Prezados amigos (as), será que em nossas atitudes diárias procuramos aplicar a ética como o principal mote , quando nos relacionamos com o nosso próximo, no trabalho, no seio familiar, ou em qualquer lugar onde nós estejamos, sendo até mesmo quando estamos sozinhos, na nossa própria intimidade. A Bíblia nos recita que em Hebreus, capitulo 12, versículo 21, nós estamos sempre rodeados por uma grande nuvem de testemunhas.
Salvo melhor juízo, nós como administradores, ou qualquer outro profissional, temos que ter a ética como principio basilar de nossas condutas, em qualquer lugar onde nós estivermos. Há também um trecho da musica do Jorge Benjor no qual é mencionado que se o malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem.
O que eu quero dizer é o seguinte: Uma boa parte das empresas constituídas, na maioria das vezes peca pela falta de ética na condução dos seus negócios e na conquista de seus objetivos, seja empresa pública ou privada. Diariamente, estamos constatando nos noticiários, a corrupção, o mau emprego das verbas públicas, a aplicação da “Lei de Gerson”, e a gente acaba achando que isto é normal, pois acabamos nos acostumando com o que não está certo, do ponto de vista ético.
É impressionante nós constatarmos que, por vezes, acabamos arrumando uma desculpa para justificar, o injustificável, em vez de termos a hombridade de falar que realmente nós erramos, vamos voltar atrás e corrigir o que está errado. Ou seja, preferimos permanecer na zona de conforto, em vez de tentar cortar a raiz dos “baobas” que estão encrustados em nosso próprio interior.
Para que realmente venhamos a ter sucesso na empresa em que ora labutamos, e no convívio familiar, torna-se necessário que sejamos transparentes no proceder, assertivos no que nós fazemos, dar o melhor que podemos realizar, e agir com ética, honestidade e transparência em todos os momentos de nossa vida.
Eu nunca me esqueço de um filme que recomendo que todos vejam: trata-se de “O Ultimo Samurai”, no qual Tom Cruize no papel do Capitão Nathan Algren acaba aos poucos mudando a si mesmo para melhor, do ponto de vista ético, pela cultura e valores dos guerreiros “Samurais”, pois tinham a ética, honestidade e a tradição como condutor de seus pensamentos e atitudes.
Se realmente queremos um mundo melhor para nós, para a nossa família e a sociedade, precisamos começar mudar o nosso interior, apreciar o que realmente vale para o “bom viver”. Há outro ditado que diz o seguinte: “o melhor travesseiro para nós descansarmos é o da consciência tranquila”. O que adianta ganharmos tanto dinheiro, se não estivermos com a nossa consciência tranquila? A gente pode e deve ser feliz, seja no meio familiar, na empresa, ou aonde a gente quiser fazer a diferença para nós e para as outras pessoas.
Então, comece hoje uma transformação na sua vida, não fique na “mesmice”. Dê o primeiro passo, e não pare mais. Transmita o entusiasmo, confiança e a gentileza por onde você passar. Tenho certeza que agindo desta maneira, tendo por principio basilar de seu proceder, a ética, para com todos os seus semelhantes, podemos todos construir um mundo melhor para todos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário