domingo, 5 de junho de 2016

Cultivar conhecimento não é perda de tempo: é investimento






Quantos livros você tem lido por mês? Por acaso você costuma participar de palestras “in loco” ou “on line”? Tem frequentado um teatro ou participado de simpósios nos temas da sua área ou qualquer outra atividade cultural? Está fazendo alguma faculdade ou curso de pós graduação?

Pois é, eu questiono todos estes tópicos, para verificar qual é a parcela de tempo  e investimento financeiro que você dedica para aumentar e  aperfeiçoar os seus conhecimentos. Há pessoas que tem uma visão limitada no que tange a garimpar conhecimento. Parece que são vendadas por paradigmas errôneos, de que não vale a pena investir em conhecimento: é perda de tempo e de dinheiro. Na verdade esta é uma visão completamente errada da vida, pois o investimento em conhecimento  é que vai nos fazer crescer permanentemente do ponto de vista pessoal e profissional.

Estamos na era do conhecimento, dizem os atuais gurus da administração que quem tem conhecimento, também tem poder. Mas que poder seria esse? No meu ponto de vista seria o poder de mudar a si mesmo através de uma visão mais ampla da vida, bem como influenciar ou entusiasmar as outras pessoas para o caminho do estudo e do conhecimento.

Você pode ganhar um carro, uma imóvel, uma herança, mas ninguém pode dar a você conhecimento, a vontade de aprender tem que partir de você mesmo. E isto é,  em qualquer época, qualquer idade,  podemos elevar o nosso nível de conhecimento sobre qualquer área de estudo. O importante é estar sempre desperto para  obter conhecimento, pesquisar, indagar, ler livros, jornais ou artigos da internet e sempre refletir  sobre a   leitura, o que você ouve, ou sobre o que as pessoas falam para você. Todos os dias são oportunidades para que a gente possa aprender, até mesmo com as pessoas  por vezes tem um menor grau de cultura. 

Muitas pessoas podem não ter um “canudo”, mas tem experiência de vida ou uma sabedoria que vai melhorar ainda mais os seus conhecimentos. O importante é você ter uma mente aberta, sem dogmas de religião ou qualquer outra paradigma limitante, pois para criticar alguma coisa, em primeiro lugar, você tem que estudar e conhecer realmente aquele determinado assunto. Tem muita gente que emite uma opinião e “chuta a bola para muito longe do gol”, pois na realidade elas foram orientadas pela visão dos jornais, da televisão, de blogs mau intencionados, dogmas e visão limitada da vida. Com a miopia existencial,  decorrente da falta de conhecimento, essas pessoas se arvoram de que aquele determinado lado da situação é a mais pura verdade.

São pessoas que estão com olhos vendados pela ideologia de um partido politico, os  falsos profetas ou  pregadores de religião,  e toda sorte de "malandros" que através de uma boa labia,  fazem estas pessoas acreditarem  no que eles artilosamente apregoam como a mais absoluta verdade. Eis ai o grande perigo das pessoas  que não agregam  a pratica constante do conhecimento em suas vidas

Cultivar o conhecimento vai fazer com que você saia do “mito da caverna” de Platão, pois o conhecimento é a luz que iluminará o  seu caminho em direção a uma vida mais plena e feliz. Ter conhecimento é  subir na vida com mérito, pois ninguém poderá tirar o conhecimento que você adquiriu, ele é somente seu, embora você possa compartilhar este conhecimento. Podem tirar de você os seus bens, sua casa ou seu carro, contudo nós podemos recomeçar, pois temos um bem que a traça ou a ferrugem nunca vão consumir: o  conhecimento.

Como disse o Steve Jobs: “stay hungry ,stay folish”, ou em português, “continue faminto, continue tolo”. Significa que nunca devemos perder  a fome por conhecimento e ao mesmo tempo sermos tão tolos  a ponto de questionar o mundo em que vivemos para aprender cada vez mais e obter este valioso bem, que é imaterial, mas tem um valor imprescindível para vencermos na vida e sermos pessoas de sucesso, na área pessoal ou profissional: o conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário