sábado, 14 de maio de 2016

Está tranquilo, está favorável. O perigo de permanecer na zona de conforto





Prezado leitor (a), há uma fabula que versa sobre o sapo na panela, que traduz essencialmente a resistência que por muitas vezes nós criamos às mudanças que devem ser feitas em nossas vidas. Este comportamento é inerente ao ser humano:   permanecer sempre na zona de conforto, pois na realidade, a mudança é sempre o  desafio de se adaptar à novas regras, circunstâncias e situações da vida.

 A fabula do sapo na panela:

“Conta a lenda que um sapo foi colocado em uma panela com a mesma água fria da sua lagoa e com o fogo aceso, a água aquecia gradativamente na panela e o sapo gostava daquela sensação e nem pensava em pular da panela, ficava ali paradinho só curtindo. 
O sapo não reagia ao gradual aumento da temperatura da água e o final todos já sabem, a água ferveu e o sapo morreu ali mesmo, dentro da panela.

Entretanto, ao pegar outro sapo da mesma lagoa e escaldá-lo, ou seja, jogá-lo na panela já com a água da lagoa fervida, ele reagiu imediatamente saltando para fora da panela e dessa forma, preservando sua vida, apesar de algumas queimaduras causadas pelo breve contato com a água fervida.”

Ai está o nosso problema na vida:  quase sempre reclamamos do Governo, da nossa família, do filho, do esposa ou esposa, mas sempre esquecemos que nós somos os culpados pela situação em que  estamos atualmente.

 Na realidade você é o que você fez  no passado com suas escolhas, ações e atitudes e será no futuro o que  está plantando no presente. Nós reclamamos de uma situação, mas no geral, não fazemos absolutamente nada para sair daquela determinada situação indesejável.

Então nós fazemos como o sapo na panela, pois nos acomodamos com aquela situação e esperamos a temperatura aumentar, até que tomamos uma atitude mais já é tarde, pois um tempo precioso de nossas vidas já terá passado. Por vezes, algumas pessoas passam o tempo todo,   para tomar uma atitude em suas vidas para resolver um problema que as aflige, mas preferem ficar na zona de conforto, mesmo tendo que passar por situações infelizes.

O problema é que a vida passa e quando se olha para trás, pode-se constatar o quanto teria sido melhor se uma ação ou atitude fosse tomada na hora certa e com a intensidade necessária para que fosse eliminado o problema ou a circunstância indesejada. São muitos casamentos que não passam do “mais ou menos”, permanecer em um emprego, onde se ganha pouco ou que não era o emprego ideal onde a pessoa realmente queria ficar, estar em uma faculdade que não satisfaz os sonhos daquela pessoa ou permanecer em um ambiente que não se quer para não desagradar  a esposa ou esposo, e outras  circunstâncias  que são infelizes do ponto de vista de quem está vivenciando  aquela situação.

Nunca é tarde para se reagir diante de  algo que você considera indesejável, mas não demore muito tempo, pois a vida é curta, e quanto mais você demora para resolver um situação indesejável, o  problema pode aumentar ainda mais de tamanho. Então não fique esperando a água ficar tão quente, como o sapo da panela, pois a água pode ferver, e ai será tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário