É preciso que as pessoas se convençam de que o
ponto de vista que elas expressam para
o interlocutor, pode não ser a melhor solução ou a mais adequada para resolver
uma determinada situação ou problema, torna-se então necessário olhar para os dois lados da moeda.
Isto vale para a vida pessoal ou profissional. Não adianta tentar impor o
nosso ponto de vista como se fossemos o dono da verdade.
Há que se colocar no lugar das pessoas para analisar o ponto de vista delas, e isto
significa que todos nós temos que
desenvolver diariamente nas nossas vidas uma qualidade: “ a empatia”. Cada um de nós tem uma determinada maneira de
encarar a vida ou se colocar diante de uma situação, mas temos que considerar a
opinião do nosso interlocutor,
independentemente de nossa visão, pois por mais humilde que seja aquela pessoa que
está junto de nós, todos tem uma carga
de experiência de vida ou estudo, que
pode contribuir para que haja um melhor caminho para se resolver os problemas,
sejam pessoais ou organizacionais.
A comunicação não é só saber falar diante das
pessoas ou expor adequadamente o seu ponto de vista, é imperioso também ouvir o que seu interlocutor tem a esclarecer
sobre aquele determinado ponto da situação. Escutar as pessoas pode até
proporcionar os argumentos necessários para que você possa convencê-las depois
com o seu próprio ponto de vista.
O mais importante é saber que a união faz a
força, e que duas ou mais pessoas pensando em um mesmo problema, com certeza será
melhor que o ponto de vista de uma única
pessoa, desde que as pessoas respeitem e considerem os pontos de vista que
serão expostos, com a mente aberta para a aceitação e análise de todas as
alternativas lançadas na mesa de debates ou durante uma reunião.
Qual é o problema de haver uma solução
compartilhada?
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