domingo, 12 de julho de 2015

O quarteto fantástico da superação. A única pessoa que você tem obrigação de superar será você mesmo.








Os obstáculos e desafios sempre nos assaltam a todo momento. O que fazer para que possamos alcançar o sucesso, superar os obstáculos e seguir em frente na vida?

Trata-se de uma questão singular, pois quase sempre nós pensamos que estamos competindo com os outros, mas a verdadeira competição está em superar os nossos próprios limites, para que a nossa vida realmente tenha um significado, e constituir um legado precioso para nós mesmos e as pessoas.

Contudo para superar a si mesmo, torna-se necessário antes de tudo, fazer um exame de consciência e cultivar o auto-conhecimento, ou seja, conhecer os nossos pontos fracos e fortes, nossos verdadeiros sentimentos, defeitos e qualidades. Um bom exercício é diariamente pararmos por alguns minutos para fazermos uma reflexão, e fazer  uma dialogo interno.

Parece  contraditório, mas na realidade a maioria das pessoas não conhece nem um quarto delas mesmas, agem guiadas  por uma idéia ou causa que lhes foi apresentada por outras pessoas  mais influentes,ou seja, são apegadas à paradigmas limitantes desde que nasceram. No Brasil, por exemplo, a maioria das escolas ensinam que devemos ter um emprego estável, ter sempre um salário, mesmo que este rendimento  somente possibilite  pagar as contas do mês, quando é possível, mas nunca sobra, ou a pessoa passa o mês sempre devendo, sem contar os empréstimos que nunca são finalizados.

Superar os nossos limites, é pegarmos a rédea de nossos destinos,  ancorados na  confiança em nós mesmos, e uma força de vontade indomável. Temos que ter auto-confiança, pois se não acreditarmos que podemos conseguir, ninguém fará isto por nós. Não tem como vencer na vida, se em nossa mente, estamos com um paradigma limitante. Na realidade nossa mente é programada do jeito que nós quisermos, ou seja, você é o grande responsável pela programação da sua mente.

Além da auto-confiança, é necessário ter uma força de vontade expressiva para  superar limites, pois a força de vontade é o que vai nos levar de um ponto para o outro na trajetória de nossas vidas. Ter força de vontade é mover-se para um direcionamento sempre positivo, é não se deixar levar pela preguiça, que é a ferrugem da alma. É não ficar parado esperando as coisas acontecerem, ao contrário é fazer com que as circunstâncias da vida se tornem nossa aliada para conseguir alcançar os nossos objetivos.

Perseverança é uma  outra qualidade que devemos cultivar para superar os nossos limites. Um dos meus alunos me questionou até quando ele deveria investir e estudar para passar em um concurso. Eu respondi a ele que se ele acreditar que vai passar, tiver força de vontade e perseverança, com certeza vai lograr êxito, pois para concurso a gente estuda até passar, sem desistir, mesmo que tenha sido reprovado uma, duas ou mais vezes. A hora vai chegar e fatalmente ele alcançará o sucesso. Por sinal, após três tentativas ele conseguiu ser aprovado no concurso pretendido.


Esta é o quarteto fantástico da superação: auto-conhecimento, confiança em si mesmo, força de vontade e perseverança. Cultivar este quarteto fantástico ao longo de nossas vidas, fará com que estejamos prontos para superar os nossos limites e ampliar as nossas chances de sucesso para nós e quem está ao nosso lado e nos proporcionará uma vida mais plena e feliz.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário