terça-feira, 21 de julho de 2015

Reuniões desnecessárias, um dos maiores males das modernas organizações públicas e privadas










Prezado leitor (a), se eu perguntar para vocês, que já labutam em uma empresa pública ou privada há mais ou menos tempo, acerca de quantas reuniões vocês já participaram, talvez você não saibam me responder ou demorem algumas horas para me retornar com a informação.

Pois é, salvo melhor juízo, a maioria das reuniões que são realizadas no âmbito de uma organização, na realidade não alcançam o resultado esperado, que é resolver um determinado problema, tomar uma decisão sobre um projeto ou qualquer outro assunto.  A maioria das reuniões constituem  a maior perda de tempo que uma organização pode apresentar durante toda a sua vida útil.

Veja bem, também não estou falando somente de perda de tempo, falo também dos prejuízos financeiros, que ninguém até hoje parou para medir, pois muitos colaboradores convocados para aquela reunião participam como papel de parede ou apenas paisagem, visto que não sabem porque  estão  naquela sala de reunião. Se o gestor convocar as pessoas certas, isto é, as que realmente devem estar naquela reunião, haveria uma maior produtividade, visto que as outras pessoas estariam labutando no que elas são pagas para trabalhar.

Reconhecemos o valor de uma boa reunião, que serve para tomar decisões, resolver conflitos, distribuir os trabalhos na equipe, mas o problema é o excesso de reuniões, principalmente para os executivos ou gestores, mister é verificar se  realmente  uma determinada reunião é efetivamente necessária ou não. A grande questão é que convoca-se reuniões sem uma analise por parte dos gestore, do assunto em pauta, ou quem realmente deveria  ser chamado para participar,  como um colaborador que vai fazer a reunião ser produtiva.

A verdade é que as reuniões são necessárias, bem como são consideradas como uma das melhores ferramentas de trabalho, pois o pessoal envolvido no projeto ou no assunto poderá compartilhar das mesmas informações, atualizar os dados e resolver os conflitos desnecessários, e ainda aproveitar a experiência dos membros da equipe.

Um dos pontos deficitários  é que convoca-se a reunião e não houve uma pauta de assuntos que foi anteriormente distribuída para os participantes, algumas pessoas que foram convocadas para aquela reunião, por vezes nem sabem o assunto ou são do setor pertinente mas não acompanharam aquele processo ou situação. Por vezes estas pessoas, como representantes daquele setor são questionadas, mas não sabem como responder, visto que mesmo sendo do setor, foi um outro colaborador que estava acompanhando o processo, e nesta situação, a reunião torna-se improdutiva, e pura perda de tempo.

 Lembro que em uma empresa, principalmente aquela que visa lucro, perder tempo com reuniões improdutivas, é um prejuízo que ainda não foi medido adequadamente pelas organizações, visto que vale aquele ditado popular: tempo é dinheiro. Logo, se a administração pessoal do tempo é assaz necessária,  então nem se fala na administração do tempo em uma empresa, independentemente de seu tamanho.

Outro ponto deficiente na reunião é a perda de tempo na apresentação de slides, bem como explicações desnecessárias por parte dos membros da reunião, ou seja, alguns colaboradores fazem  belas  apresentações  de power point, com filmes  e imagens que não fazem parte da reunião, e isto também gera uma grande perda de tempo.

Não vamos discutir a validade de que todos os membros da organização conheçam os outros departamentos, contudo em uma reunião que tem um objetivo bem definido, não é necessário que o colaborador do outro setor perca tempo mostrando como funciona o departamento ou setor em que ele trabalha. Melhor deixar esta apresentação para uma outra reunião, que seja especifica para apresentação dos  departamentos.

Enfim, o executivo, gestor, chefe ou qualquer um que ocupar um lugar de chefia ou liderança, precisa analisar diariamente se realmente uma reunião deve ou não ser convocada, pois ele vai deslocar colaboradores de um ou vários departamentos ou setores que poderiam estar rendendo para a organização com um trabalho produtivo. Imagine, por ano, o numero de horas que não se perde com essas reuniões que em ultima analise são improdutivas,  bem como podem promover uma progressiva falta de produtividade por parte dos colaboradores que equivocadamente são convocados para essas reuniões desnecessárias e improdutivas.  



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