quarta-feira, 13 de julho de 2016

O seu ponto de vista é tão somente a sua vista de um outro ângulo



É preciso que as pessoas se convençam de que o ponto de vista que elas expressam   para o interlocutor, pode não ser a melhor solução ou a mais adequada para resolver uma determinada situação ou problema, torna-se então  necessário olhar para os dois lados da moeda.  Isto vale para a vida pessoal ou profissional. Não adianta tentar impor o nosso ponto de vista como se fossemos o dono da verdade. 

Há que se colocar no lugar das pessoas    para analisar o ponto de vista delas, e isto significa  que todos nós temos que desenvolver diariamente nas nossas vidas uma qualidade:  “ a empatia”.  Cada um de nós tem uma determinada maneira de encarar a vida ou se colocar diante de uma situação, mas temos que considerar a opinião do nosso interlocutor,  independentemente de nossa visão, pois  por mais humilde que seja aquela pessoa que está junto de nós,  todos tem uma carga de experiência de vida ou estudo,  que pode contribuir para que haja um melhor caminho para se resolver os problemas, sejam pessoais ou organizacionais.

A comunicação não é só saber falar diante das pessoas ou expor adequadamente o seu ponto de vista, é imperioso também  ouvir o que seu interlocutor tem a esclarecer sobre aquele determinado ponto da situação. Escutar as pessoas pode até proporcionar os argumentos necessários para que você possa convencê-las depois com o seu próprio ponto de vista.

O mais importante é saber que a união faz a força, e que duas ou mais pessoas pensando em um mesmo problema, com certeza será melhor que o ponto de vista de  uma única pessoa, desde que as pessoas respeitem e considerem os pontos de vista que serão expostos, com a mente aberta para a aceitação e análise de todas as alternativas lançadas na mesa de debates ou durante uma reunião.

Qual é o problema de haver uma solução compartilhada?


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