quarta-feira, 1 de junho de 2016

Sem dor, Sem ganho (No pain, no gain)





Você sabe qual é a diferença entre comprometimento e envolvimento?

Há uma velha fabula que nos exemplica esta diferença de uma forma bastante clara:  “Quando vamos a  uma  barraca de  sanduiches,  podemos pedir, por exemplo um pão com bacon e ovo. No processo de produção do sanduiche houve a participação de pelo menos dois animais: a galinha e o porco.

A galinha participou na   produção do sanduiche com o ovo e o porco entrou no processo  com o bacon. Se formos pensar,  vamos perceber que a galinha estava envolvida no processo, pois forneceu somente o ovo, mas o porco que ofereceu o bacon estava comprometido com o processo, visto que abriu mão de uma parte de seu corpo para entregar o bacon”.

Claro que é apenas uma fabula,  ninguém vai querer arrancar uma parte de seu corpo para sinalizar que realmente está comprometido com alguma coisa, contudo se traçarmos um paralelo com a história, vamos perceber que há uma distância significativa entre você estar envolvido ou comprometido com um projeto.

Se você pretender passar em um concurso, realizar algum empreendimento, perder peso, comprar um carro, ou malhar firme para ter um corpo atlético, naturalmente  tem que haver comprometimento.

Neste mesmo raciocínio,  se você quiser realmente fazer a diferença na sua vida profissional, através de uma faculdade ou qualquer outro curso de pos graduação, torna-se imprescindível que você vá além do que oferece aquela Instituição de ensino. É preciso pesquisar nas fontes disponíveis na internet , comprar mais livros na área, participar de congressos, frequentar grupos de debates, prestar atenção nas aulas , sempre tirar duvidas com os professores,  e outras ações que certamente  demandarão o  seu comprometimento durante todos os dias, inclusive nos sábados e domingos.

Temos que colocar nas nossas mentes e corações que não existe mérito ou sucesso, se permanecermos  na zona de conforto. É preciso um esforço diário e constante na direção dos objetivos almejados .   O problema é que  boa parte das pessoas, não se esforça e quando percebe  que o companheiro ao lado está  conseguindo  ter sucesso , acham que é devido à sorte ou que  estes companheiros foram beneficiados pelas circunstâncias da vida.

Com certeza, elas nem imaginam o que estas pessoas fizeram para chegar ao pico da montanha  do sucesso. Foram sacrifícios feitos  nos finais de semana, estudando sem poder sair para curtir uma balada, horas de descanso que foram  substituídas por trabalho duro e intenso, abriram mão de um carro ou qualquer outro bem, para poder pagar uma faculdade ou curso de pós graduação, investiram em cursos “on line”  na internet,  frequentam seminários  ou palestras para aumentar os seus conhecimentos, arrumaram tempo para estudar outras línguas e tantas outras alternativas que  coroaram de êxito as  suas realizações.

Pois é como sempre eu falo: não existem vitorias expressivas sem esforço individual, não tem como vencer na vida, apenas olhando o tempo  passar, sem tomar inciativas e suar para estar aonde você quer chegar.  Não há outro caminho senão o comprometimento com tudo que você quer alcançar na sua vida, pode ser  na esfera profissional ou pessoal.

O que você prefere?  Ter uma dor intensa durante um certo período, pois você terá que se sacrificar para conseguir o que deseja ou permanecer na zona de conforto e viver aquela vida do “mais ou menos”?


Pense nisso  e reflita: “Sem dor, Sem ganho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário