domingo, 17 de julho de 2016

Lutar sempre, Desistir jamais



Vinte e   sete  centésimos de segundo fizeram o velocista  Jefferson Coutinho Lucindo  ouvir a voz iminente da derrota. Este tempo foi a diferença que o separou definitivamente de alcançar o índice olímpico de 10 segundos e 16 centésimos  na prova dos  100 metros rasos (ele fez 10s43). Com a mais alta expectativa em torno de sua performance, visto que da última vez ficou a apenas um centésimo de segundo da marca exigida, mais uma vez não obteve o êxito necessário e não se classificou para uma vaga no time brasileiro  que disputará as Olimpiadas no Rio de Janeiro.

A principio houve uma reação negativa do atleta: quis se esconder, chorar longe dos holofotes e não falar muito sobre assunto, esta é  uma reação comum,  com referência a maioria das pessoas diante do fracasso ou da derrota. Felizmente algumas horas depois o atleta voltou ao cenário esportivo,  e comentou com os repórteres que não iria desistir jamais, e que os erros são lições que  se bem compreendidas,  poderão levar as pessoas ao caminho do sucesso.

Há uma  velho ditado que diz o seguinte: O  mais importante não é o que acontece com você, mas sim o que você faz daquilo que te acontece, ou seja,  a maneira pela qual nós enfrentamos as dificuldades, fracassos e os desafios  é que vão determinar o nosso êxito diante da vida, seja na esfera pessoal ou profissional.

Na realidade, a vida é composta de várias batalhas ao longo da nossa caminhada. Se você perdeu uma batalha não significa que perdeu a guerra, contudo uma boa parte das pessoas não consegue encarar o fracasso de uma maneira positiva, e ainda mais, procuram  ou justificam as suas derrotas colocando a culpa nas outras pessoas ou circunstâncias da vida.

Esta atitude não é a mais adequada, visto que você  não vai tirar proveito das lições, pois devemos encarar o fracasso ou derrota, como uma lição de vida que pode nos fazer ainda mais fortes e seguros, se soubermos extrair  destes embates o melhor para nós. Portanto devemos analisar cada fracasso,  para verificar com serenidade e clareza de raciocínio o que realmente aconteceu, ou ainda, o que deve ter ocorrido para que o  êxito ou sucesso  não tivesse coroado o nosso esforço.

Existe ainda um outro ditado popular que diz o seguinte: “Levanta, sacode a poeira de dê a volta por cima. Significa o seguinte:  na maioria das vezes quem  vence na vida não é aquele que mais bate, mas sim a pessoa que mais sabe apanhar e levantar sempre, mais forte ainda do que antes, e faz um esforço descomunal para vencer, remover as pedras do caminho e conquistar o sucesso nas suas vidas. Para isto é preciso, força de vontade, sacrifício e principalmente humildade para verificar onde  está o erro, e recomeçar na luta pelos seus  ideais.

Portanto, por mais que você apanhe da vida, por maiores que sejam as suas dificuldades ou ainda quantas forem as   frustações as  quais  você seja submetido na sua vida, lute sempre e não desista jamais, pois sempre haverá uma oportunidade. Quando se fecha uma porta, pode-se abrir outra janela.  Procure aprender com as suas  derrotas,  pois são apenas os degraus para sua escalada, rumo às suas inúmeras vitórias.


Um Abraço e até outro post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário