segunda-feira, 8 de junho de 2015

A administração pessoal na sociedade do consumo






Prezados leitores (as),  há um trecho de uma frase do famoso escritor português Fernando Pessoa, que diz o seguinte: “navegar é preciso”.  Traçando um paralelo desta afirmação, posso também ratificar que “administrar é necessário”, principalmente as finanças pessoais, pois estamos em um mundo globalizado, cujo ritmo é ditado por uma sociedade de consumo.

Portanto administrar o orçamento pessoal, sem se deixar influenciar pelos comerciais de televisão, pelas marcas de roupa, relógios, e outros bens, tem sido uma tarefa  muito difícil  para todos integrantes da família.

Se você tem usa uma  marca que está na  moda, você vale mais em uma sociedade do consumo, ou seja, dependendo da marca que você usar, será mais aceito ou não nesta sociedade.  Se estou usando uma marca de uma roupa do Cristiano Ronaldo ou do Neymar, eu tenho uma “estampa”  que vai me valorizar  mais ainda nesta sociedade do consumo.

Esta idéia de valorização pessoal é muito importante, tendo em vista que eu compro coisas que eu não gosto, com o dinheiro que eu não tenho, para provar à pessoas que eu não conheço, uma pessoa que eu não sou.

Depois desta exposição, o que eu quero falar é o seguinte: não se deixe levar pela sociedade de consumo, pois este comportamento poderá prejudicar as suas finanças pessoais, e consequentemente ter outras implicações, tais como a ansiedade, o descontrole emocional e influenciar na sua própria saúde.

Seja você mesmo, não  vou dizer para que você seja radicalmente contra uma roupa de marca ou queria ter um carro do ano. Não é isso, eu estou falando de equilíbrio financeiro e de você ser você mesmo.

Você não precisa provar para as outras pessoas o que você é ou o que você não é, basta que você seja uma pessoa autentica, honesta e sincera. Administre a sua conta pessoal com muita sobriedade, não adianta por a mão onde você não alcança e se atolar dívidas, para exibir uma marca ou adquirir um bem que você sabe que vai redundar  em  uma divida que irá comprometer o seu orçamento pessoal.
Enfim, tenha claro em sua mente o seguinte: há uma sociedade do consumo que está consubstanciada em um mundo globalizado, no qual somos influenciados por inúmeros comerciais, gente famosa, marcas, “outdorrs”  e mídias digitais.

A partir do momento em que esta influencia começa a prejudicar o nosso orçamento, de forma consciente ou inconsciente, é que temos que ligar a luz do alerta da  nossa consciência e colocar  o bom senso  como direcionamento na administração de nosso orçamento pessoal.


O assunto da administração pessoal não acaba neste artigo, vou colocar outros “posts” acerca desta atividade, pois saber administrar o seu orçamento, fará a diferença de vida para você, sua família,  a empresa na qual você é um colaborador e na sociedade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário