sexta-feira, 24 de junho de 2016





Na seara corporativa, não há como ignorar o poder destrutivo das relações entre os colaboradores, quando um boato é disseminado por pessoas mal intencionadas. Primeiro, o boato atinge fortemente a (s)  pessoa (as), que estão diretamente envolvidas na história que está sendo propagada.

Então o boato vai ganhando proporções até chegar aos níveis mais altos da organização. Há pessoas que são realmente maliciosas, e em vez de trabalhar dignamente, se dão ao luxo de ficar propagando fatos desabonadores acerca dos outros colaboradores.

Uma dos danos que pode provocar o boato é o aumento de tensão no clima organizacional, pois as pessoas não param de falar discretamente de situações, na maioria das vezes inverídicas que aconteceram com os seus companheiros.


O problema é que a circulação de boatos pode desmotivar o colaborador, baixar a produtividade,  e até mesmo ultrapassar as paredes  da empresa e deixar a imagem daquele colaborador corroída.

Há que se ressaltar que existem duas formas  em relação ao surgimento de um boato em uma empresa: um colaborador de má fé, ou falha na comunicação interna. A primeira pode ser resolvida com a devida identificação e punição do colaborador, e a segunda é uma indicação de que o nível de estrutura da comunicação está deficitária.

Para ilustrar,  pena descrever a parábola abaixo, acerca das três peneiras gregas de socrates:


Conta-se que, certa vez, um amigo procurou Sócrates, o célebre filósofo grego, para contar-lhe algo sobre a vida de outro amigo comum.
– Quero contar-te algo sobre nosso amigo Andreas, que vai deixá-lo boquiaberto.
– Espera, interrompeu o filósofo, passaste o que vai dizer pelas três peneiras?
– Três peneiras? Espantou-se o interlocutor.
– Primeira peneira: a coisa que me contarás é verdade?
– Eu assim creio, pois me foi contada por alguém de confiança, diz o amigo.
– Bem! Alguém te disse… Vejamos a segunda peneira: a coisa que pretendes contar-me é boa?
O outro hesitou, resfolegou e respondeu:
– Não exatamente…
Só crates continuou sua inquirição:
– Isso começa a me esclarecer. Verifiquemos a terceira peneira, que é a prova final: o que tinhas intenção de contar-me é de utilidade tanto para mim como para o nosso amigo Andreas e para ti mesmo?
– Não, não e não!…
– Então, caro amigo, disse sócrates, a coisa que pretendias contar-me não é certamente verdadeira, nem boa, nem útil. Assim sendo, não tenho intenção de conhecê-la e aconselho-te a não mais procurar veiculá-la.
 Se seguirmos estas três peneiras de Sócrates acerca da analise de um fato que é contato por outra pessoa para nós, com certeza poderemos estar evitando a propagação irresponsável de um boato.
 Um Abraço e até outro post...


quinta-feira, 23 de junho de 2016

Cuidado com o que você pede a Deus. Você corre o sério risco de ser atendido



Há pessoas que parecem nascer com um “software” imbutido na mente delas: é o vírus da reclamação. Passam o dia inteiro reclamando da vida e das outras pessoas, mas não param nem sequer para pensar que na realidade, o maior problema está dentro delas mesmas.  Elas passam o dia inteiro querendo mudar  o mundo ao invés de mudar o próprio mundo que está dentro delas.

Eis ai a grande questão: O que elas costumam pedir para Deus? Naturalmente, através de suas reclamações, eles não percebem que   o que elas mais  solicitam a Deus  é para que sejam infelizes, pois   involuntariamente,, encaram a vida de uma maneira negativa, e acumulam  o lixo da angustia e dos sentimentos negativos em suas mentes e corações.

Pense nisso: O que você vem pedindo para Deus?


quarta-feira, 22 de junho de 2016

Não fique parado, seja um polo irradiador de conhecimento.










Prezados leitores (as), compartilhar conhecimentos é também uma forma de se fazer a caridade, pois o universo com certeza vai conspirar a nosso favor. Como disse uma vez um autor desconhecido,   guardar  um livro em casa que você sabe que não vai mais ler, é quase um furto.

Portanto, compartilhe o conhecimento, pode ser em forma de idéias, livros que você sabe que não vai utilizar, conselhos, exemplos ou até mesmo um elogio ou uma critica bem feita. O importante é que você se torne um polo irradiador de bons conhecimentos, pensamentos positivos, enfim, crie a "aura"  da  luz do conhecimento em todos os lugares em que você estiver.

Pode  ter certeza que você estará se ajudando e auxiliando as pessoas a encontrar o caminho da maturidade, pois conhecimento não é perda, é sempre um investimento.


Veja meus posts diariamente no canal da administração (www.ondaadm.blogspot.com)

sábado, 18 de junho de 2016

Fui demitido. E agora?



Vivemos dias conturbados de uma crise bastante expressiva no atual cenário nacional, devido a  vários fatores  econômicos e políticos que  tornam a  luz no final do tunel  ainda muito longe de ser avistada.  Neste cenário, com certeza, atualmente para o trabalhador brasileiro, em sua maioria assalariados, há um estresse  a mais, ou seja, o fantasma do desemprego que está assombrando  a sua tranquilidade todos os dias.

São mais de dez milhões de desempregados até o presente mês de junho de 2016, e o grande desafio que os trabalhadores tem hoje, é justamente não fazer parte desta  infeliz estatística. Contudo, nós vemos uma situação cada vez mais angustiante, e há uma margem razoável de possibilidade, independente de sua posição na empresa,  que você possa  vir a ser mais um na estatística dos desempregados.

Ser demitido, também não significa que o mundo vai acabar, ou você nunca  mais encontrará um bom emprego, mas eu acredito que a primeira coisa a se fazer,  é conversar com a família   e também manter a calma.  Não adianta se desesperar, porque este não será o caminho, é preciso colocar o pensamento em ordem, pois até para passar pela crise do desemprego   também é necessário se ter um mínimo de planejamento.

Então, muita calma nessa hora, há algumas dicas que podem ser bastante úteis para serem aplicadas, se você for ou já estiver  demitido:

     1)  Lembre-se sempre que você não é um desempregado, ou seja, na realidade você está desempregado, então, conserve a sua cabeça erguida, pois você não é uma pessoa desonesta, não passou ninguém para  trás. Tenha o pensamento positivo de que vai conseguir um novo emprego, ou até uma  melhor colocação no mercado de trabalho, mesmo diante da crise. Tenha em mente sempre, que quando você quer e age, o próprio universo já conspira a seu favor

      2) Distribua o seu currículo em agências de emprego locais ou  na internet. Como sugestão, se você puder disponibilizar uma quantia certa para pagar a manutenção de seu currículo em destaque, pense em fazer este “investimento”. Há agências com grande experiência a nível nacional, como por exemplo, a rede “Catho”.

1   3) Não fique parado em casa, pegue os jornais, na parte dos classificados e verifique se não há uma oportunidade na sua área. Se houver, remeta o currículo, ou dê um pulo “in loco”, para se certificar da oportunidade. Quem sabe a chance de retorno não está naquela determinada empresa. Lembre que é você que tem que ir até o mercado, e não o mercado ir até você.

   4) Procure manter-se atualizado em relação à sua área, fazendo cursos, frequentando seminários, palestras, lendo livros, participando de grupos de debate na internet em relação aos temas da sua profissão. Tenha em mente que as pessoas que reciclam os seus conhecimentos podem fazer a diferença na hora de vislumbrar uma vaga para serem contratadas.

    5)  Mantenha o seu “networking”  o mais dinâmico possível, não perca contato com os colegas das empresas onde você trabalhou, faça amizades  nas palestras ou seminários, e outros lugares potenciais para uma possível chance de contratação. Também  tenha sempre todos os seus contatos atualizados, de onde se menos espera, pode surgir uma boa indicação para que você sai da estatística dos desempregados.

     6) Quando for fazer entrevista , vista-se de maneira sóbria, aja com naturalidade, e somente responda o que o entrevistador perguntar a você. Lembre-se que quem tem boca, vai a Roma, contudo quem fala demais, acaba falando o que não deve. Desta forma a sua possível contratação  pode não ser efetivada.

    7)  Tenha em mente também o seguinte: pode não existir emprego, mas sempre haverá uma chance de trabalho honesto. Você não será menos valorizado se tiver que trabalhar em uma padaria, executar um serviço que está abaixo de sua educação acadêmica  e trabalhar em um supermercado ou fazer uma segurança. Não tenha vergonha, abra a sua mente, porque você está ganhando  dinheiro através de um  serviço honesto como todos os outros.

    8)  O empreendedorismo atualmente está sendo a chave  para o desemprego e muito mais: você pode aprender a se superar e nem mesmo sabia da sua capacidade. Derrepente você vai até agradecer a Deus por ter ficado desempregado, pois ele pode ter reservado outros caminhos para você. Procure saber o que está acontecendo em seu Bairro, porque empreendedorismo começa com a identificação de uma necessidade do mercado ou das pessoas. Você então identifica esta necessidade, que com o seu empenho, esforço e dedicação poderá se transformar em uma oportunidade para você se superar e sair da crise.


 9) Lembre-se sempre do seguinte ditado popular: “Nada como um dia após o outro”. Tenha confiança em si mesmo, pode rezar também, mas mexa os seus pés, pois  atualmente de graça, não estão dando nem injeção na testa. Mantenha-se de pé, seus familiares vão precisar ainda mais da sua ajuda, nada de pessimismo. Sempre foi assim, porque toda crise passa,  e acredite que sempre haverá uma oportunidade. O seu trabalho é identificar esta oportunidade e ir à luta


Um forte abraço a todos e até outro post...  








domingo, 12 de junho de 2016

Nunca deixe que ninguem jamais fruste os seus sonhos



Há pessoas que passam pela vida reclamando do Governo, da família, dos políticos, contudo são essas mesmas pessoas que um dia alimentaram sonhos para as suas vidas, e foram desencorajadas, às  vezes, por outras pessoas que estavam bem próximas, até mesmo na  sua própria família.

A atitude mais triste que  se pode tomar na vida é frustar os sonhos de uma criança, porque  as crianças tem uma qualidade que muitas vezes falta aos adultos: é a capacidade de sonhar. O ser humano que vive sem sonhar com algo melhor para si mesmo e seus semelhantes é quase um “morto-vivo”, pois está preso ao pessimismo, à paradigmas limitantes que foram talvez plantados no decorrer de sua infância ou juventude.

Portanto não deixe ninguém tirar de você a sua capacidade de sonhar, de correr atrás dos seus objetivos, do que você realmente quer, pode parecer impossível para as outras pessoas, mas se na sua visão,  este sonho valer a pena,  um dia poderá se transformar em realidade, por que não lutar pelos seus ideiais?

Você já ouviu falar sobre a parábola do sapo surdo?

Era uma vez um grupo de sapinhos… … que organizaram uma competição.
O objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta.
Uma multidão juntou-se em volta da torre para ver a corrida e animar os competidores…
A corrida começou…
Sinceramente:
Ninguém naquela multidão toda realmente acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre.
Eles diziam coisas como:
"Oh, é dificil DEMAIS!!
Eles NUNCA vão chegar ao topo."
ou:
"Eles não tem nenhuma hipótese de sucesso. A torre é muito alta!"
Os sapinhos começaram a cair. Um por um…
… Só uns poucos continuaram a subir mais e mais alto…
A multidão continuava a gritar
"É muito difícil!!! Ninguém vai conseguir!"
Outros sapinhos cansaram-se e desistiram…
…Mas UM continuou a subir, e a subir…
Este não desistia!
No final, todos os sapinhos tinham desistido de subir a torre. Com excepção do sapinho que, depois de um grande esforço, foi o único a atingir o topo!
Naturalmente, todos os outros sapinhos queriam saber como ele conseguiu!!!
Um dos sapinhos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para atingir o objectivo?
E o resultado foi…
Que o sapinho campeão era SURDO!!!!
A moral da história é:
Nunca dês ouvidos a pessoas com tendências negativas ou pessimistas…

Uma vida sem sonhos, é uma existência sem realizações, seja um empreendedor de sua própria vida, seu próprio gerente, não se deixe abater pelas criticas muitas vezes  feitas indelicadamente pelas outras pessoas. Vale aqui um ditado popular: “Quase todo  mundo fala que os peixes gostam de ser pescados e não tem dor, mas nunca foi um peixe que me falou isso”. Logo, quem sabe de sua vida é você mesmo, porque ninguém poderá carregar a sua cruz, a não ser você.  

O que seria das  nossas vidas, se não pudéssemos sonhar, imaginar que  podemos  mudar para melhor a cada dia, no meu entender sonhar é o primeiro passo para se chegar ao sucesso na nossa vida pessoal e profissional. Pessoas que não tem sonhos, são desmotivadas, parecem que vivem no automático, é como se estivessem em um pequeno barco, e deixassem que o mar lhes indicassem o caminho. È preciso sonhar e ter brilho nos olhos para viver de bem com a vida, apesar da crueldade dos nossos irmãos que ainda não aprenderam o sentido da vida.

Eu coloquei uma imagem para ilustrar este artigo: Trata-se de uma criança pobre ao lado de sua avó, que iria alguns décadas depois, a se tornar, por enquanto,  o único e próximo presidente negro dos Estados Unidos, a maior potência do Planeta.

Uma vez ele falou para a sua avó o seguinte: Vó,  um dia, eu ainda serei o Presidente dos Estados Unidos. Sabe o que disse a sua avó para ele? Vá em frente, você pode, ou passando para o inglês: “Yes, you can”.

Este foi o slogan campanha dele: “Sim, você pode”.

Se ele pode chegar, porque você não pode? Não deixe que ninguém fruste os seus sonhos, porque eles são seus, e você pode chegar  aonde você quiser, independente do tempo ou das circunstâncias, sabe por que? Porque  você acredita em seus sonhos.

Um fore abraço e até outro post....




domingo, 5 de junho de 2016

Cultivar conhecimento não é perda de tempo: é investimento






Quantos livros você tem lido por mês? Por acaso você costuma participar de palestras “in loco” ou “on line”? Tem frequentado um teatro ou participado de simpósios nos temas da sua área ou qualquer outra atividade cultural? Está fazendo alguma faculdade ou curso de pós graduação?

Pois é, eu questiono todos estes tópicos, para verificar qual é a parcela de tempo  e investimento financeiro que você dedica para aumentar e  aperfeiçoar os seus conhecimentos. Há pessoas que tem uma visão limitada no que tange a garimpar conhecimento. Parece que são vendadas por paradigmas errôneos, de que não vale a pena investir em conhecimento: é perda de tempo e de dinheiro. Na verdade esta é uma visão completamente errada da vida, pois o investimento em conhecimento  é que vai nos fazer crescer permanentemente do ponto de vista pessoal e profissional.

Estamos na era do conhecimento, dizem os atuais gurus da administração que quem tem conhecimento, também tem poder. Mas que poder seria esse? No meu ponto de vista seria o poder de mudar a si mesmo através de uma visão mais ampla da vida, bem como influenciar ou entusiasmar as outras pessoas para o caminho do estudo e do conhecimento.

Você pode ganhar um carro, uma imóvel, uma herança, mas ninguém pode dar a você conhecimento, a vontade de aprender tem que partir de você mesmo. E isto é,  em qualquer época, qualquer idade,  podemos elevar o nosso nível de conhecimento sobre qualquer área de estudo. O importante é estar sempre desperto para  obter conhecimento, pesquisar, indagar, ler livros, jornais ou artigos da internet e sempre refletir  sobre a   leitura, o que você ouve, ou sobre o que as pessoas falam para você. Todos os dias são oportunidades para que a gente possa aprender, até mesmo com as pessoas  por vezes tem um menor grau de cultura. 

Muitas pessoas podem não ter um “canudo”, mas tem experiência de vida ou uma sabedoria que vai melhorar ainda mais os seus conhecimentos. O importante é você ter uma mente aberta, sem dogmas de religião ou qualquer outra paradigma limitante, pois para criticar alguma coisa, em primeiro lugar, você tem que estudar e conhecer realmente aquele determinado assunto. Tem muita gente que emite uma opinião e “chuta a bola para muito longe do gol”, pois na realidade elas foram orientadas pela visão dos jornais, da televisão, de blogs mau intencionados, dogmas e visão limitada da vida. Com a miopia existencial,  decorrente da falta de conhecimento, essas pessoas se arvoram de que aquele determinado lado da situação é a mais pura verdade.

São pessoas que estão com olhos vendados pela ideologia de um partido politico, os  falsos profetas ou  pregadores de religião,  e toda sorte de "malandros" que através de uma boa labia,  fazem estas pessoas acreditarem  no que eles artilosamente apregoam como a mais absoluta verdade. Eis ai o grande perigo das pessoas  que não agregam  a pratica constante do conhecimento em suas vidas

Cultivar o conhecimento vai fazer com que você saia do “mito da caverna” de Platão, pois o conhecimento é a luz que iluminará o  seu caminho em direção a uma vida mais plena e feliz. Ter conhecimento é  subir na vida com mérito, pois ninguém poderá tirar o conhecimento que você adquiriu, ele é somente seu, embora você possa compartilhar este conhecimento. Podem tirar de você os seus bens, sua casa ou seu carro, contudo nós podemos recomeçar, pois temos um bem que a traça ou a ferrugem nunca vão consumir: o  conhecimento.

Como disse o Steve Jobs: “stay hungry ,stay folish”, ou em português, “continue faminto, continue tolo”. Significa que nunca devemos perder  a fome por conhecimento e ao mesmo tempo sermos tão tolos  a ponto de questionar o mundo em que vivemos para aprender cada vez mais e obter este valioso bem, que é imaterial, mas tem um valor imprescindível para vencermos na vida e sermos pessoas de sucesso, na área pessoal ou profissional: o conhecimento.


quarta-feira, 1 de junho de 2016

Sem dor, Sem ganho (No pain, no gain)





Você sabe qual é a diferença entre comprometimento e envolvimento?

Há uma velha fabula que nos exemplica esta diferença de uma forma bastante clara:  “Quando vamos a  uma  barraca de  sanduiches,  podemos pedir, por exemplo um pão com bacon e ovo. No processo de produção do sanduiche houve a participação de pelo menos dois animais: a galinha e o porco.

A galinha participou na   produção do sanduiche com o ovo e o porco entrou no processo  com o bacon. Se formos pensar,  vamos perceber que a galinha estava envolvida no processo, pois forneceu somente o ovo, mas o porco que ofereceu o bacon estava comprometido com o processo, visto que abriu mão de uma parte de seu corpo para entregar o bacon”.

Claro que é apenas uma fabula,  ninguém vai querer arrancar uma parte de seu corpo para sinalizar que realmente está comprometido com alguma coisa, contudo se traçarmos um paralelo com a história, vamos perceber que há uma distância significativa entre você estar envolvido ou comprometido com um projeto.

Se você pretender passar em um concurso, realizar algum empreendimento, perder peso, comprar um carro, ou malhar firme para ter um corpo atlético, naturalmente  tem que haver comprometimento.

Neste mesmo raciocínio,  se você quiser realmente fazer a diferença na sua vida profissional, através de uma faculdade ou qualquer outro curso de pos graduação, torna-se imprescindível que você vá além do que oferece aquela Instituição de ensino. É preciso pesquisar nas fontes disponíveis na internet , comprar mais livros na área, participar de congressos, frequentar grupos de debates, prestar atenção nas aulas , sempre tirar duvidas com os professores,  e outras ações que certamente  demandarão o  seu comprometimento durante todos os dias, inclusive nos sábados e domingos.

Temos que colocar nas nossas mentes e corações que não existe mérito ou sucesso, se permanecermos  na zona de conforto. É preciso um esforço diário e constante na direção dos objetivos almejados .   O problema é que  boa parte das pessoas, não se esforça e quando percebe  que o companheiro ao lado está  conseguindo  ter sucesso , acham que é devido à sorte ou que  estes companheiros foram beneficiados pelas circunstâncias da vida.

Com certeza, elas nem imaginam o que estas pessoas fizeram para chegar ao pico da montanha  do sucesso. Foram sacrifícios feitos  nos finais de semana, estudando sem poder sair para curtir uma balada, horas de descanso que foram  substituídas por trabalho duro e intenso, abriram mão de um carro ou qualquer outro bem, para poder pagar uma faculdade ou curso de pós graduação, investiram em cursos “on line”  na internet,  frequentam seminários  ou palestras para aumentar os seus conhecimentos, arrumaram tempo para estudar outras línguas e tantas outras alternativas que  coroaram de êxito as  suas realizações.

Pois é como sempre eu falo: não existem vitorias expressivas sem esforço individual, não tem como vencer na vida, apenas olhando o tempo  passar, sem tomar inciativas e suar para estar aonde você quer chegar.  Não há outro caminho senão o comprometimento com tudo que você quer alcançar na sua vida, pode ser  na esfera profissional ou pessoal.

O que você prefere?  Ter uma dor intensa durante um certo período, pois você terá que se sacrificar para conseguir o que deseja ou permanecer na zona de conforto e viver aquela vida do “mais ou menos”?


Pense nisso  e reflita: “Sem dor, Sem ganho”.