que não está certo, do ponto de vista ético.


É impressionante nós constatarmos que, por vezes, acabamos arrumando uma desculpa para justificar, o injustificável, em vez de termos a hombridade de falar que realmente nós erramos, vamos voltar atrás e corrigir o que está errado. Ou seja, preferimos permanecer na zona de conforto, em vez de tentar cortar a raiz dos “baobas” que estão encrustados em nosso próprio interior.


Para que realmente venhamos a ter sucesso na empresa em que ora labutamos, e no convívio familiar, torna-se necessário que sejamos transparentes no proceder, assertivos no que nós fazemos, dar o melhor que podemos realizar, e agir com ética, honestidade e transparência em todos os momentos de nossa vida.


Eu nunca me esqueço de um filme que recomendo que todos vejam: trata-se de “O Ultimo Samurai”, no qual Tom Cruize no papel do Capitão Nathan Algren acaba aos poucos mudando a si mesmo para melhor, do ponto de vista ético, pela cultura e valores dos guerreiros “Samurais”, pois tinham a ética, honestidade e a tradição como condutor de seus pensamentos e atitudes.


Se realmente queremos um mundo melhor para nós, para a nossa família e a sociedade, precisamos começar mudar o nosso interior, apreciar o que realmente vale para o “bom viver”. Há outro ditado que diz o seguinte: “o melhor travesseiro para nós descansarmos é o da consciência tranquila”. O que adianta ganharmos tanto dinheiro, se não estivermos com a nossa consciência tranquila? A gente pode e deve ser feliz, seja no meio familiar, na empresa, ou aonde a gente quiser fazer a diferença para nós e para as outras pessoas.


Então, comece hoje uma transformação na sua vida, não fique na “mesmice”. Dê o primeiro passo, e não pare mais. Transmita o entusiasmo, confiança e a gentileza por onde você passar. Tenho certeza que agindo desta maneira, tendo por principio basilar de seu proceder, a ética, para com todos os seus semelhantes, podemos todos construir um mundo melhor para todos nós.

Eficiência e Eficacia não são a mesma coisa